9 dicas para reter clientes na sua loja virtual

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Quer saber como fazer seu público voltar a comprar no seu e-commerce? Confira 9 dicas simples e práticas para reter clientes na sua loja virtual!

Você investiu em estratégias para converter visitantes do seu e-commerce em leads e, posteriormente, em compradores. As vendas foram bem-sucedidas, mas você percebe que o público não volta a comprar. E agora? O que fazer para reter clientes na sua loja virtual? 

Mais do que investir em um novo público, é fundamental ter estratégias para que aquele mesmo comprador volte a fazer negócios com seu e-commerce. Assim, além de um cliente fiel, você ainda terá um divulgador. Se um amigo dessa pessoa precisar de um produto que você tem, ele vai recomendar a sua loja. 

Neste post, você vai conferir 9 dicas para reter clientes na sua loja virtual. Confira! 

1. Invista no e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma excelente e já clássica estratégia para atrair e reter clientes na sua loja virtual. Fazendo remarketing, você pode: 

  • enviar novidades relacionadas às visitas e compras do cliente; 
  • avisar sobre produtos de interesse que voltaram ao estoque; 
  • mandar cupons de desconto relacionados a compras recentes; 
  • mandar ofertas exclusivas para clientes inscritos na newsletter; 
  • ofertar descontos para clientes que já estão há um tempo sem comprar; 
  • avisar sobre um carrinho abandonado. 

Ótima ferramenta para manter a relação com seu cliente, o e-mail é indispensável para seu e-commerce. Portanto, não deixe de investir nas diferentes táticas citadas acima.

2. Trabalhe suas redes sociais 

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de ter redes sociais sempre atualizadas. 

Além de mostrar as novidades do seu e-commerce, você ainda mantém um bom relacionamento com o cliente. E quando falamos de negócios, o relacionamento é, basicamente, tudo. 

Outro detalhe importante é que as redes sociais atualizadas mostram que seu e-commerce está na ativa. Páginas com posts antigos dão a impressão de que a loja faliu — nunca se esqueça disso. 

3. Traga sempre novidades (e saiba divulgá-las) 

Um e-commerce atraente é aquele que sabe investir em mercadorias queridas pelo público e também em novidades. Independentemente do seu segmento, vai ter um público que prefere o que já é consagrado e outros que priorizam a novidade. 

O ponto-chave de ter produtos novos é que, além de ter o valor a mais agregado pela exclusividade, você mostra que seu e-commerce é atualizado com tudo o que há de mais moderno no segmento. 

4. Ofereça produtos similares 

Uma ideia muito simples para reter clientes na sua loja virtual é mostrar mais de um item semelhante àquele que o usuário está observando. Assim, você mostra que seu e-commerce é especializado naquele determinado produto e pode contemplar o consumidor com diferentes opções. 

Em vez de pensar como empresário, veja-se agora como consumidor. Muitas vezes, você é fisgado por um produto, rola até o fim da página, encontra outro parecido e fica na dúvida sobre qual levar. Segue olhando pelo e-commerce produtos com a mesma proposta e, no fim das constas, em vez de ficar em dúvida sobre SE vai levar o produto ou não, a sua questão é QUAL deles vai levar (isso quando não compra mais de um). 

Isso é possível em qualquer tipo de e-commerce, desde perfumarias a eletrônicos. É só colocar algo do tipo “Se você gostou deste produto, também vai se interessar por” e colocar fotos com links para os próximos. 

Outra ideia é oferecer um desconto por compra conjunta para chamar a atenção do cliente. 

5. Não se esqueça dos complementares 

Você não precisa se limitar apenas a um produto semelhante. Outra categoria interessante é “Quem levou este produto também costuma levar”. Para quem tem uma perfumaria, por exemplo, oferecer um perfume de bolso, desodorante ou hidratante; já para eletrônicos, um par de fones de fones de ouvido mais potente ou uma caixa de som. 

Além de ofertar, você pode oferecer um desconto pelo combo. Assim, você vai fazer uma venda maior e, consequentemente, reter clientes na sua loja virtual. 

6. Coloque um pop-up de “não vá embora” 

Em alguns sites, uma simples mexida em direção ao canto superior direito ativa uma pop-up solicitando ao consumidor para não ir embora. Ela pode estar acompanhada de uma caixa para inserção do e-mail e inscrição na newsletter. Assim, além de convencer o leitor a continuar olhando sua loja, você ainda poderá enviá-lo suas ofertas e novidades com frequência. 

Além da opção de newsletter, você pode oferecer mais produtos relacionados à busca do cliente. 

7. Mostre uma oferta limitada 

O fator urgência pode ser a peça-chave na decisão de compra. Afinal, há o risco de perder um produto de interesse por um ótimo preço. Além disso, há aquela sensação de que o produto foi separado especialmente para o cliente, como algo exclusivo. E para reter clientes na sua loja virtual, nada melhor do que uma exclusividade. 

Então, com base nas visitas que o cliente fez, coloque uma caixa de oferta limitada com um desconto imperdível. 

8. Recolha feedbacks 

A relação com o público não pode acabar na compra. Se você quer reter clientes na sua loja virtual, que tal saber o que ele achou da negociação, atendimento, pós-venda e afins? 

Após a compra, mande um questionário ao consumidor perguntando como foi a experiência no site, se foi simples fazer o checkout, opções de pagamento e entrega, por exemplo. 

Se o cliente tiver uma experiência negativa e explicar o que ocorreu, você pode modificar o site para fazer melhorias e dar algum tipo de retorno que possa compensar o problema. 

Assim, você retém o cliente e evita uma provável queixa no Reclame Aqui. 

9. Mensure resultados 

Todas as estratégias de marketing digital precisam ser mensuradas, inclusive aquelas voltadas a reter clientes na sua loja virtual. Veja a taxa de e-mails abertos, excluídos, visualizados e, principalmente, que levaram os clientes à loja. 

Com esses resultados, você pode ver o que está dando certo e otimizar aquilo que não está alcançando os objetivos desejados. Por exemplo: os e-mails de carrinho abandonado conseguem abertura, mas os de novidades não. O que pode ser melhorado para que haja conversão? Testes A/B podem ajudar nisso. 
Viu como é possível reter clientes na sua loja virtual apenas com estratégias de marketing? Então, veja agora como gerar vendas usando Marketing Digital!

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