Como preparar seu site e sua operação para a Black Friday?

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O seu site já está preparado para a Black Friday? Leia o nosso artigo e veja algumas dicas para vender mais na melhor data para o comércio eletrônico do ano.

A Black Friday 2021 acontecerá no próximo dia 26 de Novembro. Com a proximidade da data, é necessário se informar sobre como preparar o seu site para essa operação. 

Afinal, de acordo com reportagem do portal Terra, o evento deste ano tende a ser ainda mais lucrativo que o de 2020 para os e-commerces. 

A expectativa, portanto, é que a Black Friday 2021 supere as vendas de 2020, considerado o evento mais digital da história e que trouxe uma lucratividade altíssima para as lojas virtuais. 

5 dicas para preparar seu site para a operação Black Friday

Para que a sua loja virtual consiga bons resultados na Black Friday, é necessário preparar bem o seu site para essa operação. Trouxemos algumas dicas que poderão ajudá-lo. Confira! 

1. Veja se o seu plano de hospedagem de site é adequado 

A hospedagem de site é o serviço que armazena todas as informações e dados de uma página na internet. Por isso, se você tem uma loja virtual, obrigatoriamente tem isso contratado com uma empresa especializada. 

O problema é que existem diversos tipos e planos de hospedagem. Alguns são mais baratos, porém limitados. Dessa forma, se muita gente acessar a sua loja ao mesmo tempo, ela poderá cair ou ficar com as funcionalidades muito lentas. 

Já imaginou se o seu site ficar fora do ar em plena Black Friday? Não dá nem para pensar nessa possibilidade! Por isso, dar uma conferida no seu plano de hospedagem e verificar se está tudo ok para o evento mais esperado do ano é fundamental. 

Algumas empresas de hospedagem para e-commerces, inclusive, oferecem elasticidade para essas épocas de maior acesso. 

Ou seja, você paga um valor a mais para ter um serviço que suporte mais acessos durante esse período apenas, não tendo que migrar de plano e ter um custo fixo maior nos meses em que o site recebe menos visitantes. 

2. Planeje as suas campanhas com antecedência 

Para se dar bem na Black Friday, agir com antecedência é fundamental! Por isso, saiba que o trabalho inicia muito antes da semana de promoções. 

É importante que você faça um planejamento detalhado com todos os pontos que devem estar alinhados até a data. 

Aqui inclui-se as estratégias de marketing, as campanhas de divulgação, a definição dos preços, a descrição e as imagens dos produtos, a parte logística etc. 

Todo o seu plano operacional deve estar muito bem alinhado, para que você possa lucrar muito nessa Black Friday. Por isso, não deixe nada de fora. 

3. Prepare a sua comunicação 

A comunicação é um dos pilares básicos para o sucesso de um site de vendas na Black Friday. Por isso, é bem importante que você escolha quais serão os canais usados para divulgar as suas ofertas. 

Além do próprio site, que deve ter banners e anúncios com as promoções, você poderá fazer publicações pagas nas redes sociais, anúncios no Google Ads, reforçar a produção de conteúdo no blog e canal da loja no YouTube etc. 

Caso tenha uma base de dados de clientes que já compram de você ou leads qualificados, também pode apostar nas campanhas de e-mail marketing

Enfim, busque os canais e meios de comunicação mais eficientes para trazer audiência para o seu site e invista o que for necessário. 

4. Tenha atenção com os prazos de entrega 

Os prazos de entrega são um dos principais pontos para que um usuário compre no seu site. Por isso, se você tiver um bom período para entregar os pedidos da Black Friday, essa pode ser uma vantagem para sair na frente e vender mais. 

Porém, é necessário ter atenção para que você não prometa um prazo que a sua loja ou fornecedor de logística não poderá cumprir. 

Uma boa ideia é apostar em plataformas que otimizam as entregas, como o Melhor Envio. Dessa maneira, diferentes opções podem ser oferecidas para o cliente, de modo que ele pode optar pela mais vantajosa. 

5. Reveja o tamanho da sua equipe operacional 

Pode ser que, no período da Black Friday, a equipe operacional do seu site precise de um reforço. Como a demanda de trabalho tende a aumentar, uma saída pode ser a contratação temporária de freelancers. 

Se você usa as redes sociais e o WhatsApp para responder dúvidas de clientes, por exemplo, é bem provável que o número de mensagens recebidas cresça bastante. 

Porém, se você não responder logo essas solicitações, os usuários poderão simplesmente deixar de comprar de você e procurar o mesmo produto na concorrência. 

Por isso, reveja o tamanho da sua equipe operacional, em todos os setores, e faça os reforços necessários para prestar um excelente atendimento e conquistar os seus clientes. 

Compreendido sobre como preparar seu site e sua operação para a Black Friday? Coloque tudo o que aprendeu aqui em prática e venda muito mais no e-commerce mais lucrativo do ano! 
Outra data importante para os e-commerces é o Natal. Veja agora algumas dicas para vender mais nessa época, que também está se aproximando.

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