8 dicas importantes de fotos para e-commerce

Veja como produzir e publicar boas fotos para e-commerce e alavancar as suas vendas com o poder das imagens.

Fazer boas fotos para e-commerce é um passo importante para vender mais na sua loja virtual. Isso porque as fotografias dos produtos têm o poder de atrair olhares e converter mais leads em clientes. 

Como diz aquele velho e conhecido ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Por isso, aposte em boas fotos para e-commerce, se quiser ter uma maior rentabilidade na sua loja virtual. 

Veja 8 boas dicas de fotos para e-commerce 

Pronto para impulsionar as vendas da sua loja virtual? Então, confira as nossas dicas de como produzir fotos para as páginas de produtos, redes sociais, landing pages, entre outros canais. 

1. Tenha cuidados com a dimensão 

As fotos muito grandes podem deixar a página lenta e com dificuldade de carregamento. 

As pequenas, por sua vez, não mostram o produto direito. 

A nossa dica é trabalhar sempre no meio termo. Imagens com 640 x 480 pixels, por exemplo, são um bom tamanho para se hospedar na internet. 

2. Opte por imagens mais leves 

Quanto mais pesadas forem as fotos para e-commerce, mais difícil será para carregá-las no navegador. 

Por isso, vale a pena optar por fotografias mais leves. Nos editores de imagem, regule as configurações para que o peso de cada foto não ultrapasse os 250 kb. 

3. Salve a foto com uma boa resolução 

Assim como a dimensão e o peso, as fotos dos seus produtos para e-commerce devem ter uma resolução adequada. 

Um tamanho bom para resolução é o de 72 DPIs, que é o ideal para web. Fotos maiores do que essa poderão deixar o carregamento do seu site muito lento, o que acaba aumentando as taxas de rejeição. 

4. Se for possível, utilize um plug-in de compressão 

Algumas plataformas para lojas virtuais oferecem uma ferramenta de plug-in de compressão integrada. 

Caso a ferramenta que você utilize ofereça esse recurso, não deixe de utilizá-lo. Dessa forma, o carregamento e a navegação na sua loja serão muito mais rápidos. 

5. Sempre trabalhe com fundos claros 

Se você for produzir fotos de produtos para o seu e-commerce, busque sempre trabalhar com fundos claros. 

O ideal é sempre fotografar os produtos em uma parede branca, para que ele tenha destaque e possa ser recortado facilmente em softwares de edição, se assim for necessário. 

Além disso, os fundos claros deixam as fotos mais leves. Dessa maneira, você poderá aumentar um pouco a resolução, sem comprometer a velocidade da página em que a fotografia será carregada. 

6. Crie legendas com foco em SEO 

As técnicas de Search Engine Optmization (SEO), que servem para ranquear melhor as páginas da internet nos mecanismos de buscas, também devem ser aplicadas nas fotos. 

Nesse sentido, ao subir as imagens para as plataformas de e-commerce, é interessante que você renomeie-as com uma palavra-chave que representa o produto. 

Vamos supor, por exemplo, que você está subindo uma foto de um aspirador de pó para o seu e-commerce de eletrodomésticos. Nesse caso, é uma boa prática de SEO renomear a imagem dessa forma “aspirador-de-po”. 

Assim, quando as pessoas buscarem por esse termo no Google Imagens ou em outros buscadores de fotos, poderão se deparar com a sua publicação e serem direcionadas para o e-commerce. 

7. Fotografe todos os detalhes do produto 

Uma das principais objeções que as pessoas têm ao comprar pela internet é o fato de não poderem tocar ou visualizar detalhadamente os produtos antes de adquiri-los. 

As fotos podem ajudar justamente a quebrar esse obstáculo e trazer mais detalhes acerca do produto para o consumidor. 

Para isso, a nossa recomendação é que você fotografe todos os detalhes do produto. Em um eletrodoméstico, por exemplo, destaque cada uma das peças, os botões e todos os demais itens e partes que podem ser úteis para o consumidor. 

8. Pense na iluminação 

As técnicas de iluminação são muito importantes para destacar os produtos e detalhes. 

Por isso, sempre escolha locais bem iluminados para fazer as fotografias. 

Em muitos casos, vale a pena adquirir um mini estúdio fotográfico para fazer o registro das imagens. Assim, você produzirá fotos com mais qualidade para os seus canais de venda. 

Ao seguir essas dicas de fotos para e-commerce, você poderá trabalhar melhor com as imagens e conquistar mais vendas na loja virtual. 

Caso não produza as próprias fotos, solicitar imagens para os fornecedores com os quais você trabalha é uma boa ideia. Geralmente, as marcas disponibilizam imagens em boa qualidade para os seus parceiros. 
Gostou das nossas dicas de fotos para e-commerce? Então, leia agora o nosso artigo que fala sobre como fazer descrições de produtos muito mais vendedoras.

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