Você sabia que um site de qualidade tem tudo a ver com os resultados do Google?

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Sim, o buscador mais famoso do mundo está de olho na sua página. Entenda o que é um site de qualidade e o que considerar ao analisá-lo!

O site é o endereço principal de uma empresa na internet. É nele que o usuário vai encontrar links para as redes sociais, blog e até para o e-commerce. Mas você sabia que um site de qualidade pode ser capaz de fazer a sua loja ir para o topo dos resultados de busca do Google? É por isso que a escolha de um bom servidor, layout e até do texto pode fazer toda a diferença nas suas vendas. 

Mas como avaliar? Como saber se tenho um site de qualidade? Você vai descobrir tudo neste post. Confira! 

O que é um site de qualidade? 

É aquele que valoriza a experiência do usuário — o fator responsável pelas normas de SEO (search engine optimization). 

Imagine-se tendo uma loja física. Todo os detalhes do ambiente precisarão de cuidados.

Vitrine, disposição dos produtos, mostruário, iluminação e até a fachada serão fundamentais para diferenciar o local da concorrência e atrair o cliente. Então, com o virtual a atenção deverá ser a mesma. 

Mas um fator muito importante e que difere uma loja virtual de uma física é que a relevância de seu conteúdo pode afetar a qualidade de vida de um indivíduo (veremos isso mais adiante). Recentemente revelou-se que 97% dos usuários pesquisam na internet antes de comprar em uma loja física. Portanto, o Google avalia muito a qualidade do site e de suas informações para oferecer as melhores respostas ao público. 

Como avaliar se meu site é de qualidade? 

Veja o que você deve observar no seu site para avaliar sua qualidade: 

Responsividade 

É a capacidade de uma página de se adaptar a qualquer tipo de tela. Um site que não é responsivo costuma ter uma página exclusiva para o celular — é só olhar o Facebook, por exemplo, que quando aberto em celular, tem um “m.”(de mobile) no link logo após o https. 

Por que essa característica é importante: a responsividade garante leveza, adaptação e boa leitura e qualquer tamanho de tela, independentemente do tamanho do texto e da imagem. E se você tem um e-commerce, por exemplo, isso vai ser o ponto-chave para que um usuário faça uma compra. 

Para se ter uma ideia, em 2019 58% dos brasileiros acessavam a internet exclusivamente pelo telefone celular. Além disso, 99% dos internautas afirmaram ter o dispositivo móvel. É por isso que o Google sempre vai considerar a responsividade como fator para um site de qualidade. 

YMYL 

É um acrônimo usado pelo Google que significa “your money, your life” ou “seu dinheiro, sua vida”. No entanto, o que se leva em conta é muito mais do que o aspecto financeiro. 

Para o Google, qualquer página que contenha conteúdo que interfira na saúde, felicidade, segurança ou estabilidade financeira é YMYL. Nesta categoria, então, estão os sites de nutrição, organizações médicas e terapêuticas, centros físicos, jurídicos, instituições financeiras, companhias de seguros e, claro, e-commerces. 

Isso significa que sites que armazenam dados bancários ou falem sobre medicamentos, por exemplo, precisam ter um grau de confiabilidade acima da média. Mas por que essa preocupação tão grande com sites YMYL? Porque eles orientam as pessoas a tomarem decisões importantes. 

Por que essa característica é importante: em 2018, uma atualização no algoritmo do Google chamada Medic Update (update médico) impactou consideravelmente as páginas YMYL, principalmente as relacionadas à saúde e finanças. O objetivo é fazer com que conteúdos realmente relevantes tenham destaque nas buscas. 

E-A-T 

Agora que você já sabe que, quando falamos de empresas, um site de qualidade é considerado YMYL e precisa ter E-A-T — uma sigla para Expertise, Authoritativeness and Trust (expertise, autoridade e confiabilidade). É uma parte importante do algoritmo porque mostra o quanto a página pode impactar positivamente a vida do usuário. 

Por que essa característica é importante: ser confiável, relevante e ter autoridade no mercado são fundamentais para a sobrevivência de uma empresa no meio digital. No entanto, o Google valoriza ainda mais esses fatores em meios de maior impacto para a vida do usuário. É uma forma de protegê-lo contra fraudes e informações falsas que possam afetar sua saúde. 

Navegação rápida 

Um site de qualidade é necessariamente rápido. Isso mostra que o desenvolvedor teve cuidado com layout, imagens e troca de páginas. E o Google sabe disso. 

Além do mais, você também é usuário. Consegue se lembrar de algum site que tenha acessado e demorado mais de 10 segundos para carregar? É difícil, porque antes desse tempo, você provavelmente abandonou a página. 

Por que essa característica é importante: seu usuário tem pressa. Então, quanto mais tempo seu site demorar para carregar, maior a quantidade de pessoas desistentes. E se essa lentidão for no checkout, por exemplo, a probabilidade de que ele desista no meio da transação é grande. E você não pode arriscar. 

Além disso, em maio o Google apresentou o Web Vitals, um conjunto de métricas para avaliar a qualidade do site. Dois dos três quesitos são voltados à velocidade. 

Conteúdo de qualidade 

Como você viu com o YMYL e o E-A-T, o conteúdo de um site pode afetar a qualidade de vida de um usuário. Uma informação errada de uma página de saúde, por exemplo, pode acarretar efeitos negativos graves. E em páginas que envolvam transações financeiras, as informações também merecem cuidado. Afinal de contas, elas serão fundamentais para decidir a compra. 

Por que essa característica é importante: o conteúdo é importante até mesmo para links patrocinados. Novamente, o Google vai além do aspecto financeiro: não adianta gastar muito por clique se o conteúdo não oferecer o melhor ao usuário. Além disso, pense em um site de qualidade que você conhece. Provavelmente você o escolheu por conta do seu conteúdo. Portanto, tenha cuidado com imagens, vídeos e textos disponibilizados nele. 

SEO 

Aqui no blog, nós sempre falamos sobre a importância do SEO para um site de qualidade. 

Esse conjunto de otimizações modifica desde a estrutura de um texto até o html, passado pelo uso de palavras-chave, qualidade das imagens e muito mais. No fim, todo o SEO trabalhado em um site também pode ser adaptado a blogs, e-commerces e redes sociais. 

Por que essa característica é importante: o SEO foi pensado justamente levando em conta a experiência do usuário. Portanto, é fundamental para que o Google faça a indexação do seu site e o jogue no topo dos resultados. Além disso, leva em conta fatores que facilitam o caminho do usuário durante a compra no seu e-commerce, por exemplo, o que agiliza e aumenta o número de vendas. 

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