Como aparecer em primeiro lugar no Google?

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Aparecer em primeiro lugar no Google é uma conquista que requer esforço, mas vale muito a pena. Confira nossas dicas!

Ver seu site aparecer em primeiro lugar no Google é o sonho de muita gente que trabalha com marketing digital. Afinal, não se consegue essa colocação por meio de um simples sorteio: há muito trabalho, pesquisa e dedicação envolvidos. Mas como isso é possível? 

Só grandes empresas conseguem? É necessário investir muito capital? 

Apesar de o investimento em links patrocinados trazer ótimos retornos, o tráfego orgânico traz aquela satisfação de que todo o esforço valeu a pena. Além disso, transforma sua empresa em referência no segmento. Neste post, você vai conferir dicas práticas para aparecer em primeiro lugar no Google. Confira! 

Como o Google funciona?

O Google trabalha com crawlers — “robôs” ou algoritmos que encontram a página e indexam na gigantesca biblioteca de sites do buscador. Assim que uma palavra-chave é jogada na barra de pesquisas, o Googlebot examina seu extenso catálogo e, em milésimos de segundo, mostra os sites que podem responder à necessidade do usuário. 

Essa organização é feita utilizando uma série de critérios (estima-se que mais de 200), sendo a experiência do usuário o que guia todos eles. 

Experiência do usuário é a impressão que um indivíduo tem após interagir com um produto ou serviço. Quando você tem uma dúvida e entra em um site que carrega rapidamente, tem imagens leves e conteúdo esclarecedor, há uma experiência positiva. 

Caso o site seja lento, com blocos gigantes de texto e que não tenham informações condizentes com o que o título indicava, provavelmente sua experiência será negativa. 

E como os Googlebots sabem quais sites oferecem uma boa experiência? Pelo tempo em que o usuário permanece na página e retorna quando necessário, tipo de conteúdo e lincagem de sites considerados de alta qualidade, por exemplo. 

Os crawlers estão sempre se aprimorando para oferecer resultados cada vez melhores e mais condizentes com a intenção de um indivíduo quando faz uma busca. 

O que fazer para aparecer em primeiro lugar no Google? 

O tempo de existência, atualização do site e a revisão do conteúdo ajudam a aparecer em primeiro lugar no Google. Mas um trabalho constante de marketing digital ajuda você a chegar lá com mais rapidez e consistência. 

Invista em SEO on-page

Search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca (SEO) é um conjunto de otimizações feitas em um site para que ele seja encontrado e, consequentemente, consiga aparecer em primeiro lugar no Google. Eles são fatores de ranqueamento considerados pelos crawlers para classificar as páginas numa pesquisa. 

Existem 2 tipos de SEO: 

  • SEO on-page: são os fatores de ranqueamento que estão dentro do site. Existem diversos, mas que podem ser ajustados por especialistas em marketing digital; 
  • SEO off-page: são os fatores de fora do site, os quais não se é possível ter controle. Os mais conhecidos são backlinks, menções à marca, sinais sociais e busca direta. 

O SEO off-page depende diretamente do on-page. Por exemplo: se seu conteúdo for de qualidade e tiver dados com fontes confiáveis, outros sites podem lincá-los em seus posts. Por isso, quem quer aparecer em primeiro lugar no Google precisa investir nesses fatores internos. 

E quais são eles? Como dito, existem vários, mas alguns deles são hierarquização de títulos, conteúdo de qualidade, bom uso de palavras-chave, title tag (título que aparece nos resultados de busca), design responsivo e URL amigável. 

Alguns dos fatores de ranqueamento on-page serão vistos ainda neste texto. 

Defina sua persona

Já diz o ditado de que quem fala para todo mundo não fala para ninguém. Quem deseja se comunicar com uma criança não usa os mesmos termos e assuntos que abordaria com a avó dela. 

Então, para aparecer em primeiro lugar no Google, você precisa primeiramente escolher para quem deseja aparecer — e isso é possível com a definição da sua persona, ou seja, da representação do seu cliente ideal. 

A formulação de uma persona engloba desde aspectos demográficos a comportamentais; todos baseados em dados reais, que podem ser tanto do seus atuais clientes quanto daqueles que você realmente deseja atingir. 

A formulação de persona permite que você ajuste seu tom de voz, os assuntos que deseja abordar no blog e no site, as palavras-chave e a comunicação visual. Quanto mais alinhado seu conteúdo estiver com ela, mais fácil atingir o topo do Google.

Escolha suas palavra-chaves

A palavra-chave é o termo utilizado pelo usuário quando faz uma pesquisa no Google. Para quem trabalhar com marketing digital, decidi-las logo no início da estratégia possibilita a criação de temas para diversos conteúdos. 

Quando você já tem uma persona definida, fica mais fácil escolher suas palavras-chave. É importante que elas associem as dores e necessidades do cliente com o segmento do seu negócio. 

É importante que a palavra-chave seja repetida moderadamente e de maneira orgânica no texto. Assim, o trabalho dos crawlers fica mais fácil. Coloque-a no H1 (título), em pelo menos um H2 (intertítulo), na introdução e no corpo do texto. Faça também variações do termo para não deixar o texto repetitivo. 

Existem diversas ferramentas que facilitam a escolha de sua palavra-chave, como o Google Keyword Planner, SEMRush, Keyword Tool e Übersuggest

Invista em qualidade do texto

De nada adianta fazer muito esforço para aparecer em primeiro lugar no Google se você não priorizar a qualidade do seu texto, áudio ou vídeo. Independentemente do formato, use fontes confiáveis, clareza nas informações e responda às dúvidas do usuário. 

Mas qual o tamanho ideal de um conteúdo para blog? É aquele que consegue dizer por completo aquilo que o usuário precisa saber. 

Dispositivos móveis em primeiro lugar

O celular é o principal acesso à internet no Brasil — em 2019, o percentual de pessoas que acessam a internet pelo aparelho passou para 98,1% para 99%. Além disso, 59% acessam a internet somente por ele. 

O Google sabe e conta esse fator na hora de fazer o ranqueamento. Se o seu site ou blog não tiver responsividade, não vai aparecer em primeiro lugar no Google. 

Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tipos de tela — desktop, notebook, tablet e celular conseguem acessar a mesma página com facilidade. Conte com um web designer para fazer esse trabalho. 

Viu como é possível aparecer em primeiro lugar no Google? Como visto, a otimização para mecanismos de busca é essencial. Conheça agora 4 estratégias de SEO para você aplicar já no seu site!

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