Como fazer vendas no Instagram? 6 dicas que funcionam de verdade

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Reunimos 6 dicas que realmente funcionam para fazer vendas no Instagram. Leia o nosso artigo e veja quais são elas!

Fazer vendas no Instagram é possível! Para isso, no entanto, é preciso que você domine a ferramenta e saiba como desenvolver estratégias para tirar o máximo de proveito da rede social. 

De acordo com um relatório produzido pela We Are Social e a Hootsuite, o Instagram é a quarta rede social mais usada pelos brasileiros. Ela fica atrás apenas do Facebook, do YouTube e do WhatsApp. 

Além disso, o Instagram é a rede social que mais demonstrou crescimento e expansão de engajamento no país. Logo, utilizá-la como um canal de vendas para o seu negócio é uma excelente oportunidade para vender mais. 

6 dicas que funcionam para fazer vendas no Instagram

Quer impulsionar o seu negócio e aprender a fazer vendas no Instagram? A seguir, compartilharei uma série de dicas que funcionam de verdade. Acompanhe! 

1. Crie um perfil comercia

O primeiro passo para impulsionar as vendas no Instagram é criar um perfil comercial. Isso porque esse tipo de conta oferece uma série de recursos interessantes, como a análise de dados e métricas. 

Além disso, você poderá ter funções de anúncios e loja, bem como a possibilidade de colocar links nos stories, oferecendo aos seguidores a possibilidade de acessar o seu site ou link de landing page para ação promocional. 

2. Trabalhe bem a bio do Instagram 

A bio do Instagram é aquele pequeno texto que fica escrito na parte superior do seu perfil, antes das fotos. Ela precisa ser bem trabalhada para chamar a atenção dos usuários. 

No texto da bio, é importante informar o que a sua loja é, o diferencial da marca e o segmento que atende. Também é possível informar links, ou seja, o espaço pode ser usado para disponibilizar o seu site ou WhatsApp. 

Vale lembrar que a limite de caracteres nesse texto. Por isso, muitas vezes será necessário “economizar” palavras. As abreviações são sempre bem-vindas, mas tome cuidado para não exagerar e deixar as frases difíceis de serem entendidas. 

3. Crie conteúdos com base na sua persona para fazer vendas no Instagram 

As personas são personagens semi-fictícios e que representam o cliente ideal das empresas. Por isso, caso ainda não tenha essa estratégia, deve desenvolvê-la o mais rápido possível. 

Com base nas personas do seu negócio, crie conteúdos que sejam interessantes e possam proporcionar um bom engajamento. 

Dessa forma, você estreitará os laços com os seus seguidores e terá mais facilidade em transformar leads em clientes usando o Instagram. 

4. Use o Instagram Shopping 

O Instagram Shopping é uma modalidade disponibilizada para perfis comerciais na rede social. Nela, você pode cadastrar produtos em uma loja virtual, encurtando caminhos para o cliente. 

Com essa funcionalidade, o seu cliente não precisará sair do Instagram e navegar pelo seu site para comprar. Isso porque ele poderá clicar em um botão e ser direcionado diretamente para a página do produto, tudo de forma prática e rápida. 

Para usar o Instagram Shopping, você precisará ativar o seu Gerenciador de Negócios do Facebook. Com essa ferramenta, poderá seguir todo o processo de criação do catálogo e ativação da sua lojinha. 

Vale lembrar que o Instagram é uma rede social que pertence ao Facebook / Meta. Por isso, o gerenciador de negócios a ser utilizado é o mesmo para todas as plataformas da empresa do Mark Zuckerberg. 

5. Faça anúncios pagos 

Embora os conteúdos orgânicos sejam importantes, você dificilmente conseguirá impactar muitas pessoas no Instagram, principalmente ao iniciar o uso na rede social, se não fizer anúncios pagos. 

Por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, você poderá definir quem são os públicos que as suas publicações devem atingir. 

Assim, aumentará a sua base de leads e, consequentemente, conseguirá vender mais usando o Instagram.

6. Promova a interatividade com os seus seguidores
O Instagram se destaca por ser uma rede social muito interativa e que possibilita uma relação bem próxima entre as empresas e seus clientes. 

Você poderá, por exemplo, fazer lives para mostrar os produtos que comercializa, podendo esclarecer dúvidas ao vivo dos clientes. 

Também é possível fazer stories interativos, colocando caixinhas de perguntas para que os usuários possam questionar sobre funcionalidade dos produtos, formas de pagamento, locais de entrega etc. 

Fazer vendas no Instagram não é difícil, desde que você tenha dedicação para estudar a plataforma e entender bem como essa rede social funciona. Espero que este artigo tenha contribuído para isso.

Newslleter

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