Listamos uma série de dicas de SEO para que o seu e-commerce fique bem posicionado nos resultados de buscas do Google. Não deixe de conferir!
Entender sobre SEO é algo primordial para quem é dono de um e-commerce. Isso porque as lojas virtuais devem ser otimizadas para ficarem bem posicionadas nos resultados de buscas do Google e conquistarem mais clientes.
Se você não sabe sobre o que estamos falando, aí vai uma explicação básica: SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization”, algo que pode ser traduzido como “otimização do sistema de buscas”.
O termo abrange uma série de ações e técnicas que melhoram o posicionamento da loja virtual em resultados de sites de buscas, como o Google, o Bing e o Yahoo!.
Veja 5 dicas de boas práticas de SEO para aplicar no e-commerce!
Ao aplicar as melhores técnicas de SEO no seu e-commerce, a loja virtual ficará mais visível e você conquistará mais clientes. Será possível, inclusive, reduzir os custos com publicidade paga.
1. Defina as palavras-chave de forma estratégica
Ao desenvolver estratégias de SEO, um dos pontos mais importantes é a definição das palavras-chave. Para isso, é importante usar ferramentas que permitam verificar o volume de buscas dos termos no Google e outros buscadores.
O próprio Google disponibiliza uma ferramenta gratuita que permite que você faça pesquisas de palavras-chave relacionadas aos produtos que são vendidos na sua loja.
Ao fazer a pesquisa de palavras-chave é importante buscar por termos mais específicos e nichados. Assim, será mais fácil de conseguir um bom posicionamento no Google.
Imagine, por exemplo, que a sua loja virtual venda artigos de informática. Nesse caso, a palavra-chave “notebook” é muito generalista e dificilmente você conseguirá bater de frente com gigantes do mercado, como a Amazon e o Magazine Luiza.
Porém, se você tentar nichar mais os produtos, trabalhando palavras-chave como “melhor notebook para trabalhar”, “notebook para jogos” ou “escolher notebook para estudar”, por exemplo, tem mais chances de ranquear bem na lista de resultados do Google.
2. Capriche nas descrições dos produtos
As descrições dos produtos também precisam ser caprichadas, com os textos totalmente otimizados para SEO. É importante que esse conteúdo seja o mais completo possível, reunindo todas as informações e esclarecendo as dúvidas que os clientes geralmente têm sobre os itens.
É necessário trabalhar bem as palavras-chave e suas variações, para que consiga um bom posicionamento no Google. Assim, a página da loja será mais facilmente encontrada por pessoas interessadas em comprar o que você está vendendo.
Também é muito importante que você jamais copie as descrições dos fabricantes dos produtos. Isso porque o Google pode entender o texto como plágio e derrubar a posição do seu site.
3. Invista em estratégias de marketing de conteúdo
Para atrair mais clientes para o seu e-commerce, investir em estratégias de marketing de conteúdo, produzindo artigos para blog, por exemplo, é muito importante.
Nos conteúdos do blog você pode trabalhar com palavras-chave que não se encaixam muito bem nas descrições dos produtos.
Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter um blog de moda, esclarecendo dúvidas do público que se interessa por esse tema e sempre trazendo as tendências desse universo.
De acordo com a etapa da jornada do cliente para a qual o blogpost se destina, também é possível fazer links para as páginas dos produtos.
Assim, se um cliente do blog de moda ler que a tendência do verão é usar calça jeans e camiseta colorida, por exemplo, pode clicar nos links desses produtos e já comprar o seu look.
4. Otimize as imagens
As imagens são muito importantes no e-commerce, tendo em vista que mostram para o cliente os detalhes do produto que está disponível para venda.
Porém, apenas escolher boas imagens não é suficiente. Você precisa ter cuidado para que as fotos não fiquem muito pesadas e dificultem o carregamento das páginas.
O Google prioriza mostrar as páginas que carregam rápido para os clientes. Por isso, se o seu site for muito lento, as chances de performar bem nos buscadores é quase nula.
Além disso, ao subir as imagens na plataforma de e-commerce, é interessante que se preencha a tag <alt> com um texto que descreva a imagem ou a palavra-chave do conteúdo.
Isso fará com que os mecanismos de busca do Google consigam fazer a leitura e indexar a foto em sua base. Dessa forma, quando alguém pesquisar as palavras-chave por imagem, também poderá ser direcionado para o seu e-commerce.
5. Trabalhe com URLs amigáveis
A URL é o endereço do seu site e funciona como um importante elemento de SEO, tendo em vista que ajuda os mecanismos de busca a identificar sobre o que a página se trata.
Em suma, a URL deve ser sempre direta e com palavras-chave que mostrem o que você está vendendo. Por exemplo: www.lojadojoao.com.br/eletronicos/notebook
Jamais tenha uma URL confusa, cheio de códigos e numerações que não façam sentido para os robôs do Google e também para as pessoas que fizerem a leitura.
Se você colocar essas dicas em prática, já terá meio caminho andado para ocupar uma boa posição no Google e em outros buscadores. Por isso, não deixe de trabalhar o SEO do seu e-commerce e conquistar bons resultados para o negócio.
O SEO é importante, inclusive, para melhorar as estratégias de inbound marketing para e-commerce. Baixe agora o nosso e-book que trata sobre esse assunto e leia mais informações a respeito.