Já pensou em criar campanhas na sua rede social preferida? Descubra agora como gerar resultados reais com anúncios pagos!
Existem quase 1,8 bilhões de páginas na internet. Então, quem quer aparecer precisa investir. Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads: são diversas plataformas que proporcionam o aumento de tráfego do e-commerce mediante investimento financeiro.
Muitas empresas ainda têm receio sobre esse tipo de estratégia, mas resultados reais com anúncios pagos são rápidos quando a campanha é bem-feita. Aliás, esse tipo de investimento é ideal para ter retorno mais rápido enquanto você está desenvolvendo seu Inbound Marketing.
Nenhuma empresa quer gastar e não ter retorno sobre investimento (ROI). Mas pequenas, médias e grandes empresas podem conseguir números incríveis com links patrocinados. Confira agora o que são e 5 dicas para ter resultados reais com anúncios pagos!
Afinal, o que é tráfego pago?
É a quantidade de visitas alcançadas por anúncios feitos em plataformas, como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads e Twitter Ads. Esses anúncios existem para apresentar sua empresa a um público que ainda não conhece seu negócio, mas precisam de seu produto ou serviço.
Você provavelmente chegou a este post de forma orgânica, ou seja, digitou no Google “tráfego pago” e o viu na lista de resultados de busca. Nós não investimos em uma campanha para que ele aparecesse aqui — o algoritmo do buscador entendeu que esta era a resposta adequada para a sua pergunta.
Mas vamos fingir que este texto foi colocado como link patrocinado. Então, ao digitar “tráfego pago”, você encontraria esse mesmo link no topo da página, com a palavra “anúncio” em negrito.
Mas por que insistir em gerar resultados reais com anúncios pagos se você pode fazer o mesmo organicamente? Por 3 motivos simples:
- O tráfego orgânico demora. Você precisa de tempo para criar uma boa reputação na internet. Estima-se que o investimento em inbound marketing costuma demorar seis meses para trazer resultados;
- O tráfego orgânico também precisa de recursos. Você deve ter um bom redator, além de um designer, analista e outros profissionais envolvidos para fazer um trabalho bem-feito. Portanto, mesmo que indiretamente, há um investimento financeiro;
- Você realmente consegue resultados reais com anúncios pagos. Quando comparados aos do tráfego orgânico, então, parecem surgir quase que num piscar de olhos.
Então, em qual investir? Nos dois. Você aparece para seu público-alvo e consegue clientes com mais rapidez com tráfego pago, enquanto cria autoridade e fideliza consumidores pela estratégia orgânica.
Como alcançar resultados reais com anúncios pagos?
Veja agora como iniciar corretamente a sua estratégia e conseguir tráfego pago e qualificado:
1. Defina sua verba
Antes de tudo, você precisa definir quanto pretende gastar com anúncios. O mais importante é saber que quanto mais você investir, maior será o seu alcance — mas de nada vai adiantar se a estratégia não for bem-feita.
Além disso, o valor não pode comprometer seu orçamento para marketing digital; um investimento não pode trazer prejuízo. Existem outros métodos que também precisam ser desenvolvidos para você obter resultados em médio e longo prazo.
2. Conheça as necessidades de sua persona
A persona é a idealização do seu cliente, aquela para quem você deseja oferecer seu produto ou serviço. Para ter resultados reais com anúncios pagos, você precisa entender qual a faixa etária, níveis socioeconômico e educacional, dados demográficos, comportamentais e o máximo de informações que tiver sobre esse perfil.
As plataformas vão enviar seus anúncios para pessoas com perfis semelhantes ao da sua persona. Quanto mais dados, maior a precisão.
3. Faça anúncios verdadeiros
O clickbait — aquele anúncio sensacionalista que faz o usuário clicar, mas que nada tem a ver com o conteúdo final — pode acabar com a reputação da sua empresa. Com isso, todo o trabalho que você teve para levantar a reputação da sua empresa vai por água abaixo.
Use técnicas de copywriting para atrair seus potenciais clientes, mas sempre diga a verdade.
4. Crie mais de um anúncio
Para ter resultados reais com anúncios pagos, é preciso ter variedade. Um mesmo anúncio pode ficar cansativo e não oferecer as respostas que você precisa. Ter pelo menos dois permite que:
- você alcance diferentes tipos de cliente: a maior parte das empresas têm, em média, duas personas. Criar mais de um anúncio permite que você alcance uma parcela maior do seu público ideal;
- é possível comparar e ver qual deles trouxe resultados reais com anúncios pagos, ou seja, qual converteu mais e com um valor mais baixo por lead ou cliente.
5. Conheça as principais fontes de tráfego pago
O mercado oferece diversas plataformas para fazer tráfego pago. Afinal, existe uma infinidade de perfis de clientes, e sua presença digital varia muito. Hoje, as principais são:
Google Ads
Mais de 3 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google. Além disso, mais de 90% dos usuários utilizam o buscador na hora de tirar uma dúvida. Se você precisa saber de algo, é para ele quem vai perguntar — e o seu consumidor também.
É por isso que o Google Ads é uma das plataformas mais usadas para gerar resultados reais com anúncios pagos. Ele aparece apenas quando o usuário pesquisa usando uma palavra-chave exata ou similar a do seu anúncio. Além disso, ele aparece no topo da página, como um resultado de busca comum, mas com maior possibilidade de ser visto.
Facebook Ads
No primeiro trimestre de 2020, o Facebook — maior rede social do mundo — conseguiu alcançar a marca de 2,6 bilhões de usuários ativos por mês. Sua plataforma não fica atrás: é a que oferece o melhor ROI de todas elas, além de uma alta segmentação baseada no perfil do usuário na rede social.
Outra vantagem bem grande é o Lookalike ou “públicos semelhantes”: o Facebook mostra seu anúncio para usuários que tenham um perfil parecido com o do seu cliente ideal, ou seja, ele alcança um público maior.
Instagram Ads
O Instagram é um grande aliado das empresas. Seu feed possibilita a visualização dos produtos com mais facilidade. Ele também permite que você precifique os produtos — é só clicar na foto para saber o preço do item e de outros relacionados. É por isso que 83% dos usuários, revelaram já terem feito uma compra pelo aplicativo. Mas é preciso se destacar para aparecer.
O Instagram Ads traz diversas vantagens, mas é preciso ter uma página no Facebook para criar seus anúncios. Isso significa que os benefícios do Ads, como o lookalike, também estão presentes aqui. Além disso, você pode anunciar tanto no feed quanto nos stories.
Taboola
O Taboola é uma plataforma de anúncios nativos, ou seja, aqueles que os usuários não percebem se tratar de propaganda. São conteúdos semelhantes a blog posts, que aparecem em diferentes sites parceiros. Outras formas de publicidade são os widgets de descoberta de conteúdo e a publicidade híbrida, que mistura os dois anteriores.