6 itens que não podem faltar para o seu e-commerce ter sucesso

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Você faz tudo certo, mas as vendas não aumentam. Afinal, o que falta para seu e-commerce ter sucesso? Confira nossas dicas!

Sua loja está começando agora, você tem divulgado os produtos e as compras acontecem sem problemas. Apesar disso, parece que o número de vendas não aumenta — mesmo que, aparentemente, não haja nada errado. Então, o que falta fazer para o seu e-commerce ter sucesso? 

Às vezes, o detalhe de ouro que vai fazer sua loja deslanchar é mais simples do que parece. Neste post, você vai conferir 6 dicas imprescindíveis para seu e-commerce ter sucesso. Confira! 

1. Defina sua persona 


Para seu e-commerce ter sucesso, você precisa conhecer seu cliente. Infelizmente, apenas saber qual é o público-alvo não vai trazer as respostas que precisa. É preciso ir mais a fundo e conhecer a sua persona, ou seja, o arquétipo do seu cliente ideal. 

O ideal é que sua persona tenha nome, idade, profissão e muito mais. Quanto mais informações tiver, melhor. Todas as pessoas que trabalham para seu e-commerce ter sucesso precisam ter acesso a ela. Assim, todos terão noção sobre os produtos que devem ser vendidos na loja, como se comunicar com o cliente, horários de pico, identidade visual e muito mais. 

No geral, a criação de uma persona compreende as seguintes informações: 

  • gênero, idade e escolaridade; 
  • região onde vive e tipo de moradia (sozinho, com pais ou filhos); 
  • principais responsabilidades; 
  • principais objetivos (pessoais e profissionais) e obstáculos pra atingi-los; 
  • redes sociais que costuma usar; 
  • como se mantém informado (televisão, jornal, internet; veículos específicos) 
  • assuntos você mais gosta de acompanhar. 

Caso essa pessoa já tenha comprado na sua loja, pergunte também: 

  • o que a levou a procurar as soluções da sua empresa; 
  • se e como a sua empresa ajudou a solucionar esses desafios; 
  • a maior qualidade da empresa. 

O ideal é definir a persona entre as pessoas que já compraram no seu e-commerce — mesmo que queira mudar completamente o perfil de cliente. Existem diversas ferramentas para criar seu formulário e enviar por e-mail aos usuários, Typeform, Google Forms (gratuitas) e SurveyMonkey (paga). 

2. Defina seu produto 

Você já viu aquelas bancas de jornal que vendem até produtos de limpeza? Ou lanchonetes que também recarregam celular? Sim, isso tudo existe e faz até sucesso, mas não é aceitável no ambiente virtual. 

Se nas lojas físicas é compreensível ser generalista, no mundo virtual isso deve ficar para as gigantes do comércio. No geral, um usuário compra online por 3 motivos: 

  • preços melhores; 
  • lojas especializadas no que ele necessita; 
  • ele pode examinar o produto à vontade, sem ter que lidar com vendedores diretamente. 

Para seu e-commerce ter sucesso, defina uma categoria de produtos e seja especialista nela. Você pode ser até mais específico e definir um nicho. Por exemplo: uma confeitaria vegana ou uma loja de perfumes artesanais. 

3. Trabalhe com bons fornecedores 

Produtos de ponta são essenciais para seu e-commerce ter sucesso. Afinal, mesmo que esse tipo de problema esteja mais relacionado com a marca do que com a loja em si, o consumidor não vai comprar com você se não perceber qualidade no que você vende. Por isso, trabalhe sempre com bons fornecedores. 

Um bom fornecedor vai oferecer produtos de qualidade, novidades, renovação de estoque quando você precisar e um bom desconto quando a quantidade de itens comprados for grande. Portanto, mesmo que marca X ofereça um bom preço, mas peque na qualidade, desembolse um pouco mais para trabalhar com aquele que fazer seu e-commerce ter sucesso. 

Além disso, procure por fornecedores de confiança, com bom nome no mercado. Para quem está começando, o melhor é começar com um estoque pequeno. Assim, você não deixa produtos parados, nem investe demais em itens que não terão muita saída. 

4. Entenda em quais canais você deve estar 

Existem dois tipos de canais: os de venda e os de audiência — e você precisa estar nos dois para seu e-commerce ter sucesso. 

Os canais de venda são os locais onde você vende: o e-commerce em si, marketplaces (incluindo o do Facebook), Mercado Livre e sites do tipo. Já os locais de audiência são as redes sociais, nos quais você divulga produtos, atrai clientes e cria um relacionamento com o cliente. 

Existem muitas redes sociais para divulgar seu e-commerce. No entanto, isso não significa que seu público estará em todas elas. Por isso, a persona é tão essencial: durante a pesquisa, você descobrirá em quais redes deve investir. 

5. Invista muito em marketing 

Este tópico é quase uma repetição do anterior, mas o marketing digital é um assunto que precisa ser repetido continuamente — muitos lojistas pecam justamente neste aspecto. Diferentemente do que acontece com uma loja física, ninguém vai passar em frente ao seu negócio digital enquanto está andando na rua. 

Portanto, lembre-se de que a máxima “quem não é visto não é lembrado” é praticamente um mantra para uma loja online 

Para seu e-commerce ter sucesso, é preciso saber se vender e usar as diferentes ferramentas que o meio digital oferece: 

  • Facebook e Instagram Ads (ou ferramentas de anúncios pagos de outras rede sociais que pretenda usar); 
  • Google Ads, Shopping, Analytics e outras diferentes ferramentas do buscador; 
  • blog e site com conteúdo orgânico, que apareça nos resultados de pesquisa do Google; 
  • e-mail marketing e newsletter; 
  • vendas pelo WhatsApp; 
  • redes sociais; 
  • SEO. 

Essas são as principais, mas existem diversas outras. Com o desenvolvimento do marketing digital, aparecerão outras novidades que vão ajudar você a vender mais e melhor. Fique sempre de olho. 

6. Tenha um diferencial 

Sabe o que falamos logo acima sobre nicho? Isso pode ser um diferencial para seu e-commerce ter sucesso. 

Analise o mercado, veja o que falta em outras lojas do seu segmento. Elas têm um bom relacionamento com o cliente? É fácil navegar nas páginas? O checkout é simples? E o pós-venda? 

Todos esses detalhes podem fazer com que seu negócio se destaque. Portanto, nunca deixe de analisar a concorrência, relacionar-se com o seu cliente e trabalhar para oferecer um diferencial. 

Viu como é possível o seu e-commerce ter sucesso? Como dito, a estratégia-chave para isso é o marketing digital. Dele, saem várias táticas para que sua loja atraia e retenha clientes. 
No entanto, você não precisa fazer tudo sozinho. Confira agora 7 benefícios de contratar uma agência de marketing digital!

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