O seu e-commerce tem a velocidade ideal para não perder o cliente? Confira agora 5 motivos para deixar seu site rápido!
Sabe quando você quer fazer uma compra, entra no e-commerce e a página não carrega de jeito nenhum? Por ser um bom motivo para que o usuário desista da compra, esse tipo de situação deveria ter ficado no passado, mas ainda é muito comum em lojas online. Agora examine as páginas da sua empresa — será que você tem um site rápido de verdade?
A velocidade refere-se ao tempo de carregamento de suas páginas. Pode não parecer, mas otimizá-la no seu e-commerce é essencial para atrair e fidelizar clientes. Veja 5 motivos para manter seu site rápido sempre e como você pode fazer isso:
Por que deixar seu site mais rápido?
Entenda por que você deve otimizar seu e-commerce:
1. Priorização de site rápido pelo Google
O usuário adora um site rápido — e o Google sabe disso. É por isso que, desde 2010, a velocidade de seu e-commerce também dita a posição em que ele vai aparecer nos resultados de busca. Em 2018, o buscador também começou a priorizar páginas mais rápidas na pesquisa mobile.
Então, é fato: quanto mais rápido seu site for, mais conversões — e vendas — ele fará. Para ajudar os comerciantes a entenderem se sua loja online é realmente rápida, o Google tem uma ferramenta chamada Teste meu Site, em que você pode colocar sua URL e a dos concorrentes para observar a variação de velocidade entre cada um deles.
2. Falta de paciência dos usuários
O usuário não tem paciência para esperar um produto carregar, mas ela é ainda mais curta quando a pesquisa é feita em um dispositivo móvel.
Isso porque a navegação nesse tipo de aparelho costuma ser mais lenta do que a feita no computador. Além disso, nem sempre ele está conectado em uma rede Wi-Fi — quanto mais tempo o site demora para carregar, mais dados do pacote ele gasta.
A justificativa do Google para priorizar sites rápidos em pesquisas mobile é de que 53% dos usuários abandonam páginas que levam mais de três segundos para carregar no celular.
Em um primeiro momento, pode parecer pouco, mas é preciso se lembrar de que o aparelho é o principal meio de acesso à internet no país — 98,1% dos usuários de internet com mais de 10 anos têm pelo menos um para chamar de seu.
Além disso, mais de 80% dos brasileiros já fizeram compras pelo smartphone.
3. Fundamental para o SEO
Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca (SEO) é um conjunto de ajustes que você faz no site para deixá-lo mais adequado às necessidades do usuário e levá-lo às primeiras posições do Google.
O buscador leva a experiência do usuário como o principal fator na hora de organizar seus resultados de busca — e a velocidade do site é fundamental nessa hora.
Quando uma agência de marketing digital faz otimização usando SEO, um dos primeiros fatores que ela vai organizar é a velocidade do seu site. Ela vai levar em conta desde o layout usado até o local onde sua página está hospedada. Afinal, de nada adianta ter um site leve se ele não for rápido.
Outra ferramenta que o Google oferece para deixar seu site rápido e melhorar seu SEO, é o PageSpeed Insights. Para isso, o profissional de Marketing Digital coloca sua URL e observa os insights que a página sugere.
Por fim, é preciso se lembrar de que, embora mais de 90% dos usuários brasileiros utilizem o Google, o SEO é pensado para que seu site também apareça no topo dos resultados de outros buscadores.
4. Qualidade dos anúncios do Google Ads
O Google não prioriza páginas rápidas apenas nos resultados orgânicos. Um site rápido traz mais credibilidade aos links patrocinados (anúncios pagos). Afinal, como dito no início do texto: ninguém deseja entrar em um e-commerce e esperar horas para ver o produto que deseja comprar.
Além disso, se o sites dos anúncios demoram a carregar, o usuário vai buscar nos anúncios orgânicos. Como resultado, a receita do Google Ads diminui e o buscador perde dinheiro.
5. Permanência do usuário
A velocidade de um site é diretamente proporcional ao seu desempenho. Isso vai desde o acesso ao produto até a finalização da compra. E de que adianta um checkout veloz, se você não consegue sequer observar as especificações do produto?
Um site rápido é mais fácil de navegar e apresenta as informações necessárias com mais velocidade. O usuário não demora muito tempo para carregar cada página, portanto pode navegar de um produto a outro com mais rapidez — e, consequentemente, comprar mais.
Como deixar seu site mais rápido?
Para ter um site rápido, é essencial contar com uma agência de Marketing Digital. Mas você pode começar com 3 itens:
Faça diagnósticos
Será que o seu site é realmente rápido? E em comparação com a concorrência, como ele se comporta? Utilize as ferramentas recomendadas anteriormente e verifique se o seu potencial cliente tem ou não motivos para fugir para outro e-commerce.
Você pode usar também o GTmetrix, ferramenta em inglês que mostra a velocidade de um site com no Google PageSpeed e no Yahoo YSlow. Além disso, mostra um gráfico que indica o momento do carregamento de cada item e permite a exportação das análises em pdf.
Diminua o peso das imagens
Layout e imagens são fundamentais para ter um site rápido. Se as fotos que você usa são extremamente pesadas, isso vai comprometer muito a visualização do produto pelo usuário. Mas isso não significa comprometer a qualidade da imagem: ela deve ser grande e fácil de ampliar, mas leve.
A melhor opção é o formato .jpg, que abre até nos navegadores mais antigos.
Use um sistema de cache
Sabe quando você precisa procurar uma página, não consegue carregá-la mas pode observar alguns de seus elementos no cache do Google? O sistema de cache otimiza um site porque faz o armazenamento dinâmico dos dados do mesmo.
Portanto, ele vai ser carregado sem precisar consultar a maioria dos bancos de dados, o que diminui o tempo de carregamento e deixa o site mais leve.
Viu como ter um site rápido é crucial para a sobrevivência de um negócio online? Mas ele não é o único fator. Então, confira agora 6 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce!