7 passos práticos para aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce

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Elencamos os 7 principais passos para aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce. Não deixe de conferir!

Aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce é uma necessidade para você se dar bem no mercado digital. Afinal, estamos nos referindo a uma das redes sociais mais usadas no momento. 

De acordo com uma pesquisa feita pelas empresas We Are Social e Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil. Ele fica atrás apenas do Facebook, do WhatsApp e do YouTube. 

São mais de 95 milhões de usuários na rede, apenas em nosso país. Por isso, aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce é fundamental para que você possa ter melhores resultados em vendas

Quer aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce? Veja 7 passos! 

Ok, você já entendeu que precisa aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce, não é mesmo? 

Agora, vamos ensinar como fazer isso de forma estratégica, visando atrair mais clientes e conquistar mais resultados positivos para a sua loja online. Acompanhe! 

1. Tenha um perfil bem organizado 

Essa dica pode até parecer batida, mas é fundamental que você tenha um perfil bem organizado. Use uma imagem de perfil bacana e crie uma descrição que conte em poucas palavras o que o seu negócio é. 

Também crie destaques, que são Stories que ficam fixas no perfil. Elas podem trazer pequenos vídeos com explicações sobre como realizar um processo no seu site ou usar um produto. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico! 

Outro ponto a que você deve estar atento é em relação ao feed. Poste imagens criativas e com um design atrativo e diferenciado, usando as cores da identidade visual da sua loja. 

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Por isso, impressione os visitantes do seu Instagram logo que eles entrarem no perfil. 

2. Aproveite ao máximo os Stories e Reels 

No início, o Instagram era apenas uma rede social para postar fotos. No entanto, novas funcionalidades foram sendo adicionadas e se tornaram “queridinhas” dos usuários. 

É o caso dos Stories, que são publicações que duram apenas 24 horas no perfil. Dentro dessa ferramenta você pode utilizar diversos outros recursos como as figurinhas de enquetes, testes, perguntas, gif etc. 

Já os Rells são vídeos curtos e divertidos, que podem ser usados de forma educativa e voltados para o entretenimento. Com eles, você pode fazer demonstrações de uso dos produtos, por exemplo. 

3. Use o IGTV 

O IGTV é a plataforma de vídeos mais longos do Instagram. Ela é ideal para você fazer lives demonstrando os produtos e tirando dúvidas dos seguidores. 

As lives, hoje em dia, são uma ferramenta de venda poderosa, tendo em vista que são um meio de comunicação interativo, prático e rápido. 

4. Escolha as melhores hashtags 

Ao fazer posts no Instagram, não esqueça de usar as hashtags indicadas para cada situação. Para isso, deve-se realizar um estudo para entender quais delas realmente podem trazer resultados para o seu negócio. 

Não é interessante colocar inúmeras hashtags e nenhuma delas ter relação com a sua loja ou com o conteúdo que está sendo abordado na publicação. 

Elas devem ser usadas para categorizar as publicações. Vamos supor que você tem um e-commerce de roupas masculinas, por exemplo. Nesse caso, quando mostrar os produtos, pode usar a hashtag #ModaMasculina. 

Dessa forma, quando os usuários clicarem na hashtag, poderão ver outras ofertas divulgadas no seu Instagram. 

5. Interaja com o seu público 

Para aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce, é de fundamental importância que você interaja com o seu público. 

Isso pode ser feito de diversas formas, como respondendo os comentários deixados nas publicações. Também é uma boa ideia usar as ferramentas interativas dos Stories, como as caixas de perguntas. 

Outra maneira interessante de interagir com a audiência é repostando conteúdos gerados por seus seguidores. 

Vamos voltar ao exemplo do e-commerce de roupas. Suponha que um cliente postou uma foto com um look que adquiriu na sua loja e marcou o seu perfil. Ao compartilhar a foto dele nos seus Stories, por exemplo, você demonstra que valoriza a audiência. 

6. Aposte na consistência dos posts 

Para que você consiga aumentar o engajamento dos posts, é muito importante que determine uma frequência de postagens consistente. 

Não existe uma regra sobre quantas publicações devem ser feitas no dia. Porém, para se manter relevante, é preciso ter consistência, ou seja, publicar sempre em intervalos similares, para que os usuários não fiquem sem conteúdo. 

Ter um cronograma de conteúdo bem detalhado é importante para evitar que você fique muito tempo sem postar. 

7. Analise os melhores horários 

Os melhores horários para postar no Instagram variam de negócio para negócio. No entanto, a própria rede social mostra relatórios sobre o comportamento dos usuários de cada página. 

Fique de olho nesses relatórios para descobrir quais são os horários que o seu público mais acessa o Instagram. Dessa forma, você consegue alcançá-los mais facilmente. 

Esses são os principais passos para você aumentar o engajamento no Instagram do seu e-commerce. Como dica extra, orientamos você a sempre produzir conteúdos de qualidade.

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