Por que sua loja virtual ainda não alcançou o volume de vendas que você quer?

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Experiência e persistência fazem muita diferença no meio virtual. Os primeiros resultados podem demorar para vir e, claro, algumas estratégias precisam de ajustes para que façam sucesso. Mas, muitas vezes, o lojista já tem muito tempo de e-commerce e mesmo assim não vê a quantidade de clientes aumentando. Já em outros casos, os clientes até compram, mas não voltam. Então, o que falta na loja virtual para que o volume de vendas cresça? 

Neste post, você vai entender o que pode estar faltando para que sua loja virtual aumente o número de vendas — e, é claro, o que fazer para reverter o problema. Confira! 

Falta segurança para sua loja virtual 

Proteção é crucial para a aquisição de clientes novos. Sua loja virtual pode ser nova ou até ter um tempo de estrada, mas não ser tão conhecida. Esses fatores pesam na hora de escolher uma loja virtual. O cliente vai preferir aquela em que amigos já compraram, há comentários nas redes sociais e que ele pode ver avaliações no YouTube, em blogs, fóruns, Reclame Aqui ou no Ebit. 

Por isso, você precisa oferecer recursos que demonstrem que sua loja virtual é segura, e que os clientes não se arrependam de ter comprado nela. Veja alguns exemplos: 

  • Certificação Ebit: além de oferecer diversos certificados aos seus associados, o Ebit também trabalha com um sistema de medalhas, que mostra aos consumidores o nível de credibilidade daquela loja; 
  • Certificado de segurança SSL: sites com certificado de segurança exibem um cadeado logo ao lado do https. Isso significa que as informações pessoais ali inseridas estão em segurança, ou seja, apenas o servidor do site poderá acessá-las; 
  • Site Blindado: a blindagem de sites é um serviço de auditoria de segurança oferecido exclusivamente pelo Site Blindado. Basicamente, consiste em uma série de que realiza uma série de scans automatizados capazes de identificar falhas e vulnerabilidades do seu sistema. Da mesma forma que os anteriores, é possível colocar um selo no seu site mostrando que o seu site tem uma certificação de outra empresa comprovando segurança. 

O usuário não conhece os consumidores da sua loja virtual 

Credibilidade é tão importante quanto a segurança. Sua loja virtual pode ser totalmente protegida, mas se você só recebe críticas nas redes sociais, o consumidor vai procurar a concorrência. 

Veja como trazer credibilidade à sua loja virtual e, de quebra, aumentar o volume de vendas: 

Coloque depoimentos no seu site 

Sim, mesmo uma loja virtual no início pode contar com depoimentos. E sabe como você consegue a opinião do cliente? Sim, isso mesmo: pedindo a ele. Depois de alguns dias da compra, envie um formulário perguntando sobre como foi a experiência de compra. 

É importante que ele tenha de 4 a 6 perguntas para guiar o cliente. Assim, você consegue uma resposta mais robusta que a de uma avaliação, que costuma ser objetiva e serve mais para para a análise interna da empresa. 

Coloque avaliações nas páginas de produto 

As avaliações são fundamentais para que o usuário saiba sobre a qualidade do produto e a experiência de compra. Você pode deixar um espaço para que o usuário avalie o produto comprado e a entrega, inclusive dando notas. Para isso, ele precisa fazer login para que o sistema reconheça que ele comprou aquele item. 

Em alguns casos, a própria empresa proporciona aquele espaço no site; em outros, uma empresa especializada recebe esses comentários, como a Trustvox. 

Você atrai o público errado 

A sua comunicação muitas vezes não atrai o público ideal, aquele que vai sempre comprar na sua loja. Exemplos: ter uma loja de peças eletrônicas e se voltar a um público mais interessado em novidades tecnológicas; vender sapatos de couro e focar no público adolescente. É preciso conhecer seu público e entender como você deve ser comunicar com ele. 

Mas como fazer isso? Primeiramente, investindo na sua persona, que é um arquétipo do seu cliente ideal. Isso é muito importante porque, com ela, você vai ter um perfil do público que sua loja virtual já tem (ou deseja ter). Além disso, saberá como ela consome internet, o que ela deseja e como a sua loja pode ajudar nisso. 

Com tantas informações em mãos, é hora de aprimorar sua identidade visual. Logo, tipografia, cartela de cores, layout, imagens — toda a parte visual deve remeter a uma ideia que seja a cara da sua loja virtual. 

Por fim, você deve investir no tom de voz do seu e-commerce. Sua persona é jovem ou mais velha? É estudante, está entrando no mercado de trabalho ou já tem uma carreira bem-sucedida? É alguém que troca de produtos constantemente ou prefere um item só, mas de altíssima qualidade? Tudo isso vai influenciar na forma de se comunicar com ela. 

Você não investe em marketing digital 

Tudo o que foi citado no tópico anterior faz parte do marketing digital, um grande conjunto de estratégias que pode aumentar bastante o volume de vendas da sua loja virtual. Isso porque ele lida desde a atração do cliente até o pós-venda, sem encerrar a relação quando a compra é finalizada. 

Dessa forma, o marketing digital aumenta seu volume de vendas não só atraindo clientes, mas também fazendo com que eles voltem a comprar na sua loja. 

Veja algumas estratégias de marketing digital nas quais você pode investir: 

  • blog: o blog é um veículo em que você não precisa investir em vendas diretamente. A intenção aqui é atrair o público de maneira orgânica, sem propagandas, trazendo apenas respostas para o que ele deseja saber; 
  • redes sociais: elas criam um relacionamento entre você e o cliente. As redes sociais dão mais liberdade para que você mostre novidades, produtos consagrados e promoções. Mas, ao mesmo tempo, é preciso trazer conteúdo rico para seu usuário, com dicas e informações que sejam do seu nicho; 
  • vídeo: por que não investir em um canal no YouTube? Você pode fazer reviews de produtos, tutoriais, entrevistas com especialistas e muito mais; 
  • podcast: muito do que for abordado em vídeo e no blog também pode ser trabalhado no áudio. Um podcast, aliás, até permite que você fale sobre um determinado assunto com mais detalhes, já que não é um tipo de conteúdo que deve ser consumido com pressa. 

Viu como há diversas formas de aumentar o volume de vendas da sua loja virtual? Como visto, o marketing digital é uma das maneiras mais certeiras de investir no crescimento do seu e-commerce. Mas, é claro, você não precisa fazer tudo sozinho. Veja agora 7 benefícios em contratar uma agência de marketing digital!

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