Veja em nosso artigo 5 ideias para elaborar um descritivo de produtos mais inovador e vender mais.
Se você souber trabalhar bem no descritivo de produtos do seu e-commerce, com toda certeza, as suas vendas crescerão muito.
Isso porque mais pessoas terão acesso às páginas do site, além de serem mais impactadas por textos altamente persuasivos.
Quer saber como fazer descrições mais vendedoras e conseguir disparar as vendas no seu e-commerce? Então, é só prosseguir com a leitura! Preparamos um conteúdo valiosíssimo para você.
Descritivo de produtos: saiba o que é
O descritivo de produtos pode ser considerado a base de conteúdo de qualquer loja virtual.
Trata-se do texto que acompanha as imagens, tendo o objetivo de educar, informar e converter leads em clientes.
É por isso que o descritivo de produtos deve ser muito bem planejado, adotando uma linguagem publicitária, mas sem perder o tom mais didático.
Afinal, você também precisa ensinar o usuário sobre como aquele item é utilizado e pode ser útil para sanar as suas dores.
Em suma, um bom descritivo de produtos deve trazer, no mínimo, as seguintes informações:
- o que é o produto;
- para que ele serve;
- o que o torna diferente de outros produtos disponíveis no mercado;
- do que ele é feito;
- de onde ele vem;
- como utilizá-lo.
5 dicas para fazer descrições mais vendedoras no e-commerce
Para que você saiba como fazer descrições mais vendedoras na sua loja virtual, preparamos uma série de dicas. Acompanhe!
1. Pesquise palavras-chave com alto volume de busca
Praticar o SEO é essencial para escrever um descritivo de produtos. Por isso, é bem importante que sejam pesquisadas palavras-chave com alto volume de busca, para que o redator possa aplicá-las no texto a ser elaborado.
Vamos supor que você tenha um e-commerce de eletrodomésticos e esteja elaborando o descritivo de uma batedeira.
Ao fazer uma pesquisa de SEO, você percebeu que as pessoas procuram muito por palavras-chave como: “como usar batedeira”, “melhor batedeira”, “batedeira para bolo” etc.
Com essa lista em mãos, tente colocar essas palavras de forma estratégica no descritivo.
Assim, o seu site ficará melhor ranqueado no Google e poderá ser encontrado quando os usuários realizarem esse tipo de pesquisa.
2. Siga a linguagem da sua marca nos descritivos
Para fazer descrições mais vendedoras, você também precisa seguir a linguagem da sua marca no texto.
Não é preciso fazer textos muito formais no e-commerce, caso você adote um tom mais descontraído e jovial nas redes sociais, por exemplo.
O ideal é seguir sempre o mesmo padrão de escrita e linguagem, para gerar uma identificação mais forte na sua persona e fazer com que ela identifique a sua marca.
3. Explore bem as necessidades que podem ser sanadas pelo produto
Quando alguém pensa em comprar uma furadeira, não está com um desejo incontrolável de ter essa ferramenta em casa. O que acontece é que esse usuário, por algum motivo qualquer, precisa ter um furo na parede de casa.
O furo pode ser para colocar um prego e pendurar um quadro na sala, para colocar a peça que fixa o chuveiro no banheiro, para colocar um gancho para pendurar casacos no hall de entrada etc.
É essa a ideia que deve ser seguida ao elaborar um descritivo de produtos! Pense nas inúmeras utilidades e formas como o item pode sanar as dores dos seus leads.
Assim, as pessoas perceberão que o produto que você está vendendo realmente é interessante e pode solucionar um problema que elas têm. Logo, ficarão mais interessadas em comprá-lo e conhecê-lo.
4. Aposte nos gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são decisões que a nossa mente toma sem nenhum esforço para isso.
Ao escrever de forma persuasiva, você pode instigar os usuários que acessam a sua loja a agirem dessa forma e comprar mais.
Um dos gatilhos que pode ser utilizado é o da escassez. Se um produto for de fabricação limitada, por exemplo, você pode usar frases como “São apenas 50 peças desse produto, garanta já a sua”.
Dessa forma, as pessoas não pensarão duas vezes e comprarão logo o produto, já que, se deixarem para depois, poderão ficar sem.
Outro gatilho muito utilizado em descritivo de produtos é o da urgência. Nesse caso, o texto deve fazer com que o cliente tenha o desejo de comprar logo o item que deseja, para não perder a oportunidade.
Sabe aquele slogan no Magazine Luiza, que diz “Só amanhã, no Magazine Luiza, você compra!”? Ele é um bom exemplo do gatilho da escassez e que pode ser usado no seu site.
5. Inclua depoimentos de clientes satisfeitos
Para fazer descritivos que vendem mais, a página dos produtos do seu e-commerce pode trazer dois ou três depoimentos de clientes satisfeitos, que contém os resultados que tiveram com eles.
A ideia é que as pessoas possam se identificar com esses usuários, que estão na mesma posição que elas, e decidam comprar os produtos que serão oferecidos.
Colocando tudo o que explicamos aqui em prática, você terá resultados muito mais positivos ao produzir o conteúdo de descritivo de produtos no seu e-commerce.
Contar com a ajuda de uma agência especializada pode ajudar muito nesse momento.
Para saber como escolher um parceiro para esse trabalho, leia o nosso artigo que fala sobre esse tema.