Como gerar vendas por meio do Marketing Digital?

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O meio digital possibilitou novas maneiras de criar negócios. Então, confira como gerar vendas utilizando marketing digital!

O meio digital permitiu uma nova forma de criar negócios e aumentar as vendas. Mas além de ter um perfil em cada rede social, é preciso saber como fazer a imagem online da sua marca. E nada melhor do que o marketing para criar uma presença digital sólida, com estratégia e resultados efetivos. 

Se você quer melhorar os resultados das vendas online, o marketing digital é a melhor opção. Neste post, você vai saber como aumentar seu lucro utilizando esse tipo de estratégia. Confira! 

Crie sua persona 

O primeiro passo para aumentar suas vendas é conhecendo seu cliente. Pode parecer um passo bobo, afinal o importante é vender independentemente do perfil de cliente, mas não se engane. Nenhuma estratégia de marketing digital vai funcionar se você não souber com quem se comunicar. 

Quando você já tem uma loja consolidada, fica mais fácil encontrar sua persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal. Ela é criada com base nos dados dos seus reais e potenciais clientes — por isso, ela provavelmente está na sua base de dados. 

Para montar sua persona, você precisa de informações como: 

  • faixa etária e gênero; 
  • status civil (tem filhos?); 
  • região de moradia; 
  • classe social; 
  • escolaridade; 
  • profissão; 
  • personalidade; 
  • estilo de vida; 
  • valores morais; 
  • gostos pessoais; 
  • tempo gasto em internet; 
  • ferramentas que ela usa para se informar; 
  • problema que ele enfrenta em sua área; 
  • como seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver esse problema; 
  • sensibilidade a preços de serviços e produtos (qual o valor máximo de um produto com bom custo-benefício?); 
  • qualidade desejada em um produto ou serviço. 

Existem diversos outros dados que podem ser inseridos na formação de uma persona. Quantos mais você tiver, melhor. Portanto, crie a sua utilizando os dados do seu sistema e fazendo pesquisas com seus atuais clientes. 

Escolha as redes sociais 

Quando se descobre a persona, fica mais fácil de saber quais redes sociais seus clientes utilizam. Com elas, você pode cativar novos clientes, fazer promoções-relâmpago e ter picos de aumentos de vida, criar um vínculo com o público e se tornar referência no seu segmento. 

Para isso, siga as dicas: 

  • use os stories: do Instagram, Facebook, WhatsApp ou todos. Os stories exigem menos produção e trazem mais proximidade com o público. Mostre novos produtos, promoções, bastidores de um e-commerce e fale sobre o trabalho dos colaboradores; 
  • não se resuma ao produto: não há graça em seguir redes sociais que mais parecem catálogo de revista. Aproveite para abordar assuntos que estejam de acordo com seu segmento, mas que sejam relevantes para sua persona; 
  • tenha um calendário de conteúdo: não adianta ter vários posts em um dia e ficar 5 sem postar. Redes sociais exigem planejamento e constância. Portanto, crie um calendário de conteúdo para que haja equilíbrio. Você pode até segmentar assuntos por dia; 
  • aproveite o WhatsApp Business: além de ser uma ótima ferramenta para suporte, também é possível otimizar vendas. 

Faça anúncios pagos 

Campanhas de anúncios pagos garantem vendas com mais rapidez. Ele leva seu negócio para pessoas com perfis semelhantes aos do seu público-alvo ou que estejam procurando por seu produto/serviço no momento. 

As principais formas de anúncios pagos são: 

  • Google Ads: são os famosos anúncios que aparecem nos resultados de busca do Google. Eles aparecem com base na palavra-chave utilizada na pesquisa, na qualidade do anúncio e no valor; 
  • redes sociais: cada rede social tem um tipo de plataforma de anúncio. Elas, no entanto, oferecem o mesmo em comum: levar sua campanha para quem tem um perfil parecido com os dados inseridos por você. 

Invista em conteúdo além das vendas 

Seu cliente não vai seguir suas redes sociais apenas para ver produtos — ele precisa ver valor no que você posta. Portanto, invista em conteúdo relevante para sua persona. Ele pode trazer diversos benefícios para seu negócio: 

  • transforma sua empresa em autoridade no assunto; 
  • aumenta o número de seguidores e o engajamento; 
  • “educa” o potencial cliente para consumir seu produto ou serviço; 
  • ajuda o cliente a ver o valor do seu produto ou serviço; 
  • proporciona estratégias de e-mail marketing mais certeiras; 
  • aumenta as vendas. 

Use o e-mail marketing 

Embora seja uma estratégia antiga, o e-mail marketing é muito efetivo. Você vai: 

  • falar com clientes que cederam o endereço de e-mail para a empresa; 
  • enviar novidades, promoções, descontos exclusivos; 
  • incentivar um cliente antigo a voltar a comprar na sua loja.

Para que uma estratégia de e-mail marketing traga resultados, você precisa segmentar e-mails. Mesmo uma loja com artigos de um mesmo segmento (perfumaria, por exemplo) deve oferecer itens que estejam de acordo com a última visualização do cliente. Além disso, nem sempre as mensagens devem ser diretamente sobre vendas. 

Um fluxo de nutrição de e-mails serve para educar seu cliente sobre seu produto ou serviço. É como uma “conversa” em que você oferece conteúdos (blogposts, e-books, infográficos) para preparar o usuário até que ele esteja pronto para comprar. É uma estratégia inteligente e que cria uma relação entre cliente e empresa, que pode perdurar até no pós-vendas. 

Atenção: trabalhe o e-mail marketing apenas com usuários que deixaram e-mails na sua base de dados. Nada de comprar mailings com endereços aleatórios e sair mandando spam internet afora. Isso vai afundar a imagem da sua empresa no meio digital. 

Aposte em remarketing e retargeting 

As taxas de abandono de carrinho são altíssimas no Brasil. Então, a criação de estratégias de marketing que pudessem reverter esse quadro e transformar em vendas era fundamental. Hoje, existem duas excelentes que você pode adotar: 

Remarketing 

O remarketing é o envio de “lembretes” ao usuário sobre o carrinho abandonado. Ele pode ser feito pelo e-mail ou aplicativo (caso sua empresa tenha um). 

Além do lembrete pouco depois do abandono de carrinho, você pode esperar alguns dias e oferecer um cupom de desconto para o cliente terminar a compra. 

Retargeting 

Já o retargeting é quando o produto colocado no carrinho começa a aparecer em anúncios de sites parceiros do Google. Isso é possível graças ao armazenamento de cookies. Você também precisa ter uma estratégia de Google Ads. 

O retargeting funciona durante 30 dias — o tempo em que os cookies ficam armazenados no computador do usuário. 
Viu como é possível aumentar as vendas por meio do marketing digital? Para garantir excelentes resultados, você precisa contar com especialistas. Então, confira 7 motivos para contratar uma agência de marketing digital!

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