Como aumentar a reputação da sua loja online e atrair mais clientes?

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Para que você consiga aumentar a reputação da loja online e conquistar mais clientes, listamos 4 dicas. Não deixe de conferir!

Você faz estratégias para aumentar a reputação da sua loja online? Essa pode ser uma boa maneira para atrair clientes e também fidelizá-los! 

A reputação é algo que existe como uma imagem que se forma na mente e se projeta na palavra de quem olha para a organização. 

Todas as empresas, sem exceção, tem uma reputação, que pode ser boa ou ruim. Ficar de olho nisso é importante para melhorar as estratégias de relações públicas do seu negócio. 

4 dicas para aumentar a reputação da sua loja online e atrair clientes 

No livro “A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das relações públicas podem fazer por você”, o autor Manoel Marcondes Neto explica que: “Construir uma reputação é algo que advirá de uma sucessão continuada de atitudes, comunicações com o público e apoio aos projetos de terceiros”. 

A partir disso, o autor acredita que as empresas que desejam construir uma boa reputação devem seguir quatro táticas básicas:

  1. Estudo dos públicos; 
  2. Desenvolvimento de uma comunicação institucional; 
  3. Divulgação; e 
  4. Gestão de crises de imagem pública. 

Com base nessas quatro táticas e trazendo essa realidade para o universo das lojas virtuais, são várias as ações que podem ser desenvolvidas na sua empresa. 

A seguir, apresentaremos uma série de dicas para aumentar a reputação da loja online que você administra e atrair mais clientes. Confira! 

1. Priorize o atendimento 

Oferecer um atendimento humanizado é algo essencial para aumentar a reputação da loja online. 

Em todos os canais em que você usa para conversar com o seu público, como WhatsApp, e-mail ou redes sociais, prezar pelo bom atendimento é muito importante. 

Oferecer treinamentos para os atendentes é uma boa maneira de garantir que o bom atendimento seja sempre praticado. 

2. Aposte no marketing de conteúdo 

Quando você publica conteúdos de qualidade e relevantes nas suas redes sociais ou blog, a sua marca passa a ser vista como uma autoridade naquele assunto. Sem dúvida, isso ajuda a construir uma boa reputação. 

Vamos supor que a sua loja virtual venda artigos esportivos. Nesse caso, você pode produzir conteúdos dando dicas de práticas esportivas, exercícios físicos, alimentação para atletas etc. 

A ideia é que as pessoas vejam a sua marca como uma referência, quando o assunto é aquilo que você vende. 

3. Apoie causas que são importantes para a sua audiência 

Para atrair clientes, uma boa ideia é demonstrar apoio público às causas que são importantes para a sua audiência.

Por isso, se o seu público valoriza ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo, buscar se engajar dessa forma é uma boa maneira de atrair a atenção das pessoas. 

Porém, esse engajamento deve ser real e não se limitar a uma publicação nas redes sociais, por exemplo. 

De nada adianta postar um card demonstrando apoio à causa LGBTQIA+, por exemplo, e não contratar essas pessoas para trabalhar nas operações da sua loja virtual. 

Essa é uma linha bastante tênue! O discurso deve ser sempre alinhado com a prática, caso contrário isso pode se virar contra o seu negócio, com as pessoas o acusando de oportunista. 

4. Resolva os problemas do seu cliente 

Como apontado por Marcondes Neto, a gestão de crises é um fator importante para melhorar a reputação de um negócio. 

De tal forma, é importante estar sempre buscando meios para resolver os problemas dos seus clientes e, assim, melhorar a sua reputação. 

Se algum cliente registrar uma queixa no Reclame Aqui, por exemplo, é importante solucionar a demanda o mais breve possível. Também torne público, no próprio site ou em suas redes sociais, o acordo que foi realizado. 

A ideia é que as pessoas passem a ver a sua loja como alguém que dá atenção para os clientes e está sempre à disposição para solucionar possíveis problemas que, porventura, possam surgir. 

5. Peça feedbacks aos clientes 

Os feedbacks direcionam as marcas para possíveis caminhos e soluções que muitas vezes a sua loja virtual precisa, mas você não consegue ver. 

Por isso, pedir feedbacks é algo sempre bem-vindo para melhorar a reputação de uma loja virtual. É uma boa ideia, por exemplo, fazer pesquisas de satisfação. 

Aplicando essas dicas que trouxemos, acreditamos que será possível aumentar a reputação da loja virtual que você administra e, por consequência disso, conseguir mais clientes. Por isso, não deixe de colocar tudo o que aprendeu em prática no seu negócio! 

A reputação das marcas está diretamente relacionada com o seu posicionamento. Para saber mais sobre isso, não deixe de ler o nosso artigo que aborda essa temática.

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