Para que você consiga aumentar a reputação da loja online e conquistar mais clientes, listamos 4 dicas. Não deixe de conferir!
Você faz estratégias para aumentar a reputação da sua loja online? Essa pode ser uma boa maneira para atrair clientes e também fidelizá-los!
A reputação é algo que existe como uma imagem que se forma na mente e se projeta na palavra de quem olha para a organização.
Todas as empresas, sem exceção, tem uma reputação, que pode ser boa ou ruim. Ficar de olho nisso é importante para melhorar as estratégias de relações públicas do seu negócio.
4 dicas para aumentar a reputação da sua loja online e atrair clientes
No livro “A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das relações públicas podem fazer por você”, o autor Manoel Marcondes Neto explica que: “Construir uma reputação é algo que advirá de uma sucessão continuada de atitudes, comunicações com o público e apoio aos projetos de terceiros”.
A partir disso, o autor acredita que as empresas que desejam construir uma boa reputação devem seguir quatro táticas básicas:
- Estudo dos públicos;
- Desenvolvimento de uma comunicação institucional;
- Divulgação; e
- Gestão de crises de imagem pública.
Com base nessas quatro táticas e trazendo essa realidade para o universo das lojas virtuais, são várias as ações que podem ser desenvolvidas na sua empresa.
A seguir, apresentaremos uma série de dicas para aumentar a reputação da loja online que você administra e atrair mais clientes. Confira!
1. Priorize o atendimento
Oferecer um atendimento humanizado é algo essencial para aumentar a reputação da loja online.
Em todos os canais em que você usa para conversar com o seu público, como WhatsApp, e-mail ou redes sociais, prezar pelo bom atendimento é muito importante.
Oferecer treinamentos para os atendentes é uma boa maneira de garantir que o bom atendimento seja sempre praticado.
2. Aposte no marketing de conteúdo
Quando você publica conteúdos de qualidade e relevantes nas suas redes sociais ou blog, a sua marca passa a ser vista como uma autoridade naquele assunto. Sem dúvida, isso ajuda a construir uma boa reputação.
Vamos supor que a sua loja virtual venda artigos esportivos. Nesse caso, você pode produzir conteúdos dando dicas de práticas esportivas, exercícios físicos, alimentação para atletas etc.
A ideia é que as pessoas vejam a sua marca como uma referência, quando o assunto é aquilo que você vende.
3. Apoie causas que são importantes para a sua audiência
Para atrair clientes, uma boa ideia é demonstrar apoio público às causas que são importantes para a sua audiência.
Por isso, se o seu público valoriza ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo, buscar se engajar dessa forma é uma boa maneira de atrair a atenção das pessoas.
Porém, esse engajamento deve ser real e não se limitar a uma publicação nas redes sociais, por exemplo.
De nada adianta postar um card demonstrando apoio à causa LGBTQIA+, por exemplo, e não contratar essas pessoas para trabalhar nas operações da sua loja virtual.
Essa é uma linha bastante tênue! O discurso deve ser sempre alinhado com a prática, caso contrário isso pode se virar contra o seu negócio, com as pessoas o acusando de oportunista.
4. Resolva os problemas do seu cliente
Como apontado por Marcondes Neto, a gestão de crises é um fator importante para melhorar a reputação de um negócio.
De tal forma, é importante estar sempre buscando meios para resolver os problemas dos seus clientes e, assim, melhorar a sua reputação.
Se algum cliente registrar uma queixa no Reclame Aqui, por exemplo, é importante solucionar a demanda o mais breve possível. Também torne público, no próprio site ou em suas redes sociais, o acordo que foi realizado.
A ideia é que as pessoas passem a ver a sua loja como alguém que dá atenção para os clientes e está sempre à disposição para solucionar possíveis problemas que, porventura, possam surgir.
5. Peça feedbacks aos clientes
Os feedbacks direcionam as marcas para possíveis caminhos e soluções que muitas vezes a sua loja virtual precisa, mas você não consegue ver.
Por isso, pedir feedbacks é algo sempre bem-vindo para melhorar a reputação de uma loja virtual. É uma boa ideia, por exemplo, fazer pesquisas de satisfação.
Aplicando essas dicas que trouxemos, acreditamos que será possível aumentar a reputação da loja virtual que você administra e, por consequência disso, conseguir mais clientes. Por isso, não deixe de colocar tudo o que aprendeu em prática no seu negócio!
A reputação das marcas está diretamente relacionada com o seu posicionamento. Para saber mais sobre isso, não deixe de ler o nosso artigo que aborda essa temática.