Política de Privacidade: Como criar de acordo com a LGPD

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A nova LGPD entrou em vigor em Agosto de 2021, saiba como criar uma Política de Privacidade da maneira correta. Confira!

A Política de Privacidade é estritamente necessária para sempre que você coletar e armazenar qualquer tipo de informação pessoal. Esses dados incluem nome, endereço de e-mail, endereço de envio e cobrança, detalhes da conta e do cartão de crédito, entre outros. 

Agora isso passou a ser mais rigoroso e necessário do que antes, devido à nova Lei de Proteção de Dados (LGPD). A política de privacidade deverá ser publicada em uma página visível do site e explicar o que acontece com as informações pessoais que são fornecidas, e sem qualquer duplo sentido, para que o cliente entenda exatamente como funciona e assim não gerar problemas futuros. 

O que não pode faltar na política de privacidade de acordo com a LGPD: 

  • Informações gerais sobre a empresa/organização;
  • Informações sobre o tratamento de dados:
  • Quais dados pessoais são coletados (inclusive os dados não informados pelo usuário, como IP, localização, etc);
  • Onde os dados são coletados (fonte);
  • Para quais finalidades os dados são utilizados;
  • Onde os dados ficam armazenados;
  • Qual o período de armazenamento dos dados (retenção);
  • Uso de cookies e/ou tecnologias semelhantes;
  • Com quem esses dados são compartilhados (parceiros, fornecedores, subcontratados);
  • Informações sobre medidas de segurança adotadas pela empresa;
  • Informações sobre exercícios de direitos:
  • Orientações sobre como a empresa/organização atende aos direitos dos usuários;
  • Informações sobre como o titular de dados pode solicitar e exercer os seus direitos;
  • Informações de contato do Data Protection Officer (DPO) ou encarregado de proteção de dados da organização.

Para facilitar o processo de criação, você pode utilizar ferramentas, como o Gerador de Política de Privacidade, criado pela Nuvemshop e, de acordo com a empresa, já adaptado a LGPD.Por fim, lembre-se que o ideal é criar o seu próprio modelo baseado nas suas condições de armazenamento, e é de extrema importância validar o texto caso use geradores de e-mail como o da Nuvemshop.

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