Como enviar e-mails automáticos no seu e-commerce?

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Uma das estratégias de marketing mais antigas é o envio de e-mail marketing. Mas como enviar e-mails automáticos no seu e-commerce da maneira correta?

O Marketing Digital possibilitou uma grande gama de ferramentas para divulgar seu e-commerce e atrair mais clientes. No entanto, uma das mais antigas é também uma das mais eficazes até hoje: o e-mail marketing. Obviamente, não é possível enviar uma mensagem para cada cliente — você precisaria mover toda uma equipe para um trabalho cansativo e burocrático. Hoje, existem diversas ferramentas que permitem enviar e-mails automáticos no e-commerce. 

Se você quer aumentar suas vendas e reter clientes, as mensagens não podem ficar de fora da sua estratégia. Confira agora nossas dicas para enviar e-mails automáticos no seu e-commerce

O que é uma estratégia de e-mail marketing?

É o envio de e-mails para usuários ou clientes que já tenham deixado seu contato com a loja. Você pode fazê-lo de diferentes formas: 

Boas-vindas 

Quando o usuário se cadastra para receber e-mails do seu e-commerce, o ideal é que você envie uma mensagem de boas-vindas. Ela começa agradecendo pelo cadastro e pode contar com um cupom de desconto para que o cliente já se sinta motivado a fazer uma compra. 

Newsletter 

A newsletter é um resumo semanal ou mensal do que de melhor aconteceu no seu negócio nesse período. Com ela, você pode mostrar uma nova marca que chegou na sua loja, os melhores posts do seu blog, alguma live ou webinar que tenha acontecido no seu canal, alguma categoria de produtos que tenha entrado em promoção e muito mais. 

Remarketing 

Sabe quando o usuário seleciona um produto, coloca no carrinho e não efetua a compra? Isso é mais comum do que parece, mas pode ser revertido com essa estratégia. 

O remarketing nada mais é do que o envio de e-mails para relembrar o usuário daquele carrinho esquecido. Ele pode: 

  • mandar um aviso do tipo “ei! Não se esqueça desses produtos”; 
  • enviar um cupom de desconto para que ela efetue aquela compra; 
  • mandar um lembrete de promoções ou descontos de outros produtos relacionados.

O mais interessante desse tipo de estratégia é que ela desperta novamente o desejo de compra. 

Sazonal 

É o envio de e-mails automáticos em épocas especiais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e aniversário do cliente. Além do desejo de boas festas, você pode enviar algum cupom de desconto, sugerir combos de presentes ou convidar o usuário a conferir promoções. 

Promocional 

Um e-commerce tem uma grande abundância de produtos. Portanto, enviar um e-mail genérico ou com ofertas de câmeras DSLR para quem comprou um celular, por exemplo, pode não ser a estratégia mais eficaz para atrair o usuário. 

Aqui é o momento em que você envia e-mails com produtos que estejam relacionados ao visualizado ou comprado pelo usuário. 

Por exemplo: um cliente que comprou um celular pode estar interessado em fones de ouvido, tablets ou caixinhas de som Wi-Fi. Já alguém que comprou tênis de corrida provavelmente quer ver outros modelos do mesmo tipo, além de roupas e acessórios propícios à prática do esporte. 

Toda essa seleção de produtos é feita com base nos dados de comportamento de navegação coletados pelos cookies. São eles que vão mostrar quais produtos um comprador de celular ou de tênis de corrida gosta de adquirir. 

Atenção: é imprescindível que esses envios só aconteçam com clientes que já tenham deixado o e-mail com o seu e-commerce. Senão, sua loja estará enviando spam — e isso acaba com a reputação de negócios online, dando a impressão de fraude.

O que é essencial ao enviar e-mails automáticos no seu e-commerce? 

Seria cômico (aliás, trágico) escrever todas as mensagens eletrônicas para os seus clientes. Perderia até o sentido do nome “mensagem eletrônica”. Por isso, toda e qualquer empresa precisa enviar seus e-mails automaticamente. 

Veja o que você não pode esquecer ao enviar mensagens automáticas: 

Misture as estratégias 

Outro fator importante é que apenas o uso de uma estratégia pode não trazer o resultado desejado. Você pode, por exemplo, enviar newsletter, remarketing e e-mails com ofertas ao mesmo tempo. No entanto, é preciso ter moderação — se o usuário perceber que só tem mensagens da sua loja na caixa de entrada dele, vai bloquear ou solicitar exclusão da sua lista de contatos. 

Trabalhe o pós-venda 

A relação entre consumidor e empresa não pode acabar com a compra. O usuário precisa perceber que você se importa em mantê-lo na sua base de clientes. Você pode enviar uma pesquisa sobre satisfação e algum código promocional para ser usado na próxima compra. 

Quais ferramentas usar para enviar e-mails automáticos no seu e-commerce? 

Se você quer enviar e-mails automáticos no seu e-commerce, precisa conhecer as ferramentas certas para isso. Confira algumas perfeitas para lojas virtuais: 

RD Station Marketing 

A RD Station é a ferramenta de automação de marketing líder na América Latina. Sua intenção é de centralizar todas estratégias de marketing em uma mesma plataforma, incluindo a criação e o disparo de e-mails. 

Funciona assim: o usuário faz uma ação no seu site e vai receber um e-mail automático específico. Se ela fez uma compra, recebe o e-mail X; um cadastro na newsletter, e-mail Y. Além disso, identifica em qual fase do funil o visitante está, quantas compras fez, quais conversões realizou e muito mais. Com isso, é possível montar mensagens que serão automaticamente disparadas quando o cliente chegar na etapa desejada. 

Por fim, a RD Station Marketing permite a segmentação e a análise de resultados — algo muito importante para perceber se enviar e-mails automáticos no seu e-commerce tem alcançado os objetivos desejados. 

MailChimp 

Uma das ferramentas de disparos de e-mail mais famosas do mundo, o MailChimp é preferência tanto para quem está começando agora quanto para os mais experientes. Isso porque ela oferece desde os recursos básicos até os mais complexos. 

Para um e-commerce, ela é uma excelente escolha por sua capacidade de integração: Shopify, Magento, Woo Commerce e até o Google Analytics podem se agregar a ela. Assim, você pode criar e disparar e-mails mais precisos com o histórico de navegação e comportamento do usuário. 

Mailbiz 

Quer enviar e-mails automáticos no seu e-commerce e, de quebra, ter a consultoria de profissionais do ramo? Então, a Mailbiz é a plataforma ideal para você. 

A ferramenta oferece ao cliente um analista que ajuda o e-commerce a ampliar o engajamento e as vendas usando e-mail marketing. Além disso, conta com diversos recursos, como segmentações, testes A/B, automações, relatórios em tempo real e integração com Google Analytics e diversas plataformas de e-commerce. 

SendinBlue 

O SendinBlue é uma ótima alternativa para enviar e-mails automáticos no e-commerce. A plataforma pode mandar tanto mensagens transacionais (respostas automáticas) quanto as de estratégia de marketing. Você também pode fazer a automação de marketing para acompanhar clientes e otimizar os resultados da estratégia.

A plataforma permite toda a criação do e-mail (incluindo o design), o envio personalizado (com o nome do usuário), testes A/B e tem até uma ferramenta de otimização de tempo (seu e-mail é enviado no momento ideal para determinado cliente). 
Viu como é possível enviar e-mails automáticos no seu e-commerce e efetuar muito mais vendas? Mas você não precisa fazer esse trabalho sozinho. Contar com profissionais experientes e especializados em e-commerce vai fazer toda a diferença nos resultados da sua loja. Então, confira como os nossos parceiros podem ajudar você a aumentar as vendas de fim de ano!

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