O que é dropshipping e como ter sucesso com esse tipo de e-commerce?

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Entenda o que é dropshipping e veja se esse modelo de negócio pode ou não ser útil para a sua empresa.

Você sabe o que é dropshipping? Essa modalidade de e-commerce está bastante em alta e, se bem trabalhada, pode ser bem lucrativa para os empreendedores da área. 

Na prática, o dropshipping funciona como uma vitrine terceirizada, ou seja, você expõe os seus produtos em um espaço virtual que já existe e é gerenciado por outras empresas. 

Quer saber mais sobre como tudo isso funciona? Então, prossiga com a leitura e contarei tudo para você! 

Afinal, o que é dropshipping?

Chamamos de dropshipping o método de vendas em que o vendedor não mantém nenhum produto em estoque, deixando todas as operações logísticas para terceiros. 

De tal modo, o dono da loja de dropshipping atua apenas como um intermediário para a compra e é o responsável por todas as questões que envolvem o marketing e as vendas propriamente ditas. 

A termo dropshipping é a junção de duas palavras da língua inglesa: drop, que significa “largar” e shipping, que é traduzida como “remessa”. 

Logo, ao praticar o dropshipping, é como se uma empresa “largasse” toda a sua remessa para outra. 

Exemplos desse tipo de negócio não faltam e é bem provável que você já tenha comprado de algum deles. 

Amazon, AliExpress, Shopee, Magalu, entre outros grandes e-commerces atuam nessa modalidade, para você ter uma ideia. 

Como o dropshipping funciona?

Agora você já tem uma ideia sobre o que é dropshipping. Porém, é importante que entenda como tudo funciona, na prática. Veja, a seguir, um passo a passo! 

  1. Realização da compra: o cliente acessa o e-commerce e faz a compra; 
  2. Repasse para o parceiro: a loja recebe o pedido do cliente e repassa ao parceiro dropshipping; 
  3. Organização do pedido: o fornecedor parceiro recebe o pedido e começa a preparar toda a parte logística, como separação, organização e transporte; 
  4. Entrega: o pedido é entregue com segurança na casa do cliente.

Quais são as vantagens e desvantagens do dropshipping? 

Quando você começa estudar mais e entender o que é dropshipping, percebe que esse é um modelo que apresenta vantagens e desvantagens. Mostrarei, na sequência, as principais! 

Vantagens do dropshipping 

Entre as principais vantagens do dropshipping, estão as seguintes: 

  • Baixo investimento
    Como você não terá que investir em produtos, tampouco em operações logísticas, não é preciso dispor de muito capital para iniciar um dropshipping.
  • Poucas despesas com o negócio
    Não é preciso ter nem mesmo uma sala comercial para que a sua empresa funcione no modelo dropshipping.

    O gerenciamento do e-commerce pode ser feito em sua casa, em coworkings ou em qualquer outro local. Isso reduz muito as despesas fixas do negócio, o que pode proporcionar mais lucros.
  • Ampla variedade de produtos para os clientes

    Como você não tem limites de parcerias, pode firmar contratos com diversas empresas, para que elas utilizem a sua “vitrine”.

    Isso aumenta a variedade de produtos disponíveis para os clientes. Logo, podem ser desenvolvidas ações de marketing para subir o ticket médio da loja virtual, por exemplo. 

Desvantagens do dropshipping
Assim como todos os tipos de negócios, o dropshipping também tem algumas desvantagens e riscos. As principais são: 

  • Ampla concorrência

    Os fornecedores de dropshipping não trabalham com exclusividade para uma única loja. Isso quer dizer que os mesmos produtos que estão no seu e-commerce também poderão aparecer em concorrentes.

    Para quem está começando, brigar de igual para igual com grandes nomes do mercado pode ser um grande desafio. 
  • Problemas de logística
    Caso o cliente demore para receber o que comprou ou tenha uma experiência negativa com o produto, como ele chegar quebrado ou amassado, a responsabilidade será sua.

    Afinal, o cliente comprou de você e não do seu parceiro. Logo, você terá que correr atrás para resolver essas situações e evitar danos de imagem e até mesmo processos judiciais. 
  • Baixa margem de lucro
    Como você apenas faz a intermediação entre os clientes e os fornecedores de produtos, pode ser que o negócio tenha uma baixa margem de lucro.

Por isso, em muitos casos, pode ser necessário vender muito para que o negócio tenha lucro. Em contrapartida, como os seus gastos também são poucos, essa desvantagem pode ser amenizada.

Tendo o conhecimento dos prós e dos contras do dropshipping, convém colocar tudo na ponta do lápis para que veja se esse modelo vale ou não a pena para você. 

Como montar um dropshipping de sucesso? 

Se você está pensando em começar uma loja virtual no modelo dropshipping, tenho algumas dicas para repassar. Veja! 

Defina um nicho de mercado 

Atirar para todos os lados não é bom para quem deseja “entrar na briga” das vendas online. O ideal é que você foque em um determinado nicho. 

Se você tiver uma loja de maquiagens, por exemplo, pode focar os anúncios e todo o marketing para o perfil de público que costuma comprar esses itens. 

Teste os produtos dos fornecedores 

Para que a imagem do seu negócio não seja prejudicada, convém testar os produtos dos fornecedores. Dessa forma, você atesta que realmente se tratam de itens de qualidade para os seus clientes. 

Também é importante garantir que os fornecedores tenham uma boa logística de distribuição para os consumidores. 

Tenha um bom site 

Ter um site de qualidade é pré-requisito básico para se dar bem no mercado de dropshipping. 

Existem algumas plataformas próprias para esse modelo, como a Shopify e a Nuvemshop, entre outras. 

Espero que, com este conteúdo, você tenha conseguido entender melhor o que é dropshipping. Assim, se julgar interessante, pode começar a investir nesse modelo de negócio. 
Para quem está ingressando no mercado de e-commerce, saber como definir uma política de troca também é interessante. Leia agora o meu artigo que fala sobre esse assunto!

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