Quais os e-mails automáticos que todo e-commerce deveria ter?

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Existem alguns e-mails automáticos que devem ser usados por todo e-commerce que deseja aumentar as vendas. Veja quais são eles!

Os e-mails automáticos, como o próprio nome sugere, são mensagens enviadas automaticamente para os usuários, sem que seja necessário o trabalho humano. Para um e-commerce, usar desse recurso pode ser uma ferramenta de marketing poderosa. 

Para enviar os e-mails automáticos, você pode contar com diversas ferramentas de e-mail marketing que estão disponíveis no mercado. 

No entanto, mais importante do que a escolha da ferramenta a ser utilizada são as mensagens que serão enviadas. Existem alguns e-mails automáticos que devem estar na estratégia de marketing digital de qualquer e-commerce. 

Veja 7 exemplos de e-mails automáticos infalíveis para e-commerce 

Para ajudá-lo, criamos uma lista com exemplos de e-mails automáticos para e-commerce que são infalíveis. Confira e os adote em suas estratégias! 

1. E-mail de carrinho abandonado 

De acordo com um estudo realizado pela SaleCycle, mais de 68% dos carrinhos de lojas online são abandonados antes da finalização da compra. 

Já imaginou o quanto você lucraria se, pelo menos uma parte dessas pessoas, finalizasse os pedidos? É por isso que você deve enviar uma mensagem alguns minutos ou horas após o abandono. 

Você pode mandar mensagens do tipo: “Olá, fulano! O produto X, que você deseja, está te esperando. Não perca essa oportunidade!”. 

2. Cupom de desconto para a próxima compra 

A distribuição de cupons de desconto é uma excelente maneira de fidelizar clientes no seu e-commerce. Essa estratégia também pode ser executada a partir dos e-mails automáticos. 

Assim que um cliente finaliza uma compra, portanto, ele pode receber um cupom com X% de desconto na próxima vez que comprar algo no site. 

Lembre-se de colocar um prazo de validade no cupom, como três ou quatro meses, por exemplo. Quando o período de expiração estiver próximo de ocorrer, deixe programada outra mensagem, lembrando o cliente de usar o desconto. 

3. Recomendações de alguns produtos após a compra 

As recomendações de produtos após a compra também são exemplos de mensagens de e-mails automáticos que todo e-commerce deve ter. Elas podem ser enviadas um ou dois dias após a compra. 

O mais indicado é sempre trabalhar de forma segmentada, oferecendo serviços que complementem o que o cliente comprou anteriormente. 

Se você tem um e-commerce de itens esportivos e um usuário comprou um par de chuteiras, por exemplo, você pode enviar a oferta de uma bola ou outro item para a prática do futebol. 

Agora, se você tem uma livraria e o cliente comprou um livro de suspense, pode enviar recomendações de outras obras do mesmo gênero. 

Enfim, busque sempre criar relações entre os produtos para conquistar mais vendas, por meio da personalização da publicidade. 

4. E-mails de rastreio 

Quando alguém faz uma compra em um e-commerce, fica ansioso para que o produto chegue logo na sua casa. Por isso, os e-mails automáticos de rastreio são tão importantes para manter um bom relacionamento com os clientes. 

Você pode enviar uma mensagem com o código de rastreio dos correios ou outra da sua transportadora parceira. Dessa forma, o cliente poderá utilizá-lo para saber onde o produto que ele comprou se encontra e qual é a estimativa de entrega. 

5. Newsletter 

Se você desenvolve estratégias de marketing de conteúdo para o seu e-commerce, é uma boa ideia ter uma newsletter mensal, trazendo um resumo dos materiais que foram publicados no seu blog e outros canais. 

A ideia aqui é manter um relacionamento com os clientes, para que eles sigam engajados com a sua marca. 

Faça um pequeno resumo de cada um dos conteúdos publicados nas últimas semanas e disponibilize o link para que os destinatários possam fazer a leitura na íntegra. 

6. E-mails de aniversário 

Quando você lembra que um familiar ou amigo está de aniversário, qual é a primeira coisa que faz? É bem provável que você mande uma mensagem de parabéns e também compre um presentinho, não é mesmo? 

Para manter um bom relacionamento com os clientes do e-commerce e gerar mais vendas, você pode fazer o mesmo. Tenha um cadastro com as datas de aniversários dos clientes e envie mensagens de felicitações nessa data especial. 

Os e-mails automáticos de aniversário podem vir acompanhados de um cupom de desconto no e-commerce. De tal maneira, os clientes se sentirão presenteados e poderão comprar na sua loja virtual pagando um preço especial no dia em que celebram mais um ano de vida. 

7. Pesquisa de satisfação 

Saber ouvir os clientes é essencial para mantê-los fidelizados. Afinal, se você diagnosticar que algo não está saindo como o planejado, pode rever a estratégia e fazer mudanças para que os usuários se sintam mais prestigiados. 

As pesquisas de satisfação também podem ser feitas via e-mails automáticos. Para isso, compartilhe formulários simples, em que os usuários devem avaliar determinados aspectos do e-commerce dando notas de 0 a 10, por exemplo. 

Para incentivar as participações nas pesquisas, um cupom de desconto pode ser oferecido para quem topar enviar a sua opinião. 

Com esses e-mails automáticos, ficará mais fácil do seu e-commerce se destacar nas estratégias de marketing digital e aumentar as vendas. Afinal, é esse o seu grande objetivo, não é mesmo? 
Os e-mails automáticos são parte importante de uma estratégia de inbound marketing. Você pode saber mais sobre isso em nosso e-book “Aplique Inbound Marketing no seu E-commerce”. Baixe agora mesmo!

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