Como o Marketing de Conteúdo pode alavancar as vendas do seu e-commerce?

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Você já começou em investir em marketing de conteúdo para seu e-commerce? Veja agora o que é, passos e ferramentas para colocá-lo em prática!

O meio digital traz diversas estratégias para um negócio. Hoje, você já não precisa de uma loja física para fazer suas vendas e, de quebra, consegue clientes do país inteiro. Mas, atualmente, é impossível pensar em uma que não envolva marketing de conteúdo. 

Pensando em todos os aspectos da comunicação — desde a imagem até o contato com o cliente —, o marketing de conteúdo faz com que toda a mensagem da empresa seja relevante e útil para o usuário. Portanto, ela permite que seu e-commerce esteja mais consciente da responsabilidade que tem sobre toda a relação com seu público. 

Neste post, você vai descobrir como o marketing de conteúdo pode trazer resultados incríveis para seu e-commerce. Confira! 

Afinal, o que é marketing de conteúdo? 

É tudo aquilo produzido em redes sociais, blog, site e quaisquer ferramentas de comunicação entre empresa e usuário/cliente. O objetivo é oferecer conteúdo gratuito, relevante e confiável para o usuário, que começará a enxergar sua empresa como autoridade no segmento. Como objetivo, sempre que ele precisar de seu produto ou serviço, é a sua empresa que ele vai procurar. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de médio e longo prazos. Como é algo que envolve pesquisa, estratégia e relacionamento, pode demorar de 6 a 18 meses para trazer os resultados desejados. No entanto, eles são mais sólidos e duradouros que os feitos por outras estratégias de marketing. 

Como o marketing de conteúdo funciona? 

O marketing de conteúdo se divide em 4 aspectos: 

  • atrair visitantes; 
  • converter visitantes em leads; 
  • fechar negócios para que leads se transformem em clientes; 
  • encantar para que clientes se transformem em divulgadores da marca. 

Isso significa que ele se baseia em uma estratégia com início, meio e fim — mesmo que alguns usuários entre e saiam em etapas diferentes. 

O mais interessante é que o marketing de conteúdo não termina após o fim da venda. Como visto, o relacionamento continuará não só para que ele volte a comprar no seu e-commerce, mas também para que traga outras pessoas para a loja. 

Como o marketing de conteúdo pode transformar os resultados de um e-commerce?

Conheça ferramentas utilizadas em uma estratégia de conteúdo que vão mudar a relação do seu e-commerce com o cliente: 

Persona 

O marketing de conteúdo não começa se, antes, você não entender para quem está falando. Melhor do que definir seu público-alvo, criar uma persona permite que você fale de maneira mais personalizada porque, teoricamente, você está falando para apenas uma pessoa. 

Entender a persona permite que você: 

  • alinhe o tom de voz da sua marca; 
  • crie temas para seus conteúdos; 
  • crie uma estratégia de relacionamento; 
  • entenda os produtos e serviços que ela deseja encontrar no seu e-commerce. 

Portanto, embora seja peça-chave na sua estratégia de marketing de conteúdo, a persona impacta diretamente nas suas vendas. 

Blog 

O blog é uma ferramenta clássica de marketing de conteúdo porque traz, de maneira simples, as respostas para muitas dúvidas dos leitores. O objetivo aqui é colocar conteúdo que seja realmente interessante para o usuário, mas de maneira clara para que ele entenda. 

Embora o blog não seja tão prático quanto as redes sociais, ele pode, em longo prazo, colocar sua loja nas primeiras posições do Google sem que você precise de um anúncio pago. Isso porque o algoritmo considera o tempo de criação como um fator para ranquear os textos. Além disso, a ferramenta permite que você aborde diversos temas do seu segmento de maneira mais aprofundada. 

Por fim, o blog também é uma ferramenta multimídia — você pode inserir fotos, gráficos, vídeos, redes sociais e podcasts nele.

Mas para que a ferramenta traga os resultados desejados, ela precisa estar alinhada às normas de SEO. Assim, você garante que ele seja encontrado e indexado pelo Google. 

Redes sociais 

Indispensáveis para qualquer negócio, as rede sociais hoje são a grande ferramenta de marketing de conteúdo. Plataformas como o Facebook e o Instagram permitem conteúdo multimídia e até mesmo vendas dentro de suas páginas e perfis. 

Veja como o marketing de conteúdo praticado nelas pode trazer resultados para seu e-commerce: 

  • relacionamento: as redes sociais possibilitam que o consumidor converse diretamente com a marca, tire dúvidas e resolva problemas com mais rapidez; 
  • conteúdo: mais rápido e constante, mas igualmente útil; 
  • novidades: você pode mostrar o que há de mais novo no seu e-commerce; 
  • hiperlinkagem: é possível colocar um botão para que a pessoa clique na foto e vá fazer a compra no seu e-commerce. 

Lembre-se de que marketing de conteúdo nas redes sociais exige constância. Portanto, não adianta apenas ter uma página; é preciso atualizá-la com base em um calendário de conteúdo. 

Vídeos 

Você sabia que o YouTube é o segundo maior buscador e segundo site mais acessado no mundo? Em ambas as categorias, ele perde apenas para o Google. Portanto, uma estratégia de marketing de conteúdo na plataforma de vídeos mais acessada da internet também pode trazer não só excelentes resultados de vendas, mas transformar seu e-commerce em uma autoridade no segmento. 

Quando as estratégias de marketing começarem a dar o retorno e você puder aumentar sua verba para o setor, pode investir no marketing de conteúdo no formato vídeo. O YouTube exige uma produção maior, mas leva seu e-commerce para pessoas do país (e do mundo) inteiro. 

Mas os conteúdos em vídeo não precisam se resumir ao YouTube. O Instagram conta com diferentes recursos, como Reels, IGTV, stories e lives, que podem ser feitas com uma produção menor. Além de conteúdos relevantes, você pode mostrar o dia a dia de um e-commerce, novidades na loja e promoções-relâmpago de maneira mais despretensiosa. 

Podcast 

O podcast é uma ferramenta mais antiga, mas que vem ganhando relevância nos últimos anos por sua praticidade. Afinal, a persona não precisa parar o que está fazendo para acompanhá-lo — o que é algo muito útil nos dias de hoje. E um e-commerce pode sim aproveitar desse recurso para investir em seu marketing de conteúdo. 

Então, se você tem um e-commerce sobre produtos eletrônicos, por exemplo, pode falar sobre as novidades do mercado, novas tecnologias, celulares, eventos, gadgets e tudo o que envolva esse segmento. Levar especialistas também é interessante porque traz mais interesse e autoridade ao seu conteúdo. 
Viu como é possível usar o marketing de conteúdo para trazer mais resultados ao seu e-commerce? Essa estratégia faz parte de uma ainda maior — o inbound marketing. Então, confira como ela pode ajudar seu negócio a lucrar mais!

Newslleter

Article-img_3-13122021.jpg

Não perca

Usamos cookies para segurança, análises de navegação, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.