Aprenda agora mesmo o que é dropshipping e como ter sucesso ao apostar nesse tipo de estratégia para e-commerce!
Já pensou em colocar os seus produtos em uma plataforma capaz de conectar compradores e vendedores do mundo inteiro? Isso é possível com o dropshipping, um tipo de e-commerce que não para de crescer.
Grandes nomes do mercado digital, como Amazon, Ebay, Mercado Livre e Ali Express trabalham com essa modalidade. Para o seu negócio online, essa pode ser uma alternativa das mais interessantes.
Se você quer saber mais sobre o dropshipping e como essa modalidade funciona, prossiga a leitura! Vou apresentar tudo o que é necessário para ter sucesso nesse tipo de e-commerce.
Dropshipping: entenda mais sobre esse conceito
Dropshipping é um termo em inglês, que aglutina as palavras “drop”, que significa “largar” e “shipping”, que pode ser traduzida como “remessa”.
Dessa forma, resumidamente, dropshipping é a atividade em que uma empresa deixa que outra cuide de parte ou todo o seu estoque de produtos.
Ou seja, a loja virtual fica responsável apenas por realizar as vendas e os fornecedores parceiros são quem enviam os produtos para os clientes.
Nesse modelo de negócio, os lucros são divididos entre as partes. A empresa que faz a venda do estoque de produtos fica com a diferença entre o preço cobrado para o usuário e o valor destinado ao serviço prestado pelo parceiro.
Na prática, todo mundo sai ganhando! É por isso que esse modelo de negócio está sendo cada vez mais procurado por quem pensa em empreender na internet.
Dropshipping na prática: veja um exemplo de como o conceito se aplica no dia a dia do e-commerce
Para que você entenda como o dropshipping funciona na prática, vou apresentar um exemplo de situação.
Imagine que o cliente acessa um e-commerce, escolhe os produtos que deseja adquirir e faz a compra por lá. Após o pagamento ser confirmado, automaticamente esse pedido é repassado para um dos fornecedores parceiros da loja virtual.
O parceiro, que é quem tem o estoque dos produtos em mãos, providencia o envio do pedido até a casa do cliente, via Correios ou transportadora.
Vale lembrar que, para o cliente, todo esse processo não é mostrado. Muitas vezes, a pessoa que fez a compra nem fica sabendo que o seu pedido foi entregue por um terceiro.
Vantagens e desvantagens desse tipo de e-commerce
Apostar no dropshipping pode ser bastante vantajoso para quem está iniciando um negócio no meio digital. Entre as principais vantagens obtidas, destaco as seguintes:
- operações e responsabilidades logísticas concentradas no fornecedor;
- ampla variedade de produtos para serem vendidos na loja virtual;
- abertura de loja virtual com redução de custos e riscos;
- e redução de custos com equipe de colaboradores.
Apesar disso, o dropshipping também apresenta algumas desvantagens ou pontos críticos, que devem ser analisados e considerados. Dessa forma, eles não se tornam empecilhos para o negócio.
Entre os principais pontos que demandam mais atenção do empreendedor que aposta no dropshipping estão:
- total dependência de terceiros para o funcionamento do negócio;
- risco de contratar fornecedores que prestam um serviço ruim;
- e falta de controle sobre as mercadorias enviadas.
5 dicas para ter sucesso com o dropshipping
Quer ter sucesso com o dropshipping? Então, fique atento às dicas que preparei para você!
1. Escolha um nicho de atuação
A primeira coisa que você precisa ter em mente ao começar um dropshipping é a escolha do seu nicho de atuação.
O que você pretende vender? Roupas? Eletrônicos? Calçados? Brinquedos?… Existe uma infinidade de nichos que podem ser explorados e é importante ter foco.
Não adianta querer sair atirando para todos os lados e querer brigar de frente com os grandes players do mercado. Quanto mais nichado for o seu negócio, melhor!
2. Seja criterioso na escolha dos fornecedores
É muito importante que você seja criterioso na hora de escolher os fornecedores. É preciso apostar em empresas reconhecidas e que realmente cumpram com o que prometem, enviando os itens nos prazos combinados com os clientes.
Lembre-se que, se os pedidos não chegarem na casa do cliente, você será responsável por isso. Afinal, ele comprou da sua loja virtual e não do seu fornecedor.
3. Teste os produtos antes de colocá-los à venda
Para que a sua loja virtual tenha uma boa reputação, é de fundamental importância que os produtos vendidos tenham qualidade.
Por isso, é uma boa prática adquirir algumas unidades e fazer testes, antes de começar a vender em seu e-commerce. Se você perceber que o produto é ruim, não venda!
4. Invista em estratégias de marketing digital
Para que um dropshipping tenha sucesso no mercado, é muito importante que você invista em estratégias de marketing digital.
Produção de conteúdo para blogs, ações nas redes sociais, investimento em anúncios no Google, entre outras estratégias são fundamentais para que o seu negócio se destaque e não seja apenas mais um na internet.
5. Tenha um site que proporcione uma boa experiência aos clientes
Assim como qualquer e-commerce, o dropshipping precisa ter um site de qualidade, que seja de fácil navegação e se adapte a todos os tamanhos de tela.
Apenas dessa forma será possível proporcionar uma boa experiência aos clientes e conquistar mais vendas.
Gostou deste conteúdo? Espero ter conseguido esclarecer as suas dúvidas sobre o dropshipping.
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