Vale a pena vender no Mercado Livre?

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Maior empresa da América Latina, o marketplace pode ser uma opção interessante para quem está começando. Mas será que vale mesmo a pena vender no Mercado Livre?

Para quem está começando no meio digital, vender no Mercado Livre parece uma opção interessante para aumentar as vendas. Afinal, é uma plataforma pronta, que mostra seus produtos para pessoas no Brasil inteiro e ainda oferece opções de pagamento que garantem segurança para você e seus clientes. No entanto, o domínio não é seu — se o site falir, por exemplo, seu e-commerce já era. 

Nesse contexto, vale refletir: será que vale a pena vender no Mercado Livre? Os prós são maiores que os contras? Neste texto, vamos discutir mais sobre o assunto. Confira! 

Quais as vantagens de vender no Mercado Livre? 

Fundado na Argentina, o Mercado Livre está presente em 19 países e tem mais de 4 mil funcionários. Dificilmente você vai encontrar alguém que não tenha comprado pelo marketplace. Mas será que vale a pena vender por ele? Descubra os benefícios de comercializar na plataforma: 

Maior empresa da América Latina 

Sim, você leu bem: o Mercado Livre conseguiu ultrapassar a Vale e a Petrobras e se tornar a empresa mais valiosa da América Latina, alcançando alcançou US$ 60,6 bilhões em valor de mercado em agosto. 

Além disso, o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e concentra a maior parte das vendas feitas online no Brasil. 

É possível vender no Mercado Livre mesmo tendo um e-commerce 

Sim, você pode ter um e-commerce e uma loja oficial no Mercado Livre. Empresas como Época Cosméticos, Dell e até Renault estão presentes na plataforma. Então, em vez de parecer qualquer usuário vendendo um produto de procedência duvidosa, você pode ter um cantinho oficial e certificado — o que traz mais confiança para o consumidor. 

É simples vender na plataforma 

Para vender no Mercado Livre com facilidade, o marketplace oferece um curso gratuito, em vídeo e bem rápido. 

E as desvantagens? 

Vender no Mercado Livre traz muitos benefícios, mas também prejuízos. Portanto, o lojista precisa estar ciente antes de entrar na plataforma. 

O e-commerce não é seu 

Embora você possa ter uma “loja oficial” dentro da plataforma, vender no Mercado Livre não significa ter um e-commerce exclusivamente seu, como ocorre em um site próprio. Se houver alguma reformulação ou você, por acidente, infringir alguma das regras, poderá perder o seu espaço. 

Obviamente, a plataforma precisa manter um certo controle de qualidade e segurança. No entanto, isso muitas vezes inclui bloqueio de contas sem aviso prévio ou explicação. Em outros, os motivos apresentados não fazem muito sentido para o lojista. Há casos em que as contas simplesmente somem. Então, há sempre um risco. 

É necessário pagar taxa por venda 

O Mercado Livre precisa ter sua margem de lucro. Para isso, ele cobra uma tarifa variável para cada tipo de anúncio. No entanto, ela só é cobrada quando a compra é finalizada. Além disso, quanto maior o valor pago, maior a sua chance de exposição. 

Por fim, todos os valores das suas transações vão para a sua conta do Mercado Pago. 

Para retirar o dinheiro, você paga R$ 9,90 para cartão pré-pago ou R$ 3 para depósito em conta bancária. 

Não é tão profissional 

O fato de qualquer pessoa poder vender no Mercado Livre pode gerar um certo grau de desconfiança no consumidor. Além disso, grande parte das lojas vende itens falsificados, então não se espante se a maior parte dos potenciais clientes perguntarem se o seu produto é original ou não. 

A concorrência é grande 

Justamente por tantas lojas venderem produtos falsificado, é possível que você encontre um mesmo item vendido no seu e-commerce, mas por um preço baixíssimo. Esse tipo de situação é bem perceptível em tênis: modelos muito famosos são vendidos a preços irrisórios. Então, o consumidor acaba indo no mais barato, sem se dar conta de que está pagando por um item falsificado. 

Sabemos que você vai concorrer contra lojas de itens falsificados independentemente do tipo de e-commerce que utilizar. No entanto, no Mercado Livre, isso pode ter outros itens que pesem contra. Por exemplo: um vendedor de produtos primeira linha (o tipo de falsificação com mais qualidade) pode ter uma nota alta, enquanto outro que vende originais, mas ainda não tem qualificação, acaba sendo preterido. 

Há risco de golpes 

Embora as formas de pagamento ofereçam segurança, ainda é possível ser vítima da má fé alheia. Há um golpe muito comum para quem costuma vender no Mercado Livre: o cliente faz uma compra, solicita a devolução e, quando o lojista recebe, a caixa está cheia de lixo ou pedras. 

Esse tipo de situação pode acontecer com qualquer e-commerce, mas o Mercado Livre privilegia bastante o consumidor — o que é ótimo para pessoas honestas, mas também favorece golpistas. Portanto, muitas vezes pode compensar mais para o lojista arcar com o prejuízo do que tentar reaver o valor. 

Você pode sofrer por avaliações injustas 

Com certeza você busca por avaliações antes de fazer uma compra, certo? Mas, infelizmente, o lojista pode sofrer com avaliações injustas do consumidor. Ele pode: 

  • dizer que você vende algo falsificado por não gostar da qualidade do produto (mesmo que a responsabilidade seja do fabricante, e não sua); 
  • reclamar sobre juros, que são cobrados quando o Mercado Livre parcela; 
  • acusar na demora da entrega, mesmo que ela seja feita pelos Correios; 
  • não gostar do produto e baixar a sua nota por isso; 
  • gostar e mesmo assim dar nota baixa. 

Então, se o consumidor não parar para analisar os comentários, pode acabar optando por outra loja com avaliação melhor.

Então, vale ou não vale vender no Mercado Livre? 

Sim, vale a pena vender no Mercado Livre — mas não apenas nele. 

Como você viu, a falta de autonomia pode acarretar muitos prejuízos ao lojista, principalmente nos casos de ma-fé. No entanto, ela permite que sua loja fique conhecida no país inteiro. 

Uma estratégia interessante é que, assim que o produto for entregue, você deixe um recado para o cliente agradecendo a compra dizendo que está à disposição para trocas. 

Você pode também deixar um convite (e até um cupom de desconto) para que o cliente use diretamente no seu e-commerce. Assim, divulga sua loja e fideliza um consumidor. 
Como visto, vender no Mercado Livre vale a pena, mas você precisa ter sua própria loja virtual para não sofrer com os prejuízos. Se está começando agora, veja 5 passos para criar seu primeiro e-commerce!

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