5 estratégias de Inbound Marketing para impulsionar as vendas do e-commerce

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Leia o nosso artigo e veja agora algumas estratégias de inbound marketing e contribuem para aumentar as vendas do e-commerce.

As estratégias de Inbound Marketing podem ser definidas como um conjunto de ações de marketing baseadas na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos para um público em específico. 

De tal maneira, o objetivo do inbound marketing é fazer com que os clientes cheguem até a sua empresa atraídos pelas suas mensagens. 

Ou seja, o inbound funciona de maneira contrária ao outbound marketing, que envolve ações tradicionais, como os contatos por telefone, e-mail, vendas de porta em porta, etc. 

Veja as 5 melhores estratégias de Inbound Marketing para impulsionar as vendas do e-commerce 

O inbound marketing é uma metodologia que se baseia no diálogo entre a empresa e os consumidores. De tal maneira, a maior parte das estratégias consiste na produção de conteúdo para atrair e reter o público. 

Para o inbound marketing, as estratégias do cliente se baseiam em 4 etapas, conhecidas como o funil de vendas: 

  • atrair; 
  • converter; 
  • vender; 
  • encantar. 

O que muda em cada uma dessas etapas é a abordagem com o usuário. Nas etapas de atração e conversão, se trabalha de uma forma mais didática e educativa. Em seguida, se começam a aplicar mais técnicas relacionadas à venda e ao pós-vendas. 

Veja, a seguir, quais são as melhores estratégias de Inbound Marketing para impulsionar as vendas de um e-commerce. Assim, você pode começar a planejar a implementação no seu negócio. 

1. Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do inbound marketing. Ela consiste na produção de materiais, como textos, áudios e vídeos para os mais diversos canais, como blogs e plataformas. 

A ideia do marketing de conteúdo é produzir materiais que sejam de interesse do seu público. Dessa forma, você ganha relevância no mercado e autoridade de marca. 

Se você tem um e-commerce de moda, por exemplo, pode produzir conteúdos com dicas de como combinar peças e montar looks. Assim, atrairá a audiência de quem gosta do assunto e pensa em comprar de você. 

Os conteúdos produzidos podem ter diferentes níveis de profundidade. Os do topo do funil são materiais que devem ser direcionados para pessoas que ainda não sabem que você tem uma solução para as necessidades que elas têm. 

Já para os conteúdos do meio do funil, a abordagem deve ser voltada para quem já entende melhor o assunto e agora busca a melhor solução para o problema. 

Finalmente, os conteúdos de fundo de funil têm um viés mais publicitário e convidam o leitor para saber mais sobre a empresa ou falar com um vendedor, por exemplo. 

2. E-mail marketing 

O e-mail marketing é outra excelente estratégia de inbound marketing para impulsionar as vendas no e-commerce. 

Você pode criar fluxos de nutrição e enviar e-mails para que o cliente que baixou um material por uma landing page, por exemplo, siga em contato com a sua marca. 

Essa é uma estratégia que mescla inbound marketing e relações públicas, tendo em vista que você se manterá em contato com os leads e poderá sanar dúvidas e dar explicações, até que eles se tornem clientes. 

3. Redes sociais 

As estratégias de inbound marketing também podem ser realizadas nas redes sociais. 

Nesse caso, você pode produzir conteúdos para esses canais, visando atrair mais leads e clientes para o negócio. 

Assim como os demais canais de marketing de conteúdo, anteriormente citados, as publicações nas redes sociais também podem ser desenvolvidas de acordo com as etapas do funil de vendas. 

Além disso, nesses canais, também é possível fazer publicações patrocinadas, que alcançam a um número maior de pessoas. 

A frequência de postagem, a qualidade dos conteúdos, entre outros fatores são pontos importantes a serem considerados ao apostar nessa estratégia. 

4. SEO 

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Traduzidos para o nosso idioma, esses termos significam algo como “otimização para motores de busca”. 

Essa estratégia é uma das ferramentas mais práticas para impulsionar as vendas do e-commerce e está diretamente relacionado ao marketing de conteúdo. 

Isso porque, ao produzir conteúdos para um blog, por exemplo, podem ser trabalhadas palavras-chave que favoreçam o posicionamento do seu conteúdo em buscas que os usuários fazem em sites de pesquisa, como o Google. 

O SEO envolve uma série de fatores, tais como técnicas de escrita dos textos, detalhes na programação dos sites, layout das páginas, entre outros. Para ter sucesso ao implementar essa estratégia, é fundamental contar com uma equipe de especialistas no projeto. 

5. Remarketing 

O remarketing é uma estratégia muito usada pelas lojas virtuais e que pode fazer a diferença para impulsionar as vendas do e-commerce. 

Trata-se da estratégia que busca impactar pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa. É o caso, por exemplo, de buscar os clientes que deixaram itens no carrinho e abandonaram a compra. 

Dessa forma, você pode usar os dados compartilhados por esse cliente para enviar e-mails convidando o usuário a finalizar as compras que ele iniciou, por exemplo. 

Com essas estratégias de inbound marketing, certamente você conseguirá impulsionar as vendas do e-commerce. Por isso, não deixe de analisar todas elas e colocá-las em prática no seu negócio. 

Contar com a ajuda de especialistas nesse momento é fundamental e nós, da agência B2U, temos a certeza de que você conseguirá excelentes resultados. Por isso, conte com a gente ao buscar por essas estratégias! Entre em contato agora mesmo!

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