5 estratégias para fidelizar clientes de e-commerce e gerar recompra

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5 estratégias para fidelizar clientes de e-commerce e gerar recompra para que você possa fidelizar clientes de e-commerce, listamos 5 excelentes estratégias. Não deixe de conferir!

Conquistar novos consumidores é importante e necessário para a sua loja virtual. Porém, ao planejar o seu marketing, você não pode deixar de lado as estratégias para fidelizar clientes de e-commerce. 

Isso porque, somente fidelizando os consumidores é que você conseguirá gerar recompra no e-commerce, algo que é muito necessário para a saúde financeira do negócio. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo este artigo! Vamos explicar tudo o que você precisa sobre estratégias de recompra para lojas virtuais. 

A importância de gerar recompra no e-commerce 

Philip Kotler, um dos principais autores e pesquisadores do marketing, tem uma frase célebre que diz: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. 

Com isso, ele quer dizer que não basta as empresas apenas direcionarem o seu marketing para conquistar novos clientes. É preciso também buscar meios de gerar recompra no e-commerce. 

Para isso, além de oferecer produtos de excelente qualidade, devem ser buscados meios para encantar os clientes. A ideia é que as pessoas fiquem impressionadas com a sua loja virtual e voltem a comprar dela em outras ocasiões. 

Veja agora 5 estratégias para fidelizar clientes de e-commerce

Listamos uma série de estratégias para fidelizar clientes de e-commerce. Confira, a seguir, e implemente em sua loja virtual! 

1. Garanta um e-commerce com boa usabilidade 

Investir na boa usabilidade do site é essencial para fidelizar clientes de e-commerce. Deve-se garantir que o cliente tenha uma boa navegabilidade e encontre todas as informações necessárias sobre os produtos. 

Isso fará com que os clientes não façam apenas uma única compra, mas também voltem a acessar o site e realizar outros pedidos quando tiverem outra oportunidade. 

2. Garanta uma excelente entrega para os clientes 

Dizem que a primeira impressão é a que fica. E, quando falamos em vendas pela internet, o primeiro contato físico que o cliente terá com o seu negócio é quando ele receber os produtos que comprou. 

Por isso, você deve garantir uma entrega excelente! Nesse momento, contar com bons parceiros logísticos é essencial. Assim, você garante que as compras cheguem na casa do cliente dentro do prazo previamente estipulado. 

Também capriche na embalagem, apostando em papéis e caixas com cores personalizadas, por exemplo. Caso for possível, inclua, na caixa, alguns brindes para o cliente, como adesivos da marca. 

Os “mimos” ajudam o cliente a se sentir especial e aumentar as chances dele se tornar fiel à sua loja virtual. 

3. Tenha um serviço de pós-vendas excelente 

Nem sempre a jornada de compra do cliente termina quando ele recebe o produto em casa. Por mais que você capriche, pode ser que algo dê errado, como um pedido atrasar ou um produto com avaria ser entregue. 

Também pode acontecer do cliente precisar trocar o item comprado por qualquer motivo. Isso é muito comum, por exemplo, nos e-commerces que vendem roupa. 

Nesse caso específico, ao fazer a compra pela primeira vez, o cliente pode errar na escolha do tamanho e acabar comprando peças que ficam muito apertadas ou grandes demais no seu corpo. 

Para todas essas situações, é necessário ter um serviço de pós-vendas excelente, para que o cliente seja bem atendido e possa ter as suas necessidades sanadas. Assim, ele poderá se tornar um consumidor fiel e voltar a comprar de você em ocasiões futuras. 

4. Faça com que o cliente não esqueça da sua loja 

Entre as estratégias para fidelizar clientes de e-commerce estão as ações de remarketing, que visam impactar novamente quem já foi impactado por seus anúncios. 

Isso pode ser feito a partir de fluxos de e-mail marketing, disparados após o cliente realizar uma compra, por exemplo. 

A ideia é que a sua marca se mantenha viva na mente do usuário, que voltará a lembrar do seu negócio quando precisar fazer novas compras. 

5. Ofereça brindes para clientes fiéis 

Uma boa ideia para fidelizar clientes de e-commerce é oferecer brindes para os consumidores fiéis. Isso pode ser feito por meio de programas de fidelização, como o preenchimento de cartelas virtuais. 

Vamos imaginar que você tem um site que vende camisetas. Nesse caso, pode ser estipulado que a cada 10 peças da vestimenta compradas, o cliente ganha uma de presente. 

Para isso, ele precisa preencher uma cartela virtual, até atingir a compra de 10 unidades de camiseta. Quando o cartão for completado, o cliente poderá escolher o seu brinde e receber em casa sem custo. 

Esse tipo de ação incentiva o cliente a comprar mais vezes de você. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente? 

Não perca tempo! Coloque em prática agora mesmo essas estratégias para fidelizar compras de e-commerce e aumente o faturamento da sua loja virtual. 

Também não deixe de ler o nosso artigo com 6 ideias de promoção para criar no seu e-commerce. Ele está recheado com dicas pra lá de incríveis.

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