Como aumentar suas vendas por meio de estratégias focadas no abandono de carrinho?

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O abandono de carrinho não é sinônimo para vendas fracas no e-commerce. Leia o artigo e veja como reverter essa situação!

Quem trabalha com e-commerce precisa ser estrategista! Para isso, acompanhar métricas com frequência é algo que sempre deve ser feito. Entre os indicadores que não podem deixar de ser acompanhados está o abandono de carrinho. 

É bem comum que muitas lojas virtuais percebam que muitos clientes colocam os produtos no carrinho e depois abandonam a compra. Essa situação, apesar de preocupante, pode ser contornada, por meio de uma série de estratégias. 

Você pode aumentar as suas vendas com estratégias focadas no abandono de carrinho! É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe! 

5 estratégias que você pode desenvolver a partir do abandono de carrinho 


Vamos lá! A primeira coisa que você precisa entender é que uma alta taxa de abandono de carrinho não é sinônimo para fracasso nas vendas. 

Ao desenvolver as estratégias corretas, você pode trazer esses clientes de volta e ter vendas ainda maiores do que imaginava em um primeiro momento. Tudo isso recuperando o que havia sido dado como perdido com o abandono de carrinho. 

Quer saber que estratégias são essas? Então, continue a leitura! 

1. Mantenha os carrinhos sempre salvos 

Mesmo que o cliente tenha abandonado o carrinho, é importante que ele não seja esvaziado automaticamente ao deslogar do site. Pode ser que esse consumidor apenas tenha tido alguma interrupção e pretenda finalizar a compra mais tarde. 

Se você mantiver os carrinhos salvos, na próxima vez que o cliente acessar o seu e-commerce poderá finalizar as compras. Isso garante muito mais agilidade na compra e pode gerar uma experiência mais positiva para o consumidor. 

2. Trabalhe com notificações push 

As notificações push são mensagens que podem ser enviadas por diversos canais, como WhatsApp, chats online ou SMS. 

Nelas você pode enviar um link para que o cliente volte a acessar o seu site e encontre o carrinho que foi abandonado, para que a compra possa ser finalizada. 

3. Invista no e-mail marketing 

É bem provável que, durante a navegação no seu e-commerce, o cliente tenha informado algum endereço de e-mail. Caso você tenha autorização para isso, pode programar uma automação de disparo de e-mail marketing

Os e-mails podem ser escritos de forma persuasiva, convidando o cliente a voltar para o site e finalizar a compra. Além disso, podem ser iniciadas outras estratégias, de fluxo de nutrição e inbound marketing, caso seja necessário reeducar o lead. 

Depois de um tempo, os e-mails também podem conter promoções, vouchers com descontos, ofertas de frete grátis etc. Seja criativo para usar a ferramenta de forma que possa “fisgar” o cliente novamente. 

4. Remarketing 

O remarketing é uma estratégia que utiliza cookies para que sejam replicados anúncios do seu e-commerce em outros sites que o cliente visitar. Dessa forma, conforme ele navega por portais de notícias, blogs, entre outras páginas, pode ser impactado com uma publicidade da sua loja. 

Usar o remarketing é uma excelente maneira para reverter o carrinho abandonado. A ferramenta funciona como um lembrete, convidando o consumidor a voltar ao site e adquirir aquilo que ficou para trás. 

5. Utilize ferramentas estratégicas 

Já existem no mercado algumas ferramentas estratégicas para a recuperação do abandono de carrinho. Algumas soluções, por exemplo, automatizam todo o processo para o empreendedor. 

De tal maneira, automaticamente, após o abandono ocorrer, já são disparados os e-mails, notificações push, entre outros tipos de mensagens. 

Algumas ferramentas também proporcionam que o lojista faça um teste A/B para que se possa entender os tipos de assuntos ou abordagens que trazem mais retorno para o perfil de cliente do seu e-commerce. 

Ao escolher esse tipo de ferramenta, é de suma importância que se observe se ela gera relatórios detalhados. Esses documentos proporcionam métricas que podem ser acompanhadas, para que as ações sejam sempre estreitadas, de modo que a comunicação com o cliente seja aperfeiçoada. 

Se você colocar essas estratégias em prática, poderá aumentar as suas vendas que já estavam consideradas perdidas por conta do carrinho abandonado. Além de recuperar o cliente, você poderá estreitar os laços e gerar uma experiência positiva, que resulta na fidelização dos consumidores. 
Essas informações foram úteis para você? Então, aproveite e leia também o nosso artigo que mostra 7 hábitos que todo e-commerce precisa ter nas redes sociais. Ele traz informações úteis para você impulsionar ainda mais a sua loja online!

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