Vale a pena investir em um canal do YouTube para o meu e-commerce?

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Ter um canal do YouTube para o seu e-commerce pode ser uma estratégia bastante vantajosa. Leia o artigo e saiba mais!

Será que criar um canal do YouTube para o seu e-commerce é uma estratégia eficiente? 

Se formos analisar os números divulgados pela plataforma de vídeos, certamente você terá a resposta para essa pergunta. 

De acordo com uma reportagem do jornal Estadão, o YouTube tem pelo menos 105 milhões de usuários ativos mensalmente no Brasil. 

Além disso, tem crescido o número de usuários que assistem os conteúdos de canal do YouTube na televisão. Em 2020, esse indicador cresceu em 120%, para você ter uma ideia. 

É claro que a pandemia da Covid-19 está diretamente relacionada a esse crescimento. 

Afinal, desde que o surto do novo coronavírus começou, as pessoas têm ficado mais em casa e assistir conteúdos no YouTube foi uma das maneiras escolhidas por muitos para passar o tempo livre. 

Esse número tende a continuar em crescimento mesmo após a pandemia. Isso porque, segundo uma pesquisa feita pelo próprio YouTube, cerca de 54% dos usuários devem usar ainda mais a plataforma após o fim da pandemia. 

Vantagens que um canal do YouTube traz para as lojas virtuais 

Com esse crescimento exponencial e as tendências positivas que a maior plataforma de vídeos do mundo tem, é claro que investir em um canal do YouTube é uma estratégia relevante para o seu e-commerce. 

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens que um e-commerce tem ao investir em estratégias de vídeos no YouTube! 

Melhora no relacionamento com os públicos 

Ter um canal do YouTube pode ser uma estratégia de relações públicas poderosa para o seu e-commerce. Isso porque os vídeos são excelentes para se aproximar e estreitar o relacionamento com os consumidores da sua marca. 

Se você fizer lives exemplificando o uso de produtos que vende na loja virtual, por exemplo, poderá interagir ao vivo com os clientes. As pessoas poderão usar o espaço para esclarecer dúvidas e saber mais sobre o que você oferece. 

Destaque nos resultados de buscas do Google 

Os resultados de busca do Google têm um espaço privilegiado para os vídeos do YouTube. Dessa forma, investir em um canal na plataforma também pode melhorar as suas estratégias de SEO. 

Se você jogar no Google o termo “Anitta”, por exemplo, logo abaixo dos snippets, as perguntas que representam a posição zero no buscador, verá uma playlist com uma série de videoclipes da cantora brasileira. 

O mesmo pode acontecer com a sua loja! Vamos supor que você venda artigos de decoração para casa e identificou que a palavra-chave “como combinar cortina com a cor da parede” tem um bom volume de buscar no Google. 

Nesse caso, pode ser interessante produzir um vídeo com um arquiteto ou designer de interiores dando dicas sobre como fazer a combinação da cortina com a cor do ambiente e usar a palavra-chave no título e na descrição do vídeo. 

De tal forma, quando as pessoas pesquisarem sobre isso no Google, o vídeo produzido para o seu canal do YouTube poderá aparecer nessa posição de destaque. 

Melhora nas vendas 

Com um melhor relacionamento com os públicos e uma estratégia de SEO aprimorada, as vendas do seu e-commerce vão crescer. 

Além disso, os conteúdos produzidos ficarão lá disponíveis para sempre, gerando resultados no decorrer do tempo. Isso faz com que o retorno sobre o investimento (ROI) dessa estratégia seja alto. 

Dicas para gerar resultados no e-commerce com um canal do YouTube 

Pronto para se destacar com um canal do Youtube para o seu e-commerce? Então, se liga nas nossas dicas para se destacar ainda mais na plataforma de vídeos. 

Capriche na produção dos vídeos 

Se você vai investir na produção de vídeos para um canal do YouTube, é necessário ter capricho! 

Os materiais devem ter qualidade, como um enquadramento bom e a iluminação adequada. Investir em equipamento e numa assessoria especializada é uma ideia interessante para não pecar nesse sentido. 

Produza conteúdos interessantes para o seu público 

Os vídeos com a demonstração de produtos são úteis e devem ser produzidos. Porém, esse não é o único tipo de conteúdo que deve ser produzido no canal. 

A lógica a ser utilizada na produção é a do Inbound Marketing, seguindo uma metodologia similar a que muitas empresas já usam ao produzir conteúdos para blogs

Ou seja, devem ser feitos vídeos para diferentes níveis do funil de vendas na jornada de compra do cliente. 

Se o seu e-commerce vende videogames, por exemplo, pode produzir conteúdos com gamers jogando os jogos que estão em alta no momento. 

Agora, se vende eletrodomésticos para cozinha, pode apostar em vídeos de receitas culinárias, com um chef ensinando a preparar pratos com o uso dos acessórios. 

Enfim, para cada tipo de e-commerce, busque temas que se relacionam com o que você vende e que podem interessar pessoas que se interessam por esses itens. 

Fique atento à duração dos vídeos 

Os vídeos do seu canal do YouTube não podem ser muito longos e nem muito curtos. Você precisa buscar um meio termo para que o conteúdo não fique raso, ao mesmo passo em que não se torne cansativo para quem está assistindo. 

Não existe regra, mas uma duração média entre 10 e 20 minutos é a ideal para que você consiga ter bons resultados em suas estratégias no YouTube. 

Use CTAs para engajar o público 

Os call to actions (CTA) ou chamadas para ação, em português, são convites para que o seu público siga interagindo com o seu e-commerce no YouTube. 

No decorrer dos vídeos, é importante convidar o usuário para que ele se inscreva no canal, ative o sininho das notificações, veja outros vídeos etc. 

Essas ações estimulam o engajamento e fazem com que os leads continuem se relacionando com a sua marca, até que se tornem clientes. 

Tudo pronto para criar um canal do YouTube para o seu e-commerce e ter mais resultados positivos em vendas? Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para o seu negócio decolar. 
Continue por aqui e leia agora o nosso artigo que explica como o marketing de conteúdo pode alavancar as vendas do seu e-commerce.

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