Reunimos seis boas ideias de promoção para você colocar em prática no seu e-commerce. Não deixe de conferir!
Ter boas ideias de promoção é necessário para que o seu e-commerce venda mais. Esse tipo de estratégia é fundamental para que o negócio se mantenha lucrativo, principalmente em épocas do ano em que a loja virtual vende menos.
Além disso, as promoções também podem servir para “queimar” o estoque que você não deseja mais. Imagine, por exemplo, um e-commerce de roupas, que está com várias peças da moda outono/inverno paradas e uma nova coleção de primavera/verão para ser lançada.
Nesse caso, vale a pena vender tudo o que se tem da coleção passada, mesmo que por preços menores. Afinal, quando as novas peças forem lançadas, ninguém mais vai querer comprar o que era moda no ano passado.
Veja 6 ideias de promoção para o seu e-commerce
Entendido sobre a importância das promoções para o seu e-commerce? Então, preste atenção nas ideias que reunimos para que você possa desenvolver essa estratégia!
1. Aproveite as datas comemorativas menos comuns
O Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas são as épocas do ano em que os e-commerces mais vendem.
Porém, essas não são as únicas datas que podem ser usadas para pensar em ideias de promoção para o e-commerce.
Praticamente todo dia é dia de alguma coisa e você pode tirar proveito disso para o seu negócio. Para isso, deve estar de olho no calendário e buscar por datas que se relacionam com o seu negócio.
Um e-commerce de papelaria, por exemplo, pode criar uma promoção especial para o Dia do Estudante e vender artigos de material escolar com descontos.
2. Dê cupons de desconto
Quem não gosta de gastar menos nas compras? Essa pessoa não existe, concorda? É por isso que investir em cupons de desconto é uma das melhores ideias de promoção para e-commerce.
Porém, é preciso ter atenção! Não se deve sair distribuindo cupons para todo mundo!
Caso isso aconteça, a estratégia perde o valor, tendo em vista que o cliente perceberá que não é só ele que está recebendo uma vantagem.
Os cupons de desconto devem ser dados para pessoas que realizaram alguma ação que as façam merecer o presente. É o caso de alguém que deixou um comentário interessante em um vídeo do seu canal no YouTube ou que participou de um sorteio nas redes sociais, por exemplo.
3. Dê descontos para produtos relacionados
Criar descontos para produtos relacionados também é uma ótima iniciativa para aumentar as vendas do e-commerce.
Nesse tipo de estratégia, você deve escolher produtos relacionados a uma determinada compra do cliente e dar descontos ou criar condições especiais para o envio.
Se alguém comprar um tênis de futsal, por exemplo, podem ser oferecidas ofertas de meias, bolas, entre outros itens para a prática esportiva.
4. Ofereça frete grátis para compras acima de determinado valor
Sem dúvida, o frete é um dos pontos que mais pesam na decisão de compra dos clientes.
Por isso, é uma boa ideia oferecer fretes grátis para as pessoas que comprarem acima de determinado valor.
Essa é uma boa maneira de estimular os clientes a comprarem mais itens e, dessa forma, aumentar o ticket médio do seu negócio.
Para que essa promoção tenha ainda mais sucesso, busque fazer parcerias com transportadoras que trabalhem com preços mais acessíveis.
5. Crie promoções para o aniversário dos clientes
Todo mundo gosta de ser presenteado no dia do aniversário. Por isso, é importante que você mantenha um cadastro com essa e outras informações de seus clientes.
Dessa forma, todo dia você pode enviar cupons de desconto ou criar ofertas especiais para os aniversariantes. Assim, a data festiva pode ser comemorada pelo cliente, que poderá comprar o que mais gosta gastando menos.
6. Ofereça brindes para quem comprar determinado item
A distribuição de brindes também está entre as ideias de promoção mais interessantes para os e-commerces. Além disso, elas também funcionam como uma boa estratégia de marketing, já que os produtos presenteáveis podem trazer a marca da sua loja,
A escolha dos brindes pode ser feita a partir das necessidades dos seus clientes ou ter relação com os produtos. Um e-commerce que vende celulares, por exemplo, pode dar capinhas personalizadas como brinde.
Assim, o cliente já pode usar a capinha no smartphone que ele adquiriu e esse pode ser um fator motivador para que ele realize a compra.
Pensar em boas estratégias e ideias de promoção para e-commerce é uma forma de manter o negócio sempre lucrativo. Afinal, os consumidores precisam se sentir atraídos para sempre continuar comprando da sua loja.
Além das promoções, uma boa publicidade também é fundamental! Você pode saber mais sobre o assunto em nosso artigo que apresenta 9 passos para criar anúncios que vendem para a sua loja virtual. Não deixe de conferir!