Se você quer melhorar o SEO das páginas de produtos do seu e-commerce, leia agora mesmo o nosso artigo!
Ter um bom ranqueamento nos motores de busca dos sites de pesquisa é importante para qualquer e-commerce que queira vender mais. Por isso, é importante que os gestores desse tipo de negócio saibam como melhorar o SEO das páginas de produtos.
Dessa maneira, as páginas de venda serão melhor ranqueadas quando os usuários fazem buscas por palavras-chave relacionadas aos produtos. Logo, as chances de vender pela internet crescem de forma considerável.
Veja agora 6 boas práticas para melhorar o SEO da página de produtos da loja virtual
Quer saber como melhorar o SEO da página de produtos do seu e-commerce e aumentar as suas vendas de forma considerável? Então, veja agora as principais dicas para conseguir essa conquista!
1. Evite criar títulos com mais de 50 caracteres
O título da página precisa ser coerente e mostrar o que há em seu conteúdo de forma bem resumida.
Atualmente, o tamanho máximo recomendado para os títulos das páginas é de 50 caracteres.
Preste atenção! Não há nada que impeça que você crie títulos maiores, porém, eles podem não ser lidos de forma completa no caso do usuário fazer o acesso da página por meio de um smartphone, por exemplo.
Logo, vale a pena fazer títulos curtos e chamativos, tendo em vista que o Google e demais buscadores valorizam a boa experiência do usuário.
2. Otimize a meta description das páginas
As meta descriptions são aquele pequeno texto que fica abaixo dos títulos, na página de resultados de busca no Google.
A meta description tem como finalidade resumir o conteúdo da página e convidar o usuário a clicar no link para ter acesso ao material completo.
Para ajudar no ranqueamento, é bem interessante que você trabalhe as palavras-chave relacionadas ao produto em questão.
Vamos supor que você tenha um e-commerce de eletrodomésticos e esteja criando a página de produtos de uma fritadeira elétrica.
Nesse caso, um exemplo de meta description seria: “Veja essa incrível fritadeira elétrica, que prepara os alimentos de forma muito mais saborosa e saudável”.
3. Faça a marcação de dados dos produtos
A marcação de dados consiste no processo de indicar para o Google quais são as informações mais relevantes para o usuário. Isso pode ser feito por meio da ferramenta Search Console.
Entre os dados que podem ser marcados com essa ferramenta, estão:
- Nome do produto;
- Sistema de preços (preço, disponibilidade e condições de pagamento);
- Id do produto;
- Classificação média;
- Resenha;
- entre outras.
4. Crie URLs com um padrão
As URLs nada mais são do que o endereço das páginas. Vale lembrar que elas são lidas pelos motores de busca do Google, da mesma forma como nós, humanos, fazemos a leitura.
Por isso, colocar números, caracteres especiais, entre outros diretórios que não fazem sentido para o usuário, poderá comprometer o bom ranqueamento da página de produtos.
A URL precisa ser amigável! Para isso, deve sempre seguir uma sequência lógica.
Seguindo o mesmo exemplo da fritadeira elétrica, uma boa URL para vender esse produto seria: lojadofulano.com.br/eletrodomesticos/fritadeira-eletrica
5. Trabalhe corretamente com os headings
Para melhorar o SEO das páginas de produtos da sua loja virtual, também é interessante que você trabalhe bem os headings, que são como os cabeçalhos do texto.
O primeiro heading, ou seja, o título principal do conteúdo, deve ser feito em H1. Todos os demais intertítulos devem seguir um padrão hierárquico na diagramação do texto.
Vejamos um exemplo:
[H1] Fritadeira elétrica
[H2] Vantagens da fritadeira elétrica da loja do fulano
[H3] Preparo dos alimentos de forma saudável
[H3] Menos óleo nos seus alimentos
[H3] Facilidade para limpeza
[H2] Dúvidas frequentes sobre a fritadeira elétrica
[H3] Como usar a fritadeira elétrica?
[H3] Como limpar a fritadeira elétrica?
[H3] Onde comprar fritadeira elétrica online?
6. Trabalhe bem a descrição dos produtos
Agora é chegado o momento mais importante da otimização do SEO das páginas de produtos: a descrição dos itens.
É necessário que você faça um texto muito bem trabalhado e rico em detalhes, apresentando todas as funcionalidades do produto que está vendendo.
Usar imagens de qualidade também é importante. Uma boa prática é renomeá-las com a palavra-chave que está em foco na página. Também tome cuidado para que as fotos não sejam muito pesadas, tendo em vista que isso dificulta o carregamento do site.
Com essas dicas básicas, ficará mais fácil para você melhorar o SEO da página de produtos da sua loja virtual.
Sabemos, no entanto, que essas ações demandam muitas horas de trabalho e que nem sempre o empresário de e-commerce tem conhecimentos suficientes para fazer tudo sozinho. Entre em contato com nossos parceiros e conheça os serviços que podem ajudar você a alavancar suas vendas!