6 erros que você pode estar cometendo no check-out do seu e-commerce?

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Descubra os principais erros que você pode estar cometendo no check-out do seu e-commerce e como corrigi-los.

Será que você está cometendo erros no check-out do e-commerce? É importante parar para pensar nisso, já que muitos empreendedores virtuais cometem esse tipo de falha. 

Um dos indicadores que demonstram que isso está ocorrendo acontece quando o seu site recebe um bom número de visitas ou tem uma boa quantidade de leads, mas pouca conversão em vendas. 

É esse o seu caso? Não se preocupe, pois, para esse problema, há solução. Acompanhe e confira! 

Veja 6 erros no check-out do e-commerce que são comuns 

Para evitar que você continue cometendo erros no check-out do e-commerce, listamos os principais deles e apresentamos algumas soluções para contorná-los. Veja! 

1. Muitas etapas para finalizar a compra

As pessoas que gostam de comprar pela internet querem um atendimento ágil e rápido, sem burocracia. 

Por isso, evite um site com muitas etapas e janelas que atrapalham a experiência do usuário. 

O ideal é que se peça apenas os dados essenciais do cliente, como informações pessoais, endereço de entrega e forma de pagamento. 

Para agilizar ainda mais, é possível permitir que o usuário preencha o cadastro inicial com a sua conta no Google ou no Facebook. Assim, ganha ainda mais agilidade. 

2. Site com muitas distrações 

Os e-commerces devem ser desenvolvidos com base nos preceitos do UX Design, que nada mais é do que o design pensado na experiência do usuário. 

Se o seu site tiver muitos banners, promoções e formulários, por exemplo, o usuário poderá ter a sua experiência afetada. 

Ele pode se distrair com um anúncio e não finalizar a compra. Acaba que o feitiço vira contra o feiticeiro, entende? 

Por isso, evite um site com muitas distrações para o usuário! Fazer testes A/B para testar o que faz mais sentido para o seu público também é uma ideia interessante. 

3. Falta de adaptação para o mobile 

De acordo com dados do IBGE, divulgados em reportagem do portal G1, o celular já passou o computador como o principal dispositivo de acesso à internet. Para você ter uma ideia, mais de 75% dos brasileiros usam smartphones. 

Com esse número impressionante de acessos que o mobile tem, é um grande pecado ter um site de e-commerce com foco principal para as telas grandes. 

Para evitar erros no check-out do e-commerce, portanto, pense em um site planejado como mobile first, ou seja, com os dispositivos móveis tendo prioridade no design de navegação. 

O ideal é que o site da sua loja seja totalmente responsivo, para que possa se adaptar a qualquer tipo de tela. 

Dessa forma, não importa se o cliente está acessando de um computador de mesa, uma TV, um notebook, um celular ou qualquer dispositivo. A experiência sempre será positiva. 

4. Pouca segurança 

Comprar pela internet ainda é visto como algo pouco seguro por muitas pessoas. Por isso, o seu site precisa deixar claro que tem segurança e que se preocupa com as informações compartilhadas pelos usuários. 

Para isso, é uma boa prática investir em certificados de segurança, como o Encrypt. Esse selo passa mais confiança e credibilidade para os seus clientes. 

Pensar na segurança do usuário, portanto, também é uma forma de evitar erros no check-out do e-commerce. 

5. Poucos métodos de pagamento disponíveis 

As pessoas podem estar abandonando os produtos do seu site no carrinho simplesmente por não encontrarem uma boa opção de pagamento.

Por isso, é importante que você disponibilize várias formas de pagamento para os clientes. Aceite pagamentos por boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, PIX etc. 

Também é interessante oferecer diferentes condições de parcelamento. Assim, os clientes que não podem pagar o valor à vista, poderão fazer a compra parcelada e você receberá da mesma forma. 

6. Poucas opções de frete 

Assim como os métodos de pagamento, você precisa oferecer várias opções de frete para os clientes. Por isso, trabalhar com diferentes transportadoras é uma boa ideia. 

Se o usuário precisa receber o produto com urgência, por exemplo, ele não se importará em pagar um pouco mais pelo frete. 

Agora, se o item não for um artigo de primeira necessidade, é bem provável que o cliente escolha uma opção mais econômica. 

Conseguiu identificar se você comete algum desses erros no check-out do e-commerce? 

Em caso positivo, já sabe como fazer para reverter essa situação, não é mesmo? Então,

coloque tudo o que aprendeu aqui em prática! 

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