7 dicas para otimizar seus resultados no Google Search e Google Shopping

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Veja as nossas dicas para conseguir otimizar resultados no Google Search Console e no Google Shopping!

É praticamente impossível que, sendo proprietário de um e-commerce, você nunca tenha usado alguma ferramenta do Google. Neste artigo, falaremos sobre duas delas: o Google Search Console e o Google Shopping. 

A nossa ideia é apresentar dicas para que você possa otimizar resultados ao usar essas ferramentas. Para saber como fazer isso, continue a leitura! 

Entenda o que é o Google Search Console e o Google Shopping 

O Google Search Console é uma plataforma que ajuda os gerenciadores de sites a acompanhar a visibilidade das suas páginas no buscador. 

Ou seja, essa ferramenta possibilita que você garanta que o site do seu e-commerce seja encontrado e indexado de forma correta, aparecendo nas buscas de pessoas que podem ter interesse em comprar de você. 

O Google Shopping, por sua vez, funciona como uma vitrine para a sua loja virtual. Na prática, funciona como se o usuário acessasse um shopping digital, em que encontra diversos produtos à disposição. 

Investir no Google Shopping pode ser bem útil para potencializar os seus lucros e fazer com que você venda mais em seu estabelecimento. 

3 dicas para otimizar resultados no Google Search Console 

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar os resultados no Google Search Console! 

1. Conheça os relatórios e ferramentas 

Existem diversos relatórios e ferramentas que podem ser usados no Google Search Console. 

É interessante conhecer todos eles para alcançar mais resultados positivos para o negócio. Entre os relatórios existentes, destaca-se a página de visão geral, o relatório de desempenho, a ferramenta de inspeção de URL, entre outras. 

2. Acompanhe métricas 

O Google Search Console oferece ainda uma série de métricas interessantes de serem acompanhadas por quem tem um e-commerce. São elas:

  • impressões: número de vezes que a URL do seu site apareceu nas buscas do Google; 
  • cliques: quantidade de URLs do seu site que receberam cliques quando foram mostradas no Google; 
  • posição: classificação das URLs do seu site nos resultados de busca; 
  • entre outras. 

3. Corrija eventuais problemas 

Caso o Google Search Console mostre que o seu site está com problemas, como uma posição ruim, é importante corrigir essas falhas. 

No caso da posição ruim, por exemplo, uma boa maneira de corrigir é investindo em SEO e produção de conteúdo. 

4 dicas para otimizar resultados no Google Shopping 

Agora que você já sabe como otimizar resultados no Google Search Console, vamos apresentar algumas dicas para você tirar o máximo de proveito do Google Shopping. Confira! 

1. Capriche nos títulos e descrições 

Você precisa caprichar nos títulos e nas descrições dos produtos no Google Shopping. Eles precisam ser bem trabalhados com SEO para aparecer em posições melhores. 

Além disso, é necessário que tudo seja explicado com muita clareza, para que os usuários entendam as características do seu produto e tenham despertado o interesse de fazer a compra. 

2. Cuidado com os dados dos produtos 

É bem importante que os seus produtos sejam sempre atualizados no Google Shopping, assim como no seu próprio site. 

O cliente não pode ver um preço diferente em cada plataforma, por exemplo. Logo, se um produto tiver o preço alterado no seu e-commerce, imediatamente o dado deve ser atualizado também no Google Shopping. 

3. Escolha os melhores produtos para investir 

Investir em campanhas para todos os seus produtos no Google Shopping pode ser um tiro no pé. 

Não são todos os itens que merecem tal investimento! Aposte naqueles que você considera os carros-chefe do seu negócio e que podem trazer mais resultados em vendas. 

4. Crie campanhas por categorias de produtos 

É bem comum que os gestores de e-commerce, no início, criem campanhas do Google Shopping para todos os produtos. Essa estratégia pode até ser boa no início, mas não é interessante adotá-la sempre. 

O ideal é criar campanhas por categorias de produtos. Se você tem um e-commerce de eletrodomésticos, por exemplo, pode criar um grupo de anúncios para os liquidificadores, outro para as sanduicheiras etc. 

Isso é interessante para que você entenda quais termos performam melhor e, dessa maneira, otimizar seus resultados no Google Shopping.

Pronto! Agora você já sabe como otimizar resultados no Google Search Console e no Google Shopping. Coloque as nossas dicas em prática e conquiste voos bem mais altos com o seu e-commerce. 
E por falar no maior buscador de conteúdos do mundo, você sabia que um site de qualidade tem tudo a ver com os resultados do Google? Leia o nosso artigo que fala sobre esse assunto agora mesmo!

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