7 hábitos que todo e-commerce precisa ter nas redes sociais

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As redes sociais são fundamentais para quem deseja alavancar as vendas online. Confira 7 hábitos para seu e-commerce investir nessas plataformas!

Uma boa estratégia de marketing digital pode alavancar as vendas de um negócio. Em tempos de pandemia, em que o aumento de vendas online só fez crescer, investir nessa estratégia é crucial para manter um comércio ativo. Então, por que com um e-commerce seria diferente? 

O marketing digital oferece diversas ferramentas interessantes para investir. Uma delas é a rede social, na qual você pode trabalhar tanto de maneira orgânica (sem investimento financeiro direto na plataforma) quanto paga. 

E-mails marketing e anúncios pagos no Google trazem resultados em curto prazo, mas as redes sociais podem transformar consumidores em fãs. Neste post, você vai entender 7 hábitos indispensáveis que todo e-commerce precisa ter nas redes para gerar mais resultados! 

1. Tenha uma frequência de postagens 

Quando falamos em rede social, um hábito que nunca pode ser esquecido é o da frequência. 

Quem tem e-commerce sabe da importância de atualizar a loja com novidades. Afinal, isso faz com que o consumidor fique sempre interessado em adquirir algo. Além disso, mostra que sua loja está sempre por dentro do que há de mais atual no seu segmento. Teria sentido uma loja de roupas ou de eletrônicos que não traga produtos novos constantemente? 

O mesmo raciocínio deve ser usado na sua rede social. Portanto, não importa se você só se vê capaz de atualizar duas vezes por semana, o importante é que essa frequência não seja perdida. 

Outro ponto interessante é que, para o usuário, uma rede social desatualizada dá a impressão de que o e-commerce fechou. Portanto, se ele te segue, entra no perfil e nota que os posts são de meses atrás, ele provavelmente vai pensar que seu negócio faliu. 

2. Invista no conteúdo relacionado ao e-commerce 

O conteúdo é fundamental para um e-commerce, pois é ele quem prende o usuário à sua rede social. Portanto, se você vai investir no Instagram, por exemplo, preocupar-se com a qualidade da imagem é fundamental, mas não é tudo. Além do mais, não precisa se limitar a mostrar os produtos. 

Se o seu e-commerce é uma pet shop, você pode falar sobre cuidados com a saúde do animal, repostar fotos dos pets dos seus clientes com os produtos, higiene, importância dos brinquedos, gadgets que facilitam o cuidado e muito mais. É importante pensar nesse tipo de conteúdo compartilhável, que vai fazer com que sua loja chegue muito mais longe. 

3. Antes de tudo, planeje-se 

Nenhuma estratégia se constrói sem planejamento. Portanto, se o seu e-commerce ainda não tem redes sociais, planeje o que você deseja fazer antes de entrar no ar. 

Com um bom planejamento, você pode decidir: 

  • o tom de voz do seu e-commerce nas redes sociais; 
  • o objetivo com a estratégia nas redes sociais; 
  • métricas importantes para o monitoramento; 
  • tipo de público/persona que deseja atingir; 
  • o tipo de conteúdo abordado; 
  • a frequência de postagens; 
  • a identidade visual. 

São muitos fatores que podem ser avaliados no seu planejamento, por isso ele é tão importante. Assim, seu conteúdo terá um norte e você pode alcançar não só um público maior, mas também uma autoridade no segmento. 

4. Tenha horários predefinidos de postagem 

As redes sociais têm uma série de métricas com dados importantes para um e-commerce avaliar. Um deles é o horário de frequência. Além do dia, a rede social mostra em qual horário seu público costuma ficar mais tempo online. Com isso, você pode decidir os melhores horários para suas postagens. 

Por exemplo: seu público fica com mais frequência online às terças e quintas. No primeiro, às 19h, no segundo, às 17h. Portanto, você já tem dois horários para se guiar nas postagens. 

O ideal é que a postagem seja feita minutos antes desses horários. Assim, as chances de que ela apareça no topo do feed são maiores. 

5. Nunca se esqueça do CTA 

O call to action ou CTA é a chamada que você faz para que o usuário faça algo de interesse do e-commerce. Por exemplo: clicar em um link, cadastrar-se na newsletter ou deixar um comentário. 

O mais importante do CTA é que ele faz com que aquele conteúdo não seja postado à toa. Se o usuário gostou bastante daquele vestido da imagem postada no Instagram ou no Facebook, ele pode clicar na sacolinha para comprar um igual. É só avisá-lo para clicar no link e saber mais sobre a peça. 

Mas se você pedir para que ele deixe comentários, por exemplo, você ganha em dobro: além de aumentar o engajamento (o que faz com que suas redes sociais tenham mais alcance), ainda consegue mais conteúdos para outros posts. 

6. Invista em tráfego pago 

O tráfego pago não é uma opção exclusiva do Google e, de fato, pode alavancar as vendas do seu e-commerce. Mas esse tipo de anúncio não precisa necessariamente se limitar a vendas. 

Com o impulsionamento de um post, você pode: 

  • alcançar um público que tenha perfil semelhante ao seu; 
  • divulgar promoções e queimas de estoque; 
  • aumentar o número de seguidores; 
  • levar para uma landing page; 
  • divulgar novos produtos. 

Lembre-se de que são apenas algumas sugestões do que você pode querer com um post de tráfego pago — a lista é grande! O importante é que você decida seu objetivo antes de criar o post ou impulsioná-lo, já que ele precisa de um CTA. 

Um ponto importante: separe uma parte do orçamento de marketing digital para o tráfego pago. Lembre-se de, no entanto, não comprometê-lo. Comece pequeno, investindo pouco e, quando conseguir resultados, vá aumentando. 

7. Não abra mão do relacionamento com o público 

Ao seguir uma empresa ou e-commerce, uma das vantagens mais interessantes para o consumidor é manter um relacionamento. Afinal, nada mais prático do que fazer perguntas na rede social, já que ele não precisará mais perder tanto tempo no telefone. 

Um bom relacionamento pode ser o que o seu e-commerce precisa para alavancar as vendas e reter clientes. Por isso, sempre que possível, responda ao consumidor. Além de tirar dúvidas de muitos usuários, você pode tirar uma percepção ruim deixada por uma transação anterior. 
Pronto para investir em uma boa estratégia nas redes sociais? Mas se você ainda está começando no meio digital, confira agora 6 passos para criar um e-commerce do zero!

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