Quando iniciei meu e-commerce, gostaria que tivessem me contado alguns segredos sobre Marketing Digital. Veja quais são eles!
“Iniciei meu e-commerce, e agora?” Essa é uma pergunta muito comum de ser ouvida quando converso com alguém que está iniciando um empreendimento na internet. Investir em Marketing Digital, sem dúvida, é algo bem importante para ter sucesso na área.
Isso porque o Marketing Digital envolve a publicidade e a comunicação que ocorrem de forma nativa na internet, assim como as lojas online. Logo, o público que compra em e-commerces também consome muito conteúdo digital.
Para ajudá-lo a fazer o seu negócio online decolar, resolvi escrever este artigo, dizendo tudo que eu gostaria que tivessem me contado sobre Marketing Digital quando iniciei meu e-commerce. Siga a leitura!
4 informações sobre Marketing Digital que gostaria de saber quando iniciei meu e-commerce
Há mais de seis anos iniciei meu e-commerce e nesse período, que também foi muito dedicado a estudos na área, aprendi muito sobre Marketing Digital.
Hoje me dedico a ensinar os empreendedores que, assim como eu, estão iniciando no ramo das lojas virtuais e precisam aprender sobre Marketing Digital para que os seus negócios tenham mais resultados.
Veja, a seguir, a lista que elaborei com as principais informações sobre Marketing Digital que gostaria de saber quando iniciei meu e-commerce.
1. O marketing de conteúdo é essencial para captar leads
O marketing de conteúdo é um grande aliado para captar leads para os e-commerces. Nessa área, é possível trabalhar de duas maneiras.
A primeira delas é na elaboração dos próprios descritivos dos produtos, que devem ser o mais ricas possíveis. A ideia é que as descrições dos produtos tragam boas informações sobre as características do objeto, bem como as maneiras de usá-lo de forma correta.
Isso, além de trazer mais informações para o cliente, também ajuda a ranquear melhor a página do produto nos resultados de busca do Google. Para isso, o texto deve ser muito bem trabalhado com regras e normas de SEO.
Além disso, a sua loja virtual pode ter um blog, que trate de assuntos interessantes para o seu público-alvo. Um e-commerce de roupas, por exemplo, pode ter um portal que dá dicas de moda.
2. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para e-commerces
Não é errado dizer que o e-mail marketing é uma das (se não a mais) poderosas ferramentas de Marketing Digital para e-commerces.
Isso porque o e-mail é um dos principais canais de comunicação e relacionamento na internet. Praticamente todos os usuários da rede têm endereço de e-mail, até mesmo porque isso é necessário para se cadastrar em outros serviços.
Por isso, os e-mails têm uma audiência altíssima e você pode se aproveitar disso criando fluxos de nutrição de leads. O objetivo da estratégia é enviar conteúdos que façam os prospects “caminharem” no funil de vendas, até que se tornem clientes do seu negócio.
3. As redes sociais não podem jamais serem esquecidas
Estar presente nas redes sociais é uma obrigação de todos os e-commerces. Afinal, estamos nos referindo a mídias que propõem a interação entre as marcas e os usuários, de modo que se conquistem mais resultados positivos para os negócios.
Você pode usar as redes sociais para promover a interação entre usuários e, dessa forma, conquistar mais clientes para a sua loja virtual.
Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce de artigos esportivos. Nesse caso, pode fazer um post com a seguinte descrição: “Marque aqui seu amigo jogador de futebol que gostaria de ter essa chuteira”.
Esse é apenas um exemplo entre as inúmeras possibilidades de publicações interativas que você pode desenvolver nas redes sociais.
Além disso, algumas redes socais, como o Facebook e o Instagram, têm ferramentas de vendas próprias, que podem encurtar caminhos e impulsionar as vendas da sua loja virtual.
4. As métricas de vaidade podem ser um tiro no pé para o empresário de e-commerce
Entender quais são as estratégias de Marketing Digital para e-commerce estão sendo efetivas é importante para os empresários da área. Por isso, é necessário ficar de olho nas métricas de vaidade.
As métricas de vaidade são aquelas que parecem “engrandecer” o negócio, mas que não o tornam efetivamente maior ou mais lucrativo.
De nada adianta ter milhares de seguidores nas redes sociais e pouca interação e conversão em vendas, por exemplo.
Por isso, olhar apenas números pode ser um erro grave. Mais do que contar seguidores, as suas estratégias de Marketing Digital devem analisar métricas que realmente importam, como as conversões de leads em clientes.
Somente assim será possível ajustar as campanhas para que se tenham mais resultados positivos para o negócio.
Basicamente, esses são os segredos de Marketing Digital que eu gostaria que tivessem me falado quando iniciei meu e-commerce. Espero que este conteúdo sirva para que você já comece o seu negócio estando um passo à frente.
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