6 dicas matadoras para fazer vendas no Instagram

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Preparei 6 dicas para você aprender como fazer vendas no Instagram de forma profissional e decolar o seu empreendimento!

Fazer vendas no Instagram é algo que já se tornou corriqueiro para quem tem um negócio na internet. Muitos empreendedores, inclusive, nem têm site para o e-commerce e começam o seu negócio fazendo uma lojinha na rede social.

Usar o Instagram para negócios tem dado muito certo, tendo em vista que o número de usuários da rede social é impressionante. No mundo, são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Em meio a essa imensidade de pessoas, é bem provável que você encontre um nicho que esteja disposto a encontrar produtos que você pode oferecer. 

6 dicas matadoras para fazer vendas no Instagram


Quer saber como fazer vendas no Instagram e impulsionar o faturamento do seu negócio? Então, fique atento às dicas que tenho para você, logo abaixo! 

1. Crie um perfil comercial 

O primeiro passo para fazer vendas no Instagram é criar um perfil comercial. Ele é diferente da versão pessoal, que geralmente usamos para seguir os nossos amigos e perfis de interesse.

Com o perfil comercial você terá acesso: 

  • a quantidade de interações que as publicações tiveram; 
  • ao número de pessoas que viram uma publicação; 
  • o número de visitantes de cada perfil; 
  • entre outros dados. 

Além disso, com a conta comercial, você poderá fazer anúncios, ou seja, pagar para que o Instagram mostre os seus posts para mais pessoas. 

2. Escreva uma bio criativa e que chame a atenção 

A biografia, ou apenas bio, é um pequeno texto que aparece na parte de cima dos perfis no Instagram. 

Para vender mais, o texto deve conter uma descrição resumida do seu negócio, contando para os usuários o que você vende. 

Ao elaborar esse texto, você precisa ser simpático e, ao mesmo tempo, criativo. Usar emojis, por exemplo, é uma boa ideia. Porém, como há limitação nos caracteres, é necessário ser breve. 

Também reserve um espaço da sua bio para divulgar outros canais de contato, como o número do telefone, endereço de e-mail ou link do seu site. 

3. Invista na produção de conteúdos interessantes 

Postar produtos e promoções, bem como fazer anúncios é importante no Instagram. Porém, as suas publicações não devem se limitar a esse tipo de conteúdo. 

Embora haja a possibilidade de acessar o Instagram para fazer compras, esse não é o principal objetivo dos usuários do canal. 

As pessoas acessam a rede social para ficarem bem informados, conhecer tendências e se divertir. 

Por isso, para fazer vendas no Instagram, também é necessário investir em produção de conteúdo. 

Faça posts com notícias e curiosidades do seu segmento, mostre como usar os seus produtos, publique memes engraçados que tenham relação à sua empresa etc. 

Essa alternância de conteúdos faz com que o engajamento de seguidores com o seu perfil cresça. 

Dessa forma, os usuários ficarão mais dispostos a fazer negócios com você e finalizar compras, quando forem impactados por um anúncio. 

4. Sempre use hashtags nos seus posts 

As hashtags (#) servem para categorizar posts e ajudam as pessoas a encontrarem publicações interessantes para elas. 

Por isso, vale a pena pesquisar e usar hashtags que sejam relacionadas ao seu negócio nas publicações. 

Vamos supor, por exemplo, que você tem uma loja de semijoias e vai fazer um post com imagens de pulseiras masculinas que recebeu nessa semana. 

Nesse caso, você pode postar a foto com uma legenda e a hashtag #PulseirasMasculinas. Assim, as pessoas que pesquisarem por esse termo serão direcionadas ao seu post e, se tiverem interesse, podem finalizar a publicação. 

Lembre-se, no entanto, de usar as hashtags com moderação. Não adianta encher as suas publicações de marcações! Escolha umas quatro ou cinco no máximo, para que o post não fique poluído. 

Também evite usar hashtags muito generalistas que não tem nada a ver com o seu negócio como #BomDia. 

5. Faça publicações em diferentes formatos 

É importante que você faça publicações em diferentes formatos em seu Instagram. A forma mais tradicional de publicar é no feed, espaço em que ficam as fotos e pequenos vídeos fixos no perfil. 

Porém, você também pode usar a ferramenta Stories, cujas publicações duram apenas 24 horas. Esse tipo de post é ideal para anunciar promoções relâmpago e interagir com o público. 

Nos Stories, você pode usar ferramentas como a “caixinha de perguntas”, em que os clientes podem esclarecer dúvidas sobre os seus produtos. 

6. Utilize a função loja 

Para fazer vendas no Instagram, usar a função loja é fundamental. Essa ferramenta funciona como uma espécie de página de classificados. 

Nela, os empreendedores podem anunciar produtos e publicar preços, fechando as vendas direto pelo Instagram. 

A loja permite, inclusive, que você envie links diretos para os seguidores. Dessa forma, é facilitado o acesso às ofertas que foram ali publicadas. 

O mundo dos negócios está mudando e se tornando cada vez mais digital. É por isso que investir nas redes sociais é um excelente caminho para empresas de todos os portes. 

Espero que, com este conteúdo, você tenha conseguido aprender mais sobre como fazer vendas no Instagram. Coloque tudo em prática e veja o seu empreendimento decolar na rede social! 
E, por falar em Instagram, que tal seguir o meu perfil por lá? Sempre publico dicas e conteúdos bem interessantes sobre marketing, empreendedorismo e outros assuntos relacionados. Não deixe de conferir!

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