Preparei 6 dicas para você aprender como fazer vendas no Instagram de forma profissional e decolar o seu empreendimento!
Fazer vendas no Instagram é algo que já se tornou corriqueiro para quem tem um negócio na internet. Muitos empreendedores, inclusive, nem têm site para o e-commerce e começam o seu negócio fazendo uma lojinha na rede social.
Usar o Instagram para negócios tem dado muito certo, tendo em vista que o número de usuários da rede social é impressionante. No mundo, são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
Em meio a essa imensidade de pessoas, é bem provável que você encontre um nicho que esteja disposto a encontrar produtos que você pode oferecer.
6 dicas matadoras para fazer vendas no Instagram
Quer saber como fazer vendas no Instagram e impulsionar o faturamento do seu negócio? Então, fique atento às dicas que tenho para você, logo abaixo!
1. Crie um perfil comercial
O primeiro passo para fazer vendas no Instagram é criar um perfil comercial. Ele é diferente da versão pessoal, que geralmente usamos para seguir os nossos amigos e perfis de interesse.
Com o perfil comercial você terá acesso:
- a quantidade de interações que as publicações tiveram;
- ao número de pessoas que viram uma publicação;
- o número de visitantes de cada perfil;
- entre outros dados.
Além disso, com a conta comercial, você poderá fazer anúncios, ou seja, pagar para que o Instagram mostre os seus posts para mais pessoas.
2. Escreva uma bio criativa e que chame a atenção
A biografia, ou apenas bio, é um pequeno texto que aparece na parte de cima dos perfis no Instagram.
Para vender mais, o texto deve conter uma descrição resumida do seu negócio, contando para os usuários o que você vende.
Ao elaborar esse texto, você precisa ser simpático e, ao mesmo tempo, criativo. Usar emojis, por exemplo, é uma boa ideia. Porém, como há limitação nos caracteres, é necessário ser breve.
Também reserve um espaço da sua bio para divulgar outros canais de contato, como o número do telefone, endereço de e-mail ou link do seu site.
3. Invista na produção de conteúdos interessantes
Postar produtos e promoções, bem como fazer anúncios é importante no Instagram. Porém, as suas publicações não devem se limitar a esse tipo de conteúdo.
Embora haja a possibilidade de acessar o Instagram para fazer compras, esse não é o principal objetivo dos usuários do canal.
As pessoas acessam a rede social para ficarem bem informados, conhecer tendências e se divertir.
Por isso, para fazer vendas no Instagram, também é necessário investir em produção de conteúdo.
Faça posts com notícias e curiosidades do seu segmento, mostre como usar os seus produtos, publique memes engraçados que tenham relação à sua empresa etc.
Essa alternância de conteúdos faz com que o engajamento de seguidores com o seu perfil cresça.
Dessa forma, os usuários ficarão mais dispostos a fazer negócios com você e finalizar compras, quando forem impactados por um anúncio.
4. Sempre use hashtags nos seus posts
As hashtags (#) servem para categorizar posts e ajudam as pessoas a encontrarem publicações interessantes para elas.
Por isso, vale a pena pesquisar e usar hashtags que sejam relacionadas ao seu negócio nas publicações.
Vamos supor, por exemplo, que você tem uma loja de semijoias e vai fazer um post com imagens de pulseiras masculinas que recebeu nessa semana.
Nesse caso, você pode postar a foto com uma legenda e a hashtag #PulseirasMasculinas. Assim, as pessoas que pesquisarem por esse termo serão direcionadas ao seu post e, se tiverem interesse, podem finalizar a publicação.
Lembre-se, no entanto, de usar as hashtags com moderação. Não adianta encher as suas publicações de marcações! Escolha umas quatro ou cinco no máximo, para que o post não fique poluído.
Também evite usar hashtags muito generalistas que não tem nada a ver com o seu negócio como #BomDia.
5. Faça publicações em diferentes formatos
É importante que você faça publicações em diferentes formatos em seu Instagram. A forma mais tradicional de publicar é no feed, espaço em que ficam as fotos e pequenos vídeos fixos no perfil.
Porém, você também pode usar a ferramenta Stories, cujas publicações duram apenas 24 horas. Esse tipo de post é ideal para anunciar promoções relâmpago e interagir com o público.
Nos Stories, você pode usar ferramentas como a “caixinha de perguntas”, em que os clientes podem esclarecer dúvidas sobre os seus produtos.
6. Utilize a função loja
Para fazer vendas no Instagram, usar a função loja é fundamental. Essa ferramenta funciona como uma espécie de página de classificados.
Nela, os empreendedores podem anunciar produtos e publicar preços, fechando as vendas direto pelo Instagram.
A loja permite, inclusive, que você envie links diretos para os seguidores. Dessa forma, é facilitado o acesso às ofertas que foram ali publicadas.
O mundo dos negócios está mudando e se tornando cada vez mais digital. É por isso que investir nas redes sociais é um excelente caminho para empresas de todos os portes.
Espero que, com este conteúdo, você tenha conseguido aprender mais sobre como fazer vendas no Instagram. Coloque tudo em prática e veja o seu empreendimento decolar na rede social!
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