Como tornar meu e-commerce mais lucrativo?

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O número de lojas virtuais no Brasil só cresce — e o número de compradores, também. Veja como tornar seu e-commerce mais lucrativo!

O comércio eletrônico está batendo recordes no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2020 o país chegou a 1,3 milhão de sites voltados a vendas, com crescimento de 40,7% ao ano. Portanto, é um mercado ascendente, mas também muito competitivo. Então, como tornar o e-commerce mais lucrativo e que se destaca em um universo tão cheio de opções de compra? 

As lojas virtuais deram um boom durante a pandemia: tirando os alimentícios, o número de brasileiros que compraram produtos domésticos online triplicou de março para julho. No entanto, é preciso saber se destacar. 

Veja como aproveitar esse mercado em expansão e tornar seu e-commerce mais lucrativo: 

1. Use o SEO para otimizar seu e-commerce 

Search engine optimization (SEO) ou otimização para mecanismos de busca é um conjunto de ajustes que você faz em uma página para que ela seja encontrada e indexada com mais facilidade pelo Google. 

As principais vantagens do SEO são: 

  • a página fica mais fácil de encontrar e, consequentemente, torna o e-commerce mais lucrativo; 
  • trabalha a navegabilidade do site; 
  • identifica possíveis erros em cada página; 
  • melhora a estrutura de páginas e textos. 

2. Invista em anúncios pagos 

Aqui no blog, sempre falamos sobre a importância de trabalhar inbound marketing e anúncios pagos em conjunto. Afinal, enquanto a primeira é uma estratégia de longo prazo, a segunda traz bons resultados em um curto espaço de tempo. 

O mais interessante é que a mídia paga consegue atingir pessoas que já estão dispostas a comprar seu produto naquele exato momento. Em outro caso, seu anúncio vai aparecer para perfis de consumidor semelhantes ao do seu cliente. 

Google Ads 

O Google Ads é a plataforma de publicidade do buscador mais usado no mundo. Só no Brasil, 96.52% dos usuários utilizam apenas o Google para fazer suas pesquisas. Isso mostra a imensa quantidade de pessoas que poderão ver seu anúncio numa simples pesquisa. 

Porém, o Ads não se resume a isso. De fato, a empresa criou uma série de ferramentas para deixar um e-commerce mais lucrativo. Quando você faz a adesão a essa estratégia, conta com diferentes formas de fazer seu anúncio. Veja: 

  • Rede de pesquisa: trabalha os anúncios que aparecem na página de busca. Além do Google, esse tipo de anúncio aparece também em resultados dos sites parceiros de pesquisa; 
  • Rede de display: são os banners vistos nos sites parceiros (segundo a empresa, são mais de 2 milhões), incluindo YouTube e Gmail; 
  • Google Shopping: são os anúncios de produtos que aparecem nos resultados de pesquisa do Google e de sites parceiros, na aba Shopping de uma página de busca e em toda a rede de display; 
  • Vídeo: são os anúncios em vídeo que o usuário assiste no YouTube e em toda a rede de display; 
  • Aplicativos: um app também é uma forma de tornar seu e-commerce mais lucrativo. O Google sabe disso e volta todo o seu sistema de anúncios para para divulgá-lo. 

Redes sociais 

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e até Pinterest têm plataformas para criação de anúncios. Cada uma tem seus critérios e ferramentas, mas, no geral, elas mostram suas campanhas para pessoas com perfis semelhantes aos do seu público-alvo. 

Obviamente, não é possível começar anunciando em todas — na maioria dos casos, isso não é necessário. Então, como investir para tornar seu e-commerce mais lucrativo: 

  • descubra onde seu público está: saber quais redes sociais seu potencial cliente usa evita que você gaste dinheiro em anúncios que não serão visualizados por quem vai comprar seu produto; 
  • responda: muitas pessoas fazem perguntas na caixa de comentário dos anúncios. Aproveite para interagir, esclarecer dúvidas e, de quebra, conseguir novos seguidores. Esse retorno por parte das empresas é fundamental para que os clientes percebam que você está disposto a manter uma longa relação com eles; 
  • varie os formatos: o Instagram, por exemplo, permite anúncios em imagens, gifs, vídeos, enquetes, perguntas e muito mais. Aproveite a variedade para explorar seu lado criativo; 
  • seja criterioso ao criar seu púbico: de início, será difícil definir o orçamento para investir em cada anúncio. Portanto, ele deve ser muito preciso com relação ao público, para que você não veja seu investimento indo pelo ralo. 

3. Faça remarketing e retargeting 

Uma ótima forma de tornar seu e-commerce mais lucrativo é revertendo o abandono de carrinho. Isso pode ser feito de duas maneiras: remarketing e retargeting. 

  • remarketing: é quando a empresa envia e-mails relembrando sobre o carrinho ou oferecendo cupons de desconto para a efetuação da compra; 
  • retargeting: o objetivo é mostrar anúncios aos usuários que já interagiram com a marca. 

4. Apareça nos comparadores de preço 

Além do Google Shopping, o Buscapé, o ShopBot, o Shopping Uol e o Bondfaro são alguns dos sites que nos ajudam a conferir o melhor custo-benefício de um produto vendido pela internet. Se você quer tornar seu e-commerce mais lucrativo, precisa mostrar que tem o melhor preço. 

Tirando o Buscapé, essas plataformas só aceitam quem tem uma loja online. Além disso, o valor pago é de custo por clique, ou seja, você só será cobrado se alguém clicar no seu anúncio e for redirecionado para seu e-commerce. O retorno sobre investimento (ROI) costuma compensar bastante. 

Apesar de tornar um e-commerce mais lucrativo, essas plataformas não se responsabilizam pela segurança da transação entre empresa em cliente. Elas funcionam como uma grande vitrine para um público já disposto a comprar seu produto. Portanto, é como se não houvesse um intermediário entre você e o consumidor.

5. Atenção ao funcionamento da loja 

Não adianta ter todas as estratégias do mundo para tornar seu e-commerce mais lucrativo se ele não fizer bem o seu trabalho principal: vender. Portanto, todo o processo de compra deve ser o mais simples possível para o cliente — e isso vai desde a página do produto até o check-out. 

  • fotos claras: mostre com clareza todos os detalhes do produto e ofereça a opção de zoom na foto; 
  • detalhes técnicos: especificações do produto deve ser muito claras e fáceis de encontrar, independentemente do produto que você vender; 
  • opções de pagamento: quanto mais você tiver, mais possibilidades de compra oferece ao cliente; 
  • check-out simples e rápido: assim, você não dá chance para que o cliente se arrependa da compra; 
  • compra rápida: para quem já fez alguma compra no seu site, essa possibilidade facilita todo o processo. 

Pronto para deixar seu e-commerce mais lucrativo? Então entre em contato com nossos parceiros agora mesmo!

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