Como posso utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas?

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Um dos aplicativos mais populares no Brasil não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing. Mas como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas?

O WhatsApp é uma ferramenta que mudou a forma de comunicação pelo celular. Lançado em 2009, ele permite mensagens de texto, de voz e vídeo, de forma gratuita e instantânea. Além disso, envio de arquivos de diversos tamanhos e formatos, formação de grupos, compartilhamento de status e muito mais. Embora seja muito utilizado de maneira informal, o aplicativo é uma ótima ferramenta de negócios. Mas aí, vem a dúvida: como utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas no e-commerce? 

É o aplicativo com o maior número de usuários no Brasil e no mundo, o recurso vai aproximar sua empresa do cliente e criar uma relação de longo prazo. Veja como utilizar o WhatsApp para aumentar suas vendas: 

1. Opte pelo WhatsApp Business 

Misturar o número pessoal com o profissional pode dar problemas futuros, além de dar uma impressão menos profissional ao uso do aplicativo. Para resolver esse problema, tenha um número apenas para atendimento e instale o WhatsApp Business, versão empresarial do aplicativo. 

Pensado para pequenas empresas, a ferramenta traz diversas vantagens para facilitar a rotina e otimizar atendimentos. Veja: 

  • bio: também no perfil, você pode colocar categoria de loja, o link do seu e-commerce, um resumo básico sobre o seu ramo e um recado convidando o usuário a entrar em contato; 
  • endereço: se a sua empresa também tem uma loja física, você pode colocar o endereço. Dependendo da localização, o WhatsApp mostra o endereço pelo Google Maps; 
  • mensagens automáticas: assim que o usuário mandar algo, ele pode receber uma mensagem automática solicitando alguns dados para um atendimento mais eficaz; 
  • horário de funcionamento: no perfil, é possível colocar em quais horários o atendimento via WhatsApp funciona. 

2. Adote Chatbot 

Ao utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas, é preciso contar com a inteligência artificial para otimizar o atendimento ao consumidor. 

Associação das palavras chat e robot, o chatbot é uma espécie de robô — uma inteligência artificial capaz de esclarecer as primeiras dúvidas e, se necessário, encaminhar o usuário para o atendimento especializado. 

O mais bacana aqui é que o chatbot trabalha com machine learning (aprendizagem de máquina). Isso significa que ele “aprende” com o tempo. Isso significa que ele percebe padrões nas mensagens, e cria conexões entre elas para aprender a dar respostas sem a ajuda humana e de forma inteligente. 

Então, se no início ele dá respostas mais robotizadas, com o passar do tempo e suas constantes interações, ele passa a dar retornos mais complexos e orgânicos, como se fosse um atendente humano. 

3. Organize os clientes 

Uma empresa pode interagir com diversos contatos diariamente. Com o passar do tempo, a quantidade de números tende a crescer. Mesmo que você renomeie todos, fica complicado lembrar-se de quando você interagiu com determinada pessoa. Ela é cliente ou fornecedora? Costuma comprar no seu e-commerce ou é a primeira interação? 

Para facilitar esse processo, o WhatsApp Business tem um recurso chamado “tags” ou “etiquetas”, que você pode usar para classificar os clientes/contatos da forma que achar mais conveniente. É possível categorizar pelo tipo de stakeholder, estágio de compra, frequência de compra e muito mais. 

Você também pode salvar na agenda do celular alguma informação que ajude a identificar o cliente. 

4. Comece como canal de contato passivo 

Num primeiro momento, utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas pode parecer sinônimo de encher seu contato com as novidades da sua loja. Apesar de tentador, o resultado é o exato oposto do que você imagina: o usuário provavelmente vai se sentir importunado e bloquear seu número. 

Comece a conhecer o cliente e não encha o chat com propagandas. 

5. Envie promoções para utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas 

Pode parecer exatamente o contrário do tópico anterior, mas não é! Utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas é oferecer também conteúdos exclusivos — e nada melhor do que promoções para esquentar aquela época em que o negócio está mais em baixa. 

Então, como enviar propagandas sem que o cliente se sinta importunado? É só divulgar seu número nos canais de comunicação da sua loja e convidar o cliente a adicioná-lo, e claro, se manifestar demonstrando interesse. 

No e-commerce ou nas redes sociais, anuncie que quem adicionar com seu número vai ganhar promoções ou cupons de desconto exclusivos. Para isso, é só enviar a mensagem “Eu quero promoções exclusivas da loja X” para o seu número. Então, utilize o WhatsApp Business, a classificação de tags e a lista de transmissão para enviar descontos, cupons, catálogos (caso você trabalhe com eles) e avisar sobre novidades. 

Lembre-se de enviar esses conteúdos apenas aos usuários que já interagiram com seu número. Nada de pegar contatos de forma aleatória ou comprar uma lista de telefones. Além de acabar com a reputação do seu e-commerce, seu número poderá ser bloqueado ou denunciado ao WhatsApp como spam. 

6. Conte com listas de transmissão 

Enviar mensagens manualmente pode ser cansativo, principalmente para um grande número de contatos. Para isso, é só usar a lista de transmissão — uma lista de contatos que você cria e pode enviar uma mensagem única a todos. 

Então, quando tiver um cupom para uma segunda compra ou algo exclusivo para clientes fiéis, é só montar a lista e enviar a mensagem. 

7. Use o status 

Você também pode utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas por meio do status. Desde que o Facebook comprou o WhatsApp, a companhia incluiu o recurso de status (também conhecido como “stories”) já presente no Facebook e no Instagram. 

Os status ficam presentes no aplicativo por 24h. Você pode usar para divulgar imagens de novos produtos, promoções, banners, descontos de última hora e pequenas propagandas em vídeos. 

8. Cuide da sua imagem 

De nada vai adiantar utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas se não houver cuidado com o conteúdo visual da empresa. Portanto, lembre-se de fazer uma produção bem-feita: fotos de qualidade, banners feitos por designers e vídeos profissionais proporcionam uma imagem mais profissional e confiável da sua empresa, o que implica resultados melhores nas vendas. 

Outro detalhe é com a mensagem: os emojis dão um toque divertido, mas quando em excesso, fazem com que seu conteúdo pareça spam. Erros de português são inadmissíveis, pois dão a impressão de falta de profissionalismo. 

Conte também com uma identidade visual, ou seja, cores, tipologia, logo e imagens que formem todo o aspecto visual da sua empresa. Ela deve estar presente em todo o material que você utiliza no aplicativo. 

Viu como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas? Ele é uma excelente ferramenta para divulgar sua loja virtual. Agora, crie uma estratégia completa.

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