6 dicas para aumentar as vendas do e-commerce via WhatsApp

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Leia o nosso artigo e confira agora mesmo 6 dicas para aumentar as vendas do e-commerce usando o WhatsApp!

Você sabia que o WhatsApp está presente em cerca de 97% dos smartphones brasileiros? Isso quer dizer que, em cada 100 celulares, apenas três três não têm o aplicativo instalado.

Além disso, de acordo com o relatório Digital 2021 , o WhatsApp é a segunda rede social mais usada no Brasil, sendo acessada por 91,7% dos usuários. O aplicativo mensageiro perde apenas para o YouTube, a maior plataforma de vídeos do planeta.

Esses dados comprovam como é importante usar o WhatsApp como uma ferramenta para aumentar as vendas do e-commerce. Afinal, se tanta gente usa o aplicativo, a sua loja virtual não pode perder a oportunidade de usar esse canal, concorda?

Foi por isso que desenvolvemos este artigo, que reunirá uma série de dicas para você aumentar as vendas do e-commerce via WhatsApp. Para saber quais são elas, continue lendo!

As 6 melhores dicas para aumentar as vendas do e-commerce usando o WhatsApp 

As dicas que apresentaremos a seguir são essenciais para que você possa vender mais pelo mensageiro do balão verdinho. Por isso, preste atenção e siga tudo à risca! Vamos lá?

1. Use o WhatsApp Business 

A primeira coisa que você deve fazer para aumentar as vendas do e-commerce usando o WhatsApp é baixar a versão Business do aplicativo. 

Essa versão oferece recursos exclusivos para empresas, que otimizam o gerenciamento de contatos, a administração do perfil e as conversas realizadas por meio da ferramenta.

Além disso, no WhatsApp Business é possível usar chatbots e mensagens automáticas, para que os clientes nunca fiquem sem atendimento. 

Dessa forma, se alguém enviar uma mensagem de madrugada, por exemplo, receberá uma mensagem automática dizendo que alguém responderá o mais breve possível, no horário comercial. 

2. Coloque um botão do WhatsApp no seu e-commerce 

Existem plugins que podem ser usados no site do seu e-commerce para que o ícone do WhatsApp seja configurado para os usuários. 

Dessa forma, caso alguém tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre determinado produto, por exemplo, basta clicar no link e já abrir o chat, sem ter que pegar o celular, salvar o contato e só depois enviar uma mensagem. 

Isso gera muito mais agilidade e praticidade no atendimento via WhatsApp. Por isso, é fundamental que o seu e-commerce mostre o botão do mensageiro, para facilitar a vida do seu cliente.

3. Responda sempre com agilidade e prestatividade 

Ao incluir o WhatsApp como um canal de atendimento do seu e-commerce, é importante que você busque meios para sempre responder os chamados com agilidade e prestatividade. 

É importante oferecer sempre o menor tempo de resposta possível! Afinal, essa é a principal característica do WhatsApp e é isso que as pessoas obtêm quando buscam por esse tipo de atendimento.

As mensagens automáticas, que citamos anteriormente, redução muito nesse momento, tendo em vista que elas evitam que os clientes fiquem sem resposta. 

4. Crie um catálogo de produtos 

Entre as ferramentas disponibilizadas pelo WhatsApp Business, uma das mais interessantes é a criação de catálogo. 

Dessa forma, você pode aumentar as vendas do e-commerce criando um catálogo de produtos com os principais itens da sua loja. 

Por meio do catálogo, os clientes olhar os produtos que desejam comprar, clicar e direcionar para o site, onde farão a compra normalmente. 

Isso agiliza muito o atendimento e oferece um processo de compra mais simples para o cliente. É tudo o que você precisa para aumentar as vendas do e-commerce, não é mesmo?

5. Obtenha um link para o seu WhatsApp 

O WhatsApp oferece aos usuários a possibilidade de gerar links que direcionam para uma conversa direta. Dessa maneira, basta que as pessoas pensam em falar com você cliquem no link para que seja aberto o diálogo.

Além do botão no próprio site do e-commerce, que citamos anteriormente, você pode divulgar esse link em outros locais em que os seus leads e clientes acessam. 

O link pode ser divulgado na bio do Instagram , nos posts das redes sociais, como um CTA nos conteúdos do seu blog , no descritivo dos seus vídeos do YouTube , entre outros canais.

6. Crie listas de transmissão 

Para aumentar as vendas do comércio eletrônico via WhatsApp, outra ação interessante é a criação de listas de transmissão. Esse recurso possibilita que você envie ofertas e conteúdos para leads específicos.

Você pode fazer listas para as mais diversas categorias de clientes. Vamos supor, por exemplo, que a sua loja virtual vende roupas masculinas e femininas.

Nesse caso, você pode criar uma lista de transmissão só com as clientes mulheres e outra apenas com os homens. Assim, envia como ofertas de cada gênero para uma lista de transmissão mais apropriada.

Com essas dicas você certamente conseguirá aumentar as vendas do e-commerce via WhatsApp. Coloque tudo em prática e lucre muito mais usando todos os recursos do aplicativo de mensagens mais populares do mundo.
Quer saber mais formas de aumentar os lucros do e-commerce? Então, leia agora o nosso artigo que fala sobre a produção de vídeos para as lojas virtuais!

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