Leia o nosso artigo e confira agora um passo a passo para construir uma marca para seu e-commerce
Construir uma marca para o seu e-commerce é essencial para que você possa fazer o seu negócio digital crescer e prosperar.
Isso porque, quando você faz uma gestão de marca eficiente, o seu negócio passa a ser mais reconhecido pelo público.
Além disso, conforme as suas estratégias derem certo, o seu e-commerce começará a ser relacionado com sentimentos e valores bons, como o respeito ao cliente, os preços justos, as políticas eficientes etc.
6 passos para construir uma marca para seu e-commerce
Entendido sobre a importância de construir uma marca para seu e-commerce, você deve estar se perguntando sobre como fazer isso, não é mesmo? Temos algumas dicas, a seguir!
1º passo: entenda o que é branding
O primeiro passo para construir uma marca para seu e-commerce é entender o que é branding.
O termo vem do inglês “brand”, que significa marca. Logo, branding significa gestão de marcas.
Esse trabalho envolve uma série de profissionais, geralmente da área da comunicação, como publicitários, relações-públicas e designers, que trabalham juntos para desenvolver ações que ajudam na construção e no fortalecimento das marcas.
2º passo: compreenda a relação do branding com vendas e desejo
Ter um bom branding ajuda as empresas a aumentarem as vendas, tendo em vista que os itens passam a ser mais desejados pelos clientes.
Pense, por exemplo, em uma grande marca, como a Apple. O branding feito para essa empresa é tão forte, que as pessoas associam os seus produtos à qualidade, ao status, à sofisticação etc.
Logo, os produtos da Apple são mais desejados que os de outras marcas que oferecem soluções similares. Por conta disso, as vendas da empresa aumentam.
Quando o seu e-commerce tem um branding bem trabalhado, ele também passa a ser melhor visto perante à concorrência.
3º passo: defina uma persona para o seu negócio
As personas são personagens semi-fictícios e que representam o cliente ideal de uma empresa. Para elas serem criadas, é preciso fazer pesquisas com consumidores reais, mapear comportamentos e observar tendências.
Quando você tem um entendimento daquilo que o seu público deseja e gosta, consegue alinhar a cultura organizacional do seu e-commerce, para que ela absorva esses valores.
Ou seja, a persona é essencial para quem deseja construir uma marca para o seu e-commerce de forma eficiente.
4º passo: conte com um bom profissional para criar a sua identidade visual
A identidade visual é um dos pilares mais importantes do branding e deve ser considerado ao construir uma marca para seu e-commerce.
São os recursos visuais que passam a primeira impressão do seu negócio. Logo, se você tiver um logotipo ruim, por exemplo, o público já poderá “ter um pé atrás” com a sua loja online.
Como você pode perceber, existem muitos fatores por trás de uma marca. Todos eles precisam ser expressos em uma imagem e os profissionais que fazem a criação precisam realizar estudos minuciosos de cores, tendências e comportamentos do seu público.
Por isso, não basta pedir para que o sobrinho ou alguém que sabe lidar com softwares de edição crie um logotipo.
É necessário ter uma equipe qualificada para desenvolver a sua identidade visual, para que, de fato, se possa construir uma marca para seu e-commerce.
5º passo: utilize corretamente os elementos da sua identidade visual
A identidade visual de uma empresa não corresponde apenas ao seu logotipo. Também estão envolvidas as cores, os grafismos e as formas de uso desses itens.
Por isso, é interessante que se tenha um padrão e ele seja utilizado em todos os meios de comunicação que o seu e-commerce utiliza.
As publicações nas redes sociais, o layout do seu site e das landing pages, as assinaturas de e-mail, as embalagens dos produtos, entre outros itens devem seguir a sua identidade visual.
Isso passa uma imagem de organização e seriedade do seu e-commerce e faz com que você conquiste mais resultados positivos no negócio.
6º passo: siga um padrão também nos discursos e ações
Também é importante que você siga um padrão nos discursos e ações realizadas em nome do seu e-commerce. Lembre-se que a identidade visual é um dos pilares do branding apenas, mas a atividade não se limita a isso.
Por isso, é importante que você defina um padrão também para prestar um atendimento adequado aos clientes em múltiplos canais.
Se uma pessoa entrar em contato com o seu e-commerce via chat, por exemplo, e for muito bem atendida, espera a mesma qualidade quando fizer uma ligação telefônica ou usar outro meio de contato qualquer.
Construir uma marca para seu e-commerce é essencial para que você tenha mais vendas e um relacionamento mais próximo com os clientes do seu negócio. Por isso, não deixe de colocar em prática o que aprendeu aqui.
Contar com profissionais especializados e que podem ajudar você nessa e em outras atividades de comunicação e marketing é importante para que a sua loja virtual tenha mais sucesso. Saiba mais em nosso artigo que explica as vantagens de contar com uma agência especializada em e-commerce.