O que você precisa saber sobre controle de estoque antes de abrir seu e-commerce?

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Você está pensando em abrir seu e-commerce próprio e se tornar um empreendedor digital? Essa é uma ideia bem bacana e que pode trazer bons frutos! 

Porém, para que o seu negócio online tenha sucesso é imprescindível que você pense em alguns pontos estratégicos. Entre eles, está o controle de estoque, algo fundamental para o bom funcionamento de um e-commerce. 

Foi pensando em ajudá-lo a se preparar para fazer o controle de estoque e ter mais êxito ao abrir seu e-commerce que preparamos este artigo. Acompanhe! 

5 dicas sobre controle de estoque para quem deseja abrir seu e-commerce próprio 

Veja, a seguir, uma série de dicas de controle de estoque para quem pensa em abrir seu e-commerce próprio e conquistar bons resultados no mercado online. 

1. Mantenha o seu estoque sempre muito bem organizado 

É importante que você registre todos os produtos que entram e que saem do seu estoque, para que possa programar compras de reposição, por exemplo. Em negócios pequenos, isso até pode ser feito por meio de uma planilha, mas o mais recomendado é sempre usar um software de gestão adequado. 

Além disso, caso você venda produtos perecíveis ou com um prazo de validade bem definido, é necessário controlar as datas que os itens deram entrada no estoque. 

Na logística, trabalha-se com uma técnica chamada de PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), ou seja, os produtos que entram antes no estoque, devem ser os primeiros a sair para entrega aos clientes. Dessa forma, você evita perdas por conta de prazos expirarem. 

Ainda sobre a organização do estoque, convém que você cadastre todos os produtos com os respectivos códigos de referência. De tal maneira, fica mais fácil de localizá-los. 

2. Encontre bons fornecedores 

Quando falamos em controle de estoque para quem pretende abrir seu e-commerce, é muito importante lembrar dos fornecedores. É extremamente necessário ter uma boa parceria com as empresas que fornecem produtos para você, para que você possa ser atendido em casos de urgência, por exemplo. 

Ainda sobre os fornecedores, é bem importante não contar com apenas um parceiro. Sempre tenha alguma carta na manga para não ficar com o estoque desabastecido, caso alguma empresa não possa atender os seus pedidos no momento. 

3. Faça inventários periódicos 

Geralmente, as pessoas fazem uma ideia de que é preciso fazer a contagem para controle de estoque apenas no final do ano. Porém, essa informação não deve ser encarada como verdade para quem deseja ter sucesso ao abrir seu e-commerce. 

É preciso fazer inventários periódicos pelo menos uma vez a cada três meses. Contar, um a um, os itens armazenados pode até ser cansativo, porém, a atividade é necessária. 

Ao fazer um inventário, você pode comparar se o seu estoque real é o que está registrado no sistema. Isso é importante para que erros de registro possam ser corrigidos rapidamente, por exemplo. 

Vamos supor que no seu sistema consta que você tem guardadas 10 unidades de determinado produto. Porém, há apenas oito guardadas, tendo em vista que duas foram esquecidas de serem registradas no momento da saída. 

Caso um cliente entre no seu e-commerce e faça a compra de todas as 10 unidades, a entrega ficará impossibilitada. A situação criará uma saia justa com o consumidor, que talvez cancele a compra e não volte a fazer negócios com você. 

4. Organize os seus produtos por categoria 

Outro ponto importante, no que se refere ao controle de estoque para e-commerces, é a organização dos itens por categoria. Isso porque, quando os itens são categorizados, fica mais fácil encontrá-los. 

Vamos supor que você tem um e-commerce de roupas, que vende peças masculinas, femininas. Nesse caso, a categorização dos produtos pode ser feita por gênero, para facilitar a localização. 

Dessa forma, se for realizada a venda de um vestido, por exemplo, você sabe que essa peça estará disponível na área do estoque destinada às roupas femininas. Fica muito mais fácil separar o produto e fazer o envio para o cliente. 

No mercado, existem vários modelos de prateleiras, porta-pallets, gôndolas, entre outros itens que podem servir para organizar os itens de um e-commerce. 

5. Garanta que as atualizações do estoque sejam em tempo real 

Para evitar erros de contagem, é preciso que as atualizações do estoque sejam realizadas em tempo real. Assim, no momento em que um cliente entra no site e finaliza uma compra, o item deve ter a baixa dada no sistema. 

Essa prática evita que o site siga mostrando produtos que estão em falta no estoque. Existem softwares integrados que fazem todo esse trabalho de forma automática. 

Lembre-se, no entanto, que mesmo usando sistemas, é importante fazer a contagem periódica, conforme explicamos anteriormente. 

Colocando essas dicas em prática, fica mais fácil de você fazer um bom controle de estoque ao abrir seu e-commerce. Assim, o negócio terá o sucesso garantido, atendendo bem os clientes e sem trazer dores de cabeça para você! 
Siga aprendendo! Veja agora como o marketing de conteúdo pode alavancar as vendas do seu e-commerce.

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