Automação de e-mails: vale a pena investir nessa estratégia?

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Investir em uma ferramenta de automação de e-mails pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Leia o artigo e saiba mais!

Você já ouviu falar que o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada? Muitas pessoas e até alguns “especialistas” reproduzem esse discurso totalmente equivocado. Ao contrário do que eles dizem, o e-mail ainda é uma excelente maneira de se conectar a leads e convertê-los em clientes. As ferramentas de automação de e-mails ajudam muito nesse sentido! 

É claro que novos canais e mídias surgiram, como as redes sociais e o WhatsApp. Porém, isso não fez com que as pessoas deixassem de usar o e-mail, principalmente para questões mais profissionais. 

Por isso, o seu negócio poderá ter muito sucesso com esse tipo de estratégia ao usar uma ferramenta de automação de e-mails! 

A seguir, explicaremos o que é a automação de e-mails e as vantagens desse tipo de estratégia, que comprovam como vale a pena fazer esse investimento. Vamos lá? 

Entenda o que é automação de e-mails 

A automação de e-mails pode ser definida como uma ferramenta tecnológica que serve para automatizar as ações e processos que envolvem o envio de e-mails. 

Dessa forma, as mensagens podem ser preparadas e disparadas para os usuários, a partir de determinada ação. Assim, se ganha tempo e agilidade na captação e conversão de leads. 

Vamos supor que você tem um e-commerce de brinquedos educativos e que preparou um e-book que ensina os pais a desenvolverem brincadeiras lúdicas e criativas com os filhos. 

Nesse caso, você pode oferecer esse e-book gratuitamente, mediante o cadastro em uma landing page. Para fazer o download, o usuário deve cadastrar o seu e-mail em um formulário da página. 

A partir disso, automaticamente, o e-book é enviado no e-mail cadastrado, para que o usuário possa baixá-lo e fazer a leitura. 

Depois, pode ser iniciado um fluxo de envio de e-mails programado. A cada semana, pode ser enviada uma mensagem com dicas extras e links para artigos do seu blog, por exemplo. Isso fará com que o lead seja nutrido e se mantenha em contato com a sua empresa. 

Ao final do fluxo, quando o lead já estiver pronto para fazer negócios com você, pode ser enviada uma mensagem mais comercial, convidando ele a acessar o seu site e conhecer os melhores brinquedos educativos para crianças. 

Além das campanhas de fluxo de nutrição, as ferramentas de automação de e-mails também podem ser usadas por empresas que produzem newsletters com novidades do seu segmento. Dessa forma, o envio é realizado automaticamente para toda base de usuários cadastrados. 

Veja 4 vantagens que os negócios têm ao investir nessa estratégia 

Ainda está em dúvida sobre o investimento em ferramentas de automação de e-mails? Então, veja a seguir algumas das principais vantagens que os negócios têm ao apostar nessa estratégia! 

1. Otimização do tempo 

Já pensou se, numa campanha de fluxo de nutrição de leads, você tivesse que disparar um por um os e-mails, conforme os materiais ricos fossem solicitados pelos leads? 

É bem provável que isso tome muito tempo do seu dia, que poderia ser investido em outra coisa, como melhorias no negócio e atendimento de qualidade ao cliente. 

Com o uso de ferramentas de automação de e-mails, as tarefas de envio são feitas automaticamente e você otimiza muito o seu tempo. 

2. Mensuração dos resultados 

Ao apostar no uso da automação de e-mails, você não tem facilidade apenas para disparar as mensagens, mas também para mensurar resultados alcançados. 

As ferramentas trazem dados importantes como a taxa de abertura, cliques nos links e descadastramentos da sua lista de contatos. 

Dessa forma, as campanhas podem ser otimizadas para que os resultados sejam mais positivos para o seu negócio. 

Vamos supor que a taxa de abertura dos seus e-mails esteja muito baixa, por exemplo. Nesse caso, você pode melhorar os títulos e tentar deixá-los mais persuasivos. Após a mudança, faça testes e compare. 

3. Comunicação personalizada 

A comunicação se torna muito mais personalizada com as ferramentas de automação de e-mails. Isso porque você pode formar diferentes grupos e listas de contatos, para enviar mensagens específicas. 

Imagine, por exemplo, que no Dia Internacional da Mulher, o seu e-commerce resolve dar um cupom de desconto para todas as clientes mulheres. 

Nesse caso, não faz sentido enviar essa mensagem para os clientes homens, concorda? Afinal, eles não são o público-alvo da sua estratégia. 

Com a ferramenta de automação, você pode criar listas separadas por gênero e fazer o envio apenas para mulheres. Assim, a sua campanha será bem segmentada e poderá ter mais resultados positivos.

Esse é apenas um exemplo de segmentação. Você pode criar grupos seguindo os mais diversos critérios, como localização geográfica, idade, perfil de compra etc. 

4. Redução do CAC 

Com uma maior assertividade na conversão de leads, você reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) do seu negócio. 

O CAC é a métrica que soma os valores investidos em todas as ações de marketing que foram desenvolvidas para conquistar um novo cliente. 

Como a ferramenta de automação torna o processo de conversão mais ágil e otimizado, o seu CAC cai e a lucratividade aumenta

Gostou de saber mais sobre a automação de e-mails? Investir nessa estratégia, como você aprendeu aqui, resultará em muito mais negócios para o seu e-commerce. 

Continue se qualificando e leia agora o nosso artigo que traz estratégias de tráfego pago para utilizar no seu e-commerce.

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