Inbound Marketing pode ajudar meu e-commerce a lucrar mais?

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O inbound marketing aproxima cliente e empresa sem necessitar de um anúncio. No entanto, será que é a estratégia ideal para um e-commerce? Confira!

A internet é um terreno fértil para negócios. Ela possibilitou a existência do marketing digital, que tem inúmeras ferramentas para aproximar a empresa de seu potencial cliente. Uma das mais interessantes é o inbound marketing, em que você atrai o cliente para seu negócio por meio de conteúdo relevante. Mas será que esse tipo de estratégia vale a pena para e-commerces? 

Se você tem uma loja virtual e está em dúvida sobre investir ou não em inbound marketing, continue a leitura e descubra o que essa estratégia é capaz de fazer para suas vendas: 

Afinal, o inbound marketing pode ajudar um e-commerce a lucrar mais? 

Sim! O mais interessante do inbound marketing é que você não precisa “interromper” o potencial cliente com anúncios — o contato só acontece depois que ele permite. Vamos dar um exemplo: 

O usuário é um estudante de Direito e começou a investir em sapatos de couro para estagiar. Logicamente, esse tipo de calçado requer uma boa parte do seu salário — então ele precisa tomar muito cuidado para mantê-los sempre novos. 

Você tem um e-commerce voltado para sapatos de couro, principalmente masculinos. Vê que, embora seu preço seja competitivo e tenha uma plataforma segura, as vendas não aumentam porque sua loja é relativamente nova. Então, é hora de investir em inbound marketing — em vez de anunciar, você vai mostrar que entende do assunto. 

Para isso, começa a investir em conteúdos para blog. Isso inclui ensinar como cuidar de sapatos de couro. Para isso, no entanto, é preciso utilizar palavras-chave — aqueles termos que você usa quando faz uma pesquisa no Google. Ainda nesse caso, você criar um texto intitulado “Como cuidar de sapatos de couro?” e usa os termos “cuidar de sapatos de couro” em todo o texto, mas de maneira orgânica. 

Então, quando o usuário faz a pesquisa, ele encontra seu texto nos resultados de busca do Google. Observando o blog, encontra diversos conteúdos muito úteis sobre o assunto, incluindo outras questões sobre moda masculina e sapatos. Então, ele nota uma caixa para inscrição de newsletter. Pronto, você já tem um novo lead. 

Os resultados do inbound marketing são rápidos? 

Na maioria dos casos, não. Um dos quesitos que o algoritmo do Google leva em conta para ranquear os resultados de busca é o tempo de existência do site ou blog. Portanto, você precisa esperar de 6 meses a um ano para ver os primeiros resultados. 

No entanto, eles são mais duradouros. Você pode, por exemplo, pegar um texto antigo e atualizá-lo. Ele continuará sendo referência no assunto porque traz informações novas, e isso sem perder as visualizações e o ranqueamento já conquistado antes. 

Além disso, por ser um conteúdo que não necessita de publicidade direta para aparecer, ele ganha muito mais reputação. As pessoas leem e compartilham porque as informações que estão lá são verdadeiramente úteis. Portanto, sua empresa ganha mais relevância. 

Como o inbound marketing pode ajudar um e-commerce a lucrar mais? 

Veja como usar a estratégia para atrair e reter mais clientes: 

Conseguindo novos leads 

Leads são pessoas que deixaram uma forma de contato — no digital, o e-mail e o WhatsApp são os exemplos mais conhecidos. Com isso, é possível manter um relacionamento muito mais longo. 

Mas como isso acontece? Veja no exemplo a seguir. 

Usando e-mails marketing 

Com novos e-mails, é possível investir no e-mail marketing. E uma das estratégias mais interessantes é o fluxo de nutrição. 

Nesse tipo de envio, você não começa falando sobre seu produto ou serviço, e sim sobre conteúdo. Por exemplo: você começa enviando dicas exclusivas sobre sapatos para esses leads, intercalando com conteúdos do blog e do Instagram sobre o assunto. 

Depois de uns 5 e-mails, já fala abertamente sobre os produtos, enviando um cupom exclusivo para aquele lead. É importante que esse cupom tenha um prazo de validade bem claro, para despertar um senso de urgência no leitor. 

Transformando seu e-commerce em autoridade 

Qualquer pessoa pode ter um e-commerce, mas uma loja virtual que saiba falar com o cliente é outra história. E é nesse segmento que você quer se encaixar. 

Quando o potencial cliente percebe que você investe no e-commerce, no site e nas redes sociais, ele nota que há um investimento em qualidade. Isso faz com que ele se sinta mais seguro em fazer negócio, porque: 

  • você sempre traz informações novas sobre o segmento; 
  • suas redes sociais são atualizadas, o que mostra que sua loja está em atividade; 
  • você responde as dúvidas com rapidez, o que mostra compromisso com o cliente; 
  • você está sempre interagindo com os e-mails e WhatsApp. 

Investindo em materiais ricos 

O consumidor ama exclusividade, principalmente quando ela é gratuita. Então imagine, por exemplo, quando sua loja oferece a ele um e-book com um conteúdo muito mais aprofundado sobre um determinado assunto. Isso é uma chance de atrair mais leads e investir no seu fluxo de nutrição. 

Materiais ricos englobam e-books, infográficos, white papers e até webinars. É importante que você “dificulte” um pouco o acesso, ou seja, o usuário só poderá acessar o conteúdo se deixar o e-mail na landing page. 

Não se esquecendo no pós-venda 

O inbound marketing trabalha com 4 fases:

  • atrair: quando ele chega ao seu conteúdo; 
  • converter: quando ele passa de visitante a lead ou de lead a oportunidade; 
  • vender: quando ele faz uma compra no seu e-commerce; 
  • encantar: quando ele se transforma em um cliente fiel. 

Pois é: seu trabalho não acaba quando o cliente faz uma compra — é preciso investir no pós-venda! Essa estratégia é capaz de transformá-lo em um consumidor fiel. Então, toda vez que ele precisar de um produto do seu segmento, é a sua loja que ele vai procurar. 

Para isso, invista em: 

  • um e-mail no pós-venda, mostrando-se à disposição para trocas e pedindo uma nota e a opinião do consumidor sobre a aquisição e qualidade do produto; 
  • um cupom de desconto para a próxima venda; 
  • e-mails com novidades no e-commerce que tenham a ver com a última compra do cliente; 
  • quando o consumidor tiver “sumido”, mande um cupom de desconto para “matar as saudades”. 

Viu como é possível investir em inbound marketing para e-commerces? E como visto, é preciso investir no fluxo de nutrição para manter o relacionamento com o cliente. Então, confira agora como vender mais com uma estratégia de e-mail marketing!

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