Como criar posts no Instagram que geram engajamento?

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Neste artigo, reunimos várias ideias para você criar posts no Instagram e gerar mais engajamento. Confira!

Fazer posts no Instagram é uma excelente estratégia para qualquer negócio que precisa ter um bom engajamento com os clientes. Para as lojas virtuais, não é diferente! 

Afinal, estamos falando de uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, como mostra uma reportagem do portal G1

Em meio a essa quantidade imensa de usuários, certamente existem milhares de pessoas que podem se tornar clientes do seu e-commerce. Por isso, vale muito a pena fazer posts no Instagram para ter mais engajamento e, consequentemente, vendas no seu negócio. 

As 5 melhores dicas para fazer posts no Instagram e gerar engajamento com o público 

Para que você possa arrasar nos posts do Instagram e engajar os seguidores do seu e-commerce na rede social, temos algumas dicas matadoras. Confira, a seguir! 

1. Faça posts com depoimentos de clientes 

Se existe algo que promove engajamento nos seguidores do Instagram e outras redes sociais, são os depoimentos de clientes. Você pode solicitar que algumas pessoas gravem pequenos vídeos falando sobre a satisfação que tiveram ao comprar os seus produtos, por exemplo. 

Os depoimentos de clientes geram engajamento por meio da autoridade que eles trazem. 

Isso porque as pessoas tendem muito mais a acreditar em quem é “gente como a gente” do que numa celebridade ou digital influencer, por exemplo. 

Por isso, esse é um tipo de conteúdo bem interessante para você publicar na rede social e impactar o seu público. 

2. Reposte conteúdos produzidos pelos seus clientes 

Além dos depoimentos, é interessante que você reposte os conteúdos que são produzidos pelos seus clientes. Se alguém publicar uma foto com os “recebidos” da sua loja, por exemplo, e marcar o perfil, vale a pena compartilhar isso nos seus stories ou no próprio feed.

As pessoas gostam de se ver na “mídia”. Logo, ao repostar as marcações dos seguidores em suas redes sociais, você estará estimulando outros clientes a marcar a sua loja. 

As próprias embalagens do seu e-commerce podem estimular esse tipo de ação! Aposte em caixas mais “instagramáveis”, ou seja, que tenham algo diferente e que possam estimular os clientes a fazerem stories com vídeos ou fotos de unboxing, por exemplo. 

3. Mostre os bastidores da sua loja 

Quando alguém vai até uma loja física tem uma noção mais “transparente” de como funcionam os processos. Os clientes ficam cara a cara com os vendedores, pegam o produto na mão, fazem perguntas etc. 

Isso faz com que alguns clientes, principalmente os mais conservadores, prefiram comprar em lojas físicas, em vez de apostar nos comércios eletrônicos. 

Para quebrar essa barreira, você pode fazer posts no Instagram mostrando os bastidores da sua loja. Mostre a sua equipe de escritório trabalhando e respondendo clientes via chat, o pessoal da logística embalando os produtos no centro de armazenagem etc. 

Tudo isso traz a realidade do seu negócio para os clientes, que entenderão melhor sobre como os processos funcionam. Os seguidores se sentirão convidados a engajar com o seu perfil e também poderão ter mais confiança para comprar da loja. 

4. Crie posts no Instagram que falem a língua dessa rede social 

No livro “Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais”, o autor Gary Vaynerchuck explica que o Instagram é uma rede social que fala uma língua mais artística. 

De acordo com o especialista, ninguém acessa o Instagram para ver anúncios ou fotos de banco de imagens. 

As pessoas querem algo mais humano e real nessa plataforma. Por isso, vale a pena apostar em uma produção de conteúdo mais artesanal, como se a sua marca fosse uma pessoa amiga dos seguidores. Esse é um dos segredos para conquistar mais engajamento. 

5. Faça perguntas para os seus seguidores 

Na ferramenta stories, o Instagram disponibiliza o recurso da “caixinha de perguntas”, que é um excelente meio para se relacionar com os seguidores da rede social. 

Você pode usar essa ferramenta, por exemplo, para perguntar aos clientes quais são as dúvidas que eles têm em relação à sua loja virtual ou aos seus produtos. 

A partir disso, conforme for recebendo as perguntas dos clientes, grave vídeos curtos com as respostas. A pessoa que responde os questionamentos pode ser alguém que trabalhe na sua loja ou o próprio social media. 

O importante é que essa pessoa seja simpática, saiba falar bem e consiga responder os seguidores com clareza. 

6. Publique vídeos curtos com tutoriais 

Para engajar o seu público do Instagram e, ao mesmo passo, aumentar as vendas do e-commerce, é uma boa prática publicar vídeos curtos com tutoriais de uso dos produtos. 

Se a sua loja virtual vende eletrodomésticos, por exemplo, pode fazer vídeos curtinhos mostrando como eles são usados. Assim, os seguidores terão uma melhor noção sobre a forma de uso dos produtos e isso pode estimulá-los a comprar do seu negócio. 

Além das nossas dicas para criar posts no Instagram, você pode planejar suas próprias estratégias de engajamento. Use a criatividade e faça testes para conhecer melhor o seu público. 
Continue com a gente e veja mais dicas para potencializar o seu negócio! Leia agora o nosso conteúdo que explica o que é social commerce e como essa estratégia pode impulsionar suas vendas.

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