As embalagens podem impactar positivamente a experiência dos clientes do seu e-commerce. Leia o artigo e confira!
Você sabia que as embalagens são muito importantes na experiência dos clientes do seu e-commerce?
Isso mesmo! Muito se fala em UX Design e como adaptar os sites para que os consumidores das lojas virtuais tenham facilidade ao acessar as páginas e fazer as compras. Mas, e depois? Quando o produto sai para a entrega e é levado até a casa do cliente?
É preciso desenvolver estratégias para que a experiência dos clientes do seu e-commerce seja positiva em todos os momentos de sua jornada. A escolha da embalagem, portanto, é algo bem importante de ser pensado.
4 motivos que fazem as embalagens serem importantes na experiência dos clientes do seu e-commerce
Para que você compreenda mais sobre a importância das embalagens no e-commerce, listamos alguns motivos. Confira!
1. Fortalecimento da identidade visual da marca
A identidade visual da marca é composta pelo seu logotipo, cores e grafismos. Ela serve para identificar o seu produto e também para que as pessoas possam criar uma relação com ele.
De tal maneira, ao trabalhar com embalagens exclusivas e que trazem a identidade da sua loja estampada, os clientes perceberão mais valor. Além disso, eles também poderão facilmente identificar o seu produto.
Já pensou que legal seria se a sua embalagem se destacasse entre outras encomendas que o seu cliente encontra na portaria do prédio quando chega em casa do trabalho? É sobre esse sentimento que estamos falando!
2. Divulgação da marca nas redes sociais dos clientes
Se você tiver uma embalagem bonita, que diga algo sobre a sua marca, terá um pacote “instagramável”.
Ou seja, por consequência disso, boa parte dos clientes podem postar uma foto do pacote nas redes sociais, incentivando os seus amigos a buscarem pelo seu negócio. Inclusive, eles podem marcar o seu perfil na publicação.
Acaba que você conquista uma publicidade gratuita, feita de forma totalmente voluntária, por um cliente satisfeito. Isso é muito bom, concorda?
3. Possibilidade de reutilização
As embalagens também podem melhorar a experiência dos clientes do seu e-commerce quando elas forem reutilizáveis, ou seja, quando em vez de serem descartadas, elas puderem ser usadas para outras finalidades.
Aqui existem diversas ideias criativas que você pode colocar em prática! Uma delas é usar papel-semente para embalar os produtos. Esse tipo de embalagem pode ser plantada na terra, dando origem a uma linda plantinha.
Agora, se você tem uma loja de produtos infantis, como brinquedos e roupinhas, que tal fazer uma caixa com atividades, como desenhos para colorir? Dessa forma, os pais podem recortar e dar a embalagem para os pequenos brincarem.
Enfim, essas são apenas algumas ideias, entre tantas que você pode pensar para tornar a sua embalagem única e exclusiva.
4. Garantia das boas condições do produto adquirido
Sem dúvida, a embalagem também precisa garantir as boas condições do produto adquirido. De nada adianta ela ser bonita e criativa, caso não proteja o item que o cliente comprou, uma vez que essa é a função do embrulho.
Por isso, antes de lançar uma nova embalagem, faça vários testes, para ter a certeza de que ela é eficiente.
Dicas práticas para melhorar a experiência dos clientes do seu e-commerce usando as embalagens
Quer saber mais sobre como melhorar a experiência dos clientes do seu e-commerce usando as embalagens? Então, se liga nas nossas dicas!
Seja estratégico ao definir o tamanho das embalagens
É importante que você seja estratégico ao escolher o tamanho das embalagens. É recomendado que o produto preencha a caixa o máximo possível, de forma que, ao ser transportado, não se corra o risco de o embrulho ser amassado ou o item estragar.
Uma boa prática é colocar papel ou plástico-bolha para completar os espaços vazios da caixa, caso for necessário.
Trabalhe com embalagens personalizadas
Como explicamos, é importante que as embalagens sejam personalizadas, trazendo a identidade visual da sua marca. Além disso, também devem ser pensadas para serem únicas, algo bem diferente do convencional e que os clientes encontram ao fazer qualquer compra.
Porém, se você não tem como investir em algo muito elaborado, pode adotar personalizações mais simples, como imprimir etiquetas com o logo da sua loja e colar na caixa.
Aposte em elementos extras
Oferecer um mimo para o cliente dentro da embalagem é algo que certamente vai impactar na experiência dos clientes do seu e-commerce. Afinal, quem não gosta de ganhar um presentinho, não é mesmo?
E você não precisa gastar muito para isso! Os brindes podem ser algo simples, como um adesivo, imã de geladeira etc.
Ao escolher o brinde, é uma boa prática que você escolha algo que esteja relacionado com o seu produto. Uma livraria, por exemplo, pode sempre mandar um marcador de página junto com os livros comprados pelos clientes.
Viu como as embalagens podem impactar na experiência dos clientes do seu e-commerce? Por isso, use isso a seu favor e conquiste mais resultados positivos para o seu negócio.
Quer continuar aprendendo? Então, confira agora o nosso conteúdo com 6 itens que não podem faltar para o seu e-commerce ter sucesso.