O social commerce é uma estratégia de relacionamento pelas redes sociais, que pode impulsionar suas vendas. Saiba mais!
Você tem um negócio online e deseja impulsionar suas vendas? Então, precisa conhecer a estratégia que chamamos de social commerce.
Essa metodologia usa as redes sociais para vender de forma nativa e é uma excelente alternativa para os e-commerces e até mesmo lojas físicas que usam as mídias digitais para se relacionar com os seus clientes.
Preparamos este artigo para que você saiba tudo sobre o social commerce. Siga a leitura e confira agora mesmo!
Afinal, o que é o social commerce?
Como explicamos, podemos definir o social commerce como o comércio realizado nas redes sociais de forma nativa. É o que acontece, por exemplo, quando as empresas usam o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, entre outras mídias digitais para executar vendas.
Porém, o social commerce não é algo que se limita somente ao ato da venda. A prática também envolve toda a interação que os canais online proporcionam para que se possa trocar informações sobre os produtos de uma marca.
A ideia é que sejam promovidos espaços em que os consumidores possam dar opiniões, tirar dúvidas e ter um atendimento completo durante o processo de vendas.
Não é errado dizer que o social commerce é um misto de vendas com relações públicas, com ambas as áreas trabalhando juntos para vender, mas também conquistar e engajar os consumidores.
Como o social commerce pode impulsionar suas vendas?
A principal vantagem do social commerce é impulsionar as vendas de um negócio e isso acontece por conta da chamada prova social.
A prova social é um conjunto de opiniões, comentários e feedbacks que a sua empresa tem nas redes sociais e outros canais.
Se na sua página no Facebook, por exemplo, tiver várias avaliações positivas e comentários de clientes satisfeitos com o seu negócio, a chance de mais pessoas comprarem de você aumenta.
Ao mesmo passo, se muitas pessoas relatarem experiências negativas, é bem provável que alguns usuários, ao visualizarem esses depoimentos, deixem de comprar com você.
É interessante sempre observar que o depoimento sincero de um consumidor comum nas redes sociais impacta muito mais que uma publicidade feita por um grande influenciador digital, por exemplo.
Obviamente, se tiver condições, você pode fazer parcerias com influenciadores e os resultados podem ser bastante positivos. No entanto, as pessoas sabem quando alguém foi pago para falar bem de um produto ou serviço.
Quando uma pessoa “gente como a gente” relata a sua experiência positiva, sem ganhar nada em troca por isso, apenas como forma de agradecimento e satisfação, os demais usuários confiarão muito mais na sua marca. Isso é o que pode impulsionar suas vendas.
Quais são as principais formas de praticar o social commerce?
Existem inúmeras maneiras de praticar o social commerce e você pode ser bem criativo para encontrar meios que engajem o seu público.
A seguir, apresentaremos alguns exemplos de ações que já foram realizadas e foram um sucesso. A ideia é que você possa se inspirar para colocá-las em prática no seu negócio.
Invista em embalagens diferenciadas
Para os e-commerces, investir em embalagens diferenciadas é uma boa estratégia para conseguir mais engajamento nas redes sociais.
O objetivo dessa ação é fazer com que as embalagens diferentes estimulem os clientes que recebem as entregas a fazerem unboxing, ou seja, produzir fotos e vídeos nas redes sociais, mostrando o momento em que desembalam o produto.
Isso mostra a satisfação de pessoas comuns com a marca e impacta outros usuários, que podem gostar do produto e também fazer compras com você.
Compartilhe conteúdos produzidos pelo usuário
Recebeu um feedback positivo de um produto pelo WhatsApp? Que tal então dar um “printe” na tela e compartilhar nas suas redes. Isso mostra para os seguidores como a sua empresa é elogiada pelos clientes.
Ao desenvolver essa estratégia, não esqueça somente de pedir autorização para quem enviou a mensagem. Isso é importante para evitar que a pessoa se aborreça ou até mesmo possa prejudicar o seu negócio por meio da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Seja ágil para responder críticas e reclamações
Sabemos que nem tudo são flores e que problemas podem acontecer com qualquer empresa. Por isso, existem situações em que algum cliente pode ficar insatisfeito e publicar críticas ou reclamações nas redes sociais.
Apesar da situação parecer negativa em um primeiro momento, você pode reverter e fazer com que o problema se torne uma oportunidade de praticar o social commerce.
Quando isso acontecer, procure entender o que causou a insatisfação do cliente, elabore uma boa resposta esclarecendo o que aconteceu e busque meios de “remediar” o ocorrido, como dar um cupom de descontos para compras futuras, trocar o produto sem custo etc.
Ao verem como a sua empresa se preocupa com os clientes e busca solucionar os seus problemas, os usuários perceberão a sua marca de forma mais positiva e se sentirão confiantes para comprar dela.
Consiga os selos de verificação
Algumas redes sociais, como o Twitter e o Instagram, trabalham com selos de verificação. Esses sinais servem para mostrar que determinado perfil é oficial de uma pessoa pública ou marca.
Para praticar o social commerce, é uma boa ideia tentar conseguir os selos de verificação. Isso passa mais seriedade para o negócio e os clientes saberão que estão se comunicando com um canal oficial da empresa.
Viu como praticar o social commerce pode impulsionar suas vendas? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e que sirva de inspiração para melhorar os seus negócios.
Siga aprendendo como impulsionar o seu negócio! Leia agora o nosso artigo que apresenta 3 benefícios que uma boa gestão de mídias sociais pode trazer para o seu negócio.