Vale a pena oferecer frete grátis no meu e-commerce?

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Veja algumas estratégias para oferecer frete grátis no e-commerce sem comprometer a sua lucratividade!

Sem dúvida, o frete grátis no e-commerce é um dos pontos que os clientes consideram ao fazer uma compra virtual. Afinal, ninguém gosta de pagar a mais para receber as mercadorias que comprou. 

Mas, para o lojista, será que vale a pena investir no frete grátis? É sobre isso que discutiremos neste artigo. Confira! 

Frete grátis no e-commerce vale a pena? Descubra aqui! 

O frete é um valor que está diretamente relacionado com a quantidade de vendas de uma loja virtual. É bastante comum que, antes de comprar os produtos, os clientes pesquisem várias lojas para encontrar aquela em que a taxa de entrega é mais barata. 

É por isso que, para aumentar as vendas, oferecer frete grátis no e-commerce é uma estratégia que pode sim valer muito a pena. 

Porém, quando é você que assume o valor do frete, é preciso estar atento a diversos pontos e montar uma boa estratégia com políticas de entrega bem definidas. Caso contrário, poderá ficar no prejuízo. 

5 estratégias para oferecer frete grátis no e-commerce 

Existem várias estratégias que podem ser desenvolvidas para que você possa oferecer frete grátis no e-commerce, sem ter que operar no vermelho. Veja, a seguir, as principais delas! 

1. Negocie valores mais baixos com as transportadoras 

Ao contratar transportadoras para fazer as entregas do seu e-commerce, é importante negociar valores mais baixos. 

Algumas empresas tendem a baixar o preço quando você garante exclusividade ou prioridade a ela em seus processos logísticos, por exemplo.

No caso dos Correios, ao firmar contrato com uma agência, é possível ter acesso a uma tabela com preços diferenciados. 

2. Trabalhe com valores mínimos para compra 

Uma alternativa interessante para tornar viável o frete grátis no e-commerce é estabelecer valores mínimos para as compras. 

Ou seja, você pode definir um valor X como mínimo e o cliente só receberá a entrega gratuita se o seu pedido atingir essa quantia. 

Essa estratégia é muito boa, tendo em vista que, além de tornar os custos com transporte mais viáveis, também aumenta o ticket médio do seu negócio. 

O próprio site pode mostrar sugestões de itens que o cliente pode comprar, de modo que atinja o valor mínimo para o frete grátis. 

Se a sua loja vende sapatos, por exemplo, pode oferecer meias para que o cliente coloque algumas unidades no carrinho, até que atinja o valor necessário para ganhar o frete grátis. 

3. Aposte no frete grátis nas datas comemorativas 

Caso você não julgue viável trabalhar com o frete grátis no e-commerce em todos os dias do ano, pode oferecer a gratuidade, pelo menos, em campanhas promocionais que envolvam as datas comemorativas. 

Dessa forma, você pode impulsionar as suas vendas em datas como a Black Friday e o Natal. Para isso, divulgue o frete grátis como um grande diferencial, ao fazer as campanhas publicitárias. 

4. Especifique as regiões que terão frete grátis 

O Brasil é um país muito grande e isso pode se tornar uma dor de cabeça para os proprietários de e-commerce.

Se você tem uma loja virtual com sede no Rio Grande do Sul e vende para um cliente do Acre, por exemplo, o custo da entrega pode não ser viável, tendo em vista que se envolve uma grande operação logística para o produto chegar ao destinatário. 

Em contrapartida, o envio para clientes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e outros estados mais próximos pode ter um valor bem mais em conta, de modo que oferecer o frete grátis valha a pena. 

Nesse tipo de situação, é ideal que você faça uma simulação de envio para cada região do Brasil. Assim, poderá analisar em quais delas é possível oferecer o frete grátis e quais não. 

Após isso, deixe claro no seu site que o frete é grátis apenas para determinadas regiões e divulgue isso, principalmente, para os clientes que vivem nessas localidades. 

5. Ofereça opções de frete pago para entregas mais rápidas
Outra boa opção é oferecer dois tipos de frete para o cliente, um pago e outro não. Nesse caso, a entrega gratuita leva mais tempo para se feita e o consumidor concorda com isso ao finalizar a compra. 

No entanto, se ele desejar ter o produto mais rapidamente em sua casa, poderá optar por pagar o frete. Dessa forma, dentro de poucos dias receberá o produto que comprou. 

Essa estratégia é bastante interessante para estimular o cliente a arcar com o frete. Afinal, quem precisa de um produto com urgência, não se importa de pagar um pouco mais para obtê-lo. 

Em contrapartida, se a pessoa não tem muita pressa, pode escolher a opção gratuita e aguardar o tempo que for necessário. 

Resumindo, podemos dizer que oferecer frete grátis no e-commerce é uma boa estratégia para o seu negócio, desde que isso não comprometa a sua lucratividade. Por isso, pesquisar e definir políticas de entrega é tão importante. 
Existem também plataformas de gerenciamento de fretes, como o Melhor Envio. Saiba mais em nosso conteúdo que fala sobre esse assunto!

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